Keystone logo
Canadá

Estudar Mestre dentro Canadá 2024

Estude em Canadá

Situado na fronteira norte com os Estados Unidos, o Canadá é o segundo maior país do mundo em relação à área total. Estendendo-se do Pacífico ao Oceano Atlântico, o Canadá também se orgulha de ter uma das maiores economias, devido à abundância de recursos naturais, que incluem petróleo, minerais, pescas e silvicultura. É considerado uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar, com um primeiro-ministro e a rainha Elizabeth como chefe de Estado. Reconhecido como um "meio " poder, o Canadá ocupa posições altas em comparação com outros países em termos de desenvolvimento humano, liberdades civis, educação, liberdade económica e qualidade de vida. Além disso, é membro da Organização das Nações Unidas, NAFTA, G8, NATO, OMC, APEC e da Commonwealth.

Porque o Canadá tem vastas áreas de terra de floresta densa, tem uma densidade populacional de cerca de três pessoas por oito milhas quadradas (um quilômetro). Esta densidade demográfica é uma das mais baixas do mundo, comparável a partes do Pólos Norte e Sul, Rússia e da selva amazônica. Alternativamente, o Sul do Quebec e de Ontario são as regiões mais populosas do Canadá, junto a St. Lawrence River e aos Grandes Lagos.

Três territórios e dez províncias compõem a federação do Canadá. As províncias são mais autónomas do que os territórios no que diz respeito ao bem-estar, saúde e educação, dado que as províncias recebem fundos adicionais do governo. Contudo, o governo federal pode implementar políticas nacionais, tais como a Lei de Saúde do Canadá nas províncias. Embora as províncias tenham o direito de recusar de políticas de iniciativa federal, estas são geralmente aceites.

Factos essenciais sobre o Canadá

  • A capital do Canadá é Ottowa, e localiza-se na província de Ontário.

  • O Canadá tem duas línguas oficiais - francês e inglês. Quase 60 por cento dos canadenses falam Inglês, enquanto 20 por cento falam francês. Outras línguas faladas no Canadá devido ao seu alto nível de diversidade multicultural são cantonês, alemão, Punjab e italiano.

  • O sistema legal do Quebec baseia-se num sistema de leis civis apoiado na lei francesa; o resto do Canadá adere ao sistema de direito comum Inglês.

  • O Canadá contém cerca de dois milhões de lagos, que abrangem cerca de oito por cento de seus território total.

  • A folha de bordo (ou ácer) é símbolo nacional do Canadá e é bem visível na sua bandeira.

  • O Canadá oferece cuidados básicos de saúde gratuitos aos seus cidadãos, no entanto, as taxas de serviços odontológicos permanecem sob a responsabilidade da pessoa que recebe tais serviços.

  • A prescrição de medicamentos é geralmente gratuita para os idosos acima de 65 anos, bem como para beneficiários de assistência social.

  • A Royal Canadian Mounted Police (também designada como "The Mounties") é uma força nacional e da polícia federal, que é conhecida por montar cavalos e como estes patrulhar algumas áreas do Canadá.

Clima no Canadá

As temperaturas médias de verão e inverno variam muito de território para território. Enquanto as zonas a sul do Canadá têm condições climáticas semelhantes às dos EUA, a pradaria e províncias do interior têm condições climatéricas continentais, onde as temperaturas diárias podem variar no invermo entre 5 graus até -30 graus Fahrenheit (-15 a -35 graus Celsius ). Todas as áreas do Canadá podem ter grandes quantidades de neve e chuva. Montreal, Quebec e Ottawa apresentam temperaturas médias no verão de 78 graus Fahrenheit (25 graus Celsius) e temperaturas médias de inverno de 10 graus Fahrenheit (-10 graus Celsius).

Moeda canadense

A moeda do Canadá é o dólar canadense, indicado pelos símbolos $ ou C$, ou pelo código de CAD. Como o dólar americano, o dólar canadense é dividido em 100 centavos. O Canadá também produz moedas de 5 ¢, 10 ¢, 25 ¢ e 50 ¢, embora a moeda de 50 cêntimos seja raramente vista em circulação. As notas são de 5, 10, 20 e 50 CAD.

Religião no Canadá

Quase metade de todos os canadenses se consideram católicos, sendo o islamismo e hinduísmo as outras religiões mais frequentes. De acordo com um censo recente, cerca de 24 por cento dos cidadãos canadenses não têm afinidade com qualquer tipo de grupo religioso, preferindo confessar-se ateus ou agnósticos.

Alteração de moeda

Custo de vida mensal básico

  • Alugue um apartamento compartilhado

    624
  • Participação de utilitários

    47
  • assinatura de internet

    58
  • Transporte local

    67

Custo de estilo de vida de amostra

  • Combinado de comida rápida

    9
  • Bilhete de cinema

    10
  • Pint de cerveja local

    5

Sobre Canadá

Ensino Superior no Canadá

As províncias canadenses de Ontário, Newfoundland and Labrador, Alberta, Manitoba, Nova Scotia, Quebec, British Columbia, Saskatchewan, New Brunswick e Prince Edward Island são constitucionalmente responsáveis pelas operações de ensino superior.

Apesar de cada província ter as suas diferenças relativas à gestão do seu sistema de ensino superior, alguns aspetos são semelhantes e podem ajudar os estudantes que pretendem estudar no Canadá a ter uma idéia do que esperar do sistema educativo do país educação. Por exemplo, todas as universidades e faculdades concedem licenciaturas, mestrados e doutoramentos, enquanto as escolas superiores de formação profissional ou técnica fornecem certificados ou diplomas. O sistema de ensino superior canadenses também é composto por escolas comunitárias que oferecem cursos de dois anos com diploma associado, escolas superiores de Artes Aplicadas e Tecnologia, institutos de provincia e escolas profissionais privadas. Se um estudante está interessado em frequentar uma faculdade ou universidade em particular, ele ou ela deverá visitar o site da província em questão para saber mais sobre o seu sistema educacional específico.

Universidades Populares no Canadá

A Universidade de Toronto é consecutivamente colocada no topo da lista das melhores universidades da América do Norte. Oferecendo acesso a mais graus e cursos que qualquer outras universidade no Canadá, bem como a oportunidade de trabalhar em laboratórios de investigação reconhecidos internacionalmente, a UT é considerada uma das instituições de ensino superior de topo no Canadá.

Outras universidades canadenses de boa qualidade são a Universidade de British Columbia, onde mais de 50 mil alunos disfrutam de salas de concerto, museus e várias atividades musicais e desportivas; e a Universidade de Alberta, uma universidade intensivo mundialmente reconhecida e voltada para a investigação, conhecida pelo seu currículo aprofundado e elevados padrões de ensino.

Propinas

A propina média para estudantes canadenses ou para cidadãos residentes em permanência que pretendem tirar uma licenciatura é de cerca de 5.000 CAD por ano (cerca de 3700 euros). Os alunos que pretendem obter uma pós-graduação no Canadá devem contar pagar mais 1000 CAD (740 euros) por ano sobre as propinas de licenciatura.

Os estudantes internacionais são obrigados a pagar taxas mais elevadas do que os residentes canadenses - quase três vezes o valor, na verdade. Como estudante internacional, pode contar pagar 14.000 CAD (€ 10.400) por ano por uma licenciatura e ainda mais por uma pós-graduação. Não residentes que frequentam universidades de Quebec e Saskatchewan pagam as propinas mais elevadas, enquanto os estudantes estrangeiros que frequentam as universidades de Newfoundland e Manitoba vão pagar as propinas mais baixas.

Elegibilidade para vistos de estudo

Para serem elegíveis para obterem um visto de estudo canadense, os alunos devem provar que foram aceites pela faculdade ou universidade no Canadá, mostrar que se podem sustentar financeiramente, pagar propinas e apresentar uma prova de registo criminal limpa. Em alguns casos, os alunos podem ser convidados a realizar exames médicos, antes do visto de estudante ser emitido.

Porquê estudar no Canadá?

Não só o Canadá tem das paisagens mais bonitas do mundo como também têm um sistema de ensino superior reconhecido mundialmente. Embora seja caro para os estudantes internacionais frequentar o ensino superior no Canadá, este país também tem uma das melhores reputações em relação à qualidade da educação. Além disso, o Canadá oferece um ambiente tranquilo, seguro e diversificado proporcionando um excelente ambiente de aprendizagem e ótimas condições de trabalho. O Canadá, terra do multiculturalismo, será uma nova casa para os alunos que querem ter uma experiência em algumas das melhores universidades e escolas do mundo.

Requisitos do visto

Para estudar no Canadá há mais de 6 meses, é necessário obter uma autorização de estudo canadiana, que serve como visto de estudante canadiano para a duração da sua estadia.

Que tipo de visto você precisa?

Nome do visto

Licença de estudo canadiana

Preço e moeda

CAD 150

Quem pode solicitar o visto?

A maioria dos cidadãos estrangeiros deve solicitar uma autorização de estudo. Uma vez emitida, uma vez emitida, uma autorização de estudo permite a um cidadão estrangeiro estudar no Canadá num instituto aprovado durante o curso ou programa especificado. Em alguns casos, você não precisa de uma autorização de estudo para ir para a escola no Canadá:

  1. Se o curso ou programa que pretende estudar tem uma duração inferior a 6 meses.
  2. Se é membro da família ou staff de um representante estrangeiro no Canadá.
  3. Se é membro de uma força armada estrangeira. No entanto, ainda vai precisar de uma Autorização Eletrónica de Viagem (eTA) para voar para o Canadá.

Onde você pode fazer a aplicação?

Aplicação on-line/papel

Pode solicitar uma autorização de estudo canadiana online ou através de uma aplicação em papel, que pode ser obtida no site do CIC (Citizenship and Immigration Canada).

Local na rede Internet:https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada/study-permit/apply.html

Como fazer a aplicação?

1. Deve primeiro obter uma carta de aceitação padronizada de um prestador de ensino superior reconhecido.

2. A próxima etapa é obter um pacote de pedido de visto para estudantes canadiano, seja a partir do site do CIC (http://www.cic.gc.ca) ou contactando o seu escritório local de vistos, ou a embaixada ou consulado canadiano no seu país de origem.

3. Para obter o seu pacote de candidatura, terá de responder a algumas perguntas sobre si no site do CIC. Essas perguntas determinarão se você é elegível para se candidatar on-line a uma licença de estudante canadiano e quais documentos você precisará fornecer. Se for considerado elegível, receberá um código de checklist pessoal, válido por 60 dias, que precisará para poder submeter a sua candidatura online. Certifique-se de imprimir a página que contém o seu código para referência futura. A página incluirá ainda um guia de candidatura, um valor estimado da propina, uma lista de documentos que terá de submeter com a sua candidatura, e orientações para os seus próximos passos.

4. Quando estiver pronto para se candidatar, crie uma conta myCIC, onde irá introduzir o seu código de lista de verificação pessoal. Receberá então a lista de verificação do seu documento pessoal que lhe permite carregar e enviar os seus documentos para o CIC.

5. Depois de ter os documentos e o formulário de candidatura prontos e ter pago as tuas taxas, pode submeter a candidatura preenchida ao CIC.

6. Alguns candidatos podem ter de assistir a uma entrevista no seu serviço de vistos local.

7. Quando a tua candidatura for aprovada, receberá uma carta de introdução, enquanto os estudantes de países que necessitem de uma Autorização Eletrónica de Viagem (eTA) e/ou de um visto de residência temporária, estes serão emitidos se requeridos. A eTA estará ligada ao seu passaporte. É importante que viaje com o passaporte que usou quando pediu a sua autorização de estudo. A eTA terá uma validade de cinco anos ou até que o seu passaporte expire, o que ocorrer primeiro.

8. Apresente-os juntamente com o passaporte, a prova das suas finanças e a sua carta de aceitação (e qualquer outro documento que tenha sido recomendado levar) à Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá (CBSA) no Canadá, que emitirá a sua licença de estudo canadiana e permitirá o acesso ao Canadá. Os documentos necessários para o visto de estudante no Canadá incluem:

  • Formulário de candidatura preenchido;
  • A carta de aceitação original da universidade;
  • Passaporte/documento de viagem válido, que permite também regressar ao seu país de origem. Se reside nos E.U.A., isso não é necessário;
  • Duas fotografias recentes em tamanho de passaporte, com indicação do nome e data de nascimento no verso;
  • Comprovativo de apoio financeiro durante os seus estudos que representam: propina + 833 CAD/mês (para todas as províncias, excepto o Quebec) ou propina + 917 CAD/mês (Quebec);
  • Uma carta de explicação;
  • Se pretende estudar no Quebeque, necessitará também de um Certificat d'acceptation du Québec, traduções em inglês e francês para o seu documento, uma declaração do tradutor, e uma cópia autenticada dos documentos originais;
  • Comprovativo de que pagou a taxa de licença de estudo (150 CAD).

Quando você deve aplicar?

Os tempos de processamento variam. Depende do tipo de candidatura que submete e onde é processado. Normalmente, os aplicativos em papel demoram cerca do dobro do tempo que os aplicativos on-line. Recomenda-se sempre verificar os tempos de processamento com muita antecedência: http://www.cic.gc.ca/english/information/times/temp.asp

Depois de ter uma licença de estudo canadiana, pode solicitar a sua renovação a partir do Canadá se decidir continuar os seus estudos.

Tempo de processamento

Oportunidades de trabalho

Pode trabalhar no ou fora do campus até 20 horas durante os semestres universitários e a tempo inteiro durante pausas como as férias de inverno ou de verão, sem necessidade de autorização de trabalho. Para se qualificar, terá de ter uma autorização de estudo válida e ser estudante a tempo inteiro. Você também precisará de um Número de Seguro Social (SIN) do Serviço Canada para trabalhar no Canadá ou para receber benefícios e serviços de programas governamentais. A sua licença de estudo será inválida 90 dias após a conclusão do programa de estudos, por isso você precisará adquirir uma licença de trabalho de pós-graduação se quiser permanecer no Canadá após os estudos e buscar trabalho. Esta é válida por três anos.

Horas por semana

20

Por que você precisa desse tipo de visto?

Um visto de estudante canadiano pode ser recusado se o oficial de vistos suspeitar que a intenção do requerente de ir para o Canadá foi mal interpretada — se um curso de estudo não foi a verdadeira razão pela qual um indivíduo se candidatava. Ainda mais provável, os comprovativos de fundos fornecidos podem ser insuficientes para as despesas previstas com propinas, alimentação, rendas, etc., ou podem não ser claramente adequadas a um curso de estudos pretendido.