Introdução
Um consenso global sobre a urgência de promulgar medidas para mitigar a mudança climática surgiu nos últimos anos, culminando em dezembro de 2015 com o Acordo de Paris na 21ª Conferência das Partes (COP21). 195 países adotaram o primeiro acordo global climático global para limitar a 2 ° C o aumento das temperaturas globais. O acordo também afirma seu objetivo de limitar o aumento a 1,5 ° C, o que reduziria significativamente o risco de mudança climática para ecossistemas e populações humanas. O futuro da produção de energia e, em particular, das capacidades de geração de energia renovável está no centro dos esforços para alcançar esses novos objetivos.
A transformação na produção de energia é geralmente conhecida como a “transição energética”. Essa mudança de combustíveis fósseis e de alternativas mais sustentáveis ​​tornou-se não apenas um imperativo político e ambiental, mas também econômico. As tecnologias e os modelos de negócios desse cenário de energia em mudança exigem uma expertise cada vez mais sofisticada.
Mesmo que várias fontes de energia renováveis ​​(eólica, solar, biomassa, hidroelétrica e marítima) sejam altamente promissoras, ainda há desafios envolvidos na gestão de sua intermitência e na geração de previsões precisas e confiáveis ​​de geração de energia. Isso, por sua vez, torna difícil determinar sua viabilidade financeira.
Finalmente, a capacidade de gerenciar recursos ambientais e estudar as interações entre o ambiente geofísico, a produção de energia e o consumo continuará a se tornar mais importante. Corporações, equipes de pesquisa e órgãos públicos precisarão de especialistas que combinem know-how técnico de ponta, uma compreensão completa das interações entre energia e meio ambiente e uma forte tendência empreendedora para levar adiante projetos neste novo cenário.
Este é precisamente o tipo de treinamento rico e multidisciplinar pelo qual a École Polytechnique é mundialmente conhecida. Tratando a energia e o meio ambiente como duas partes iguais que determinarão nosso futuro climático, o curso de graduação em Energia Ambiente: Ciência, Tecnologia e Gestão (STEEM) oferece uma compreensão sofisticada da energia no século 21. Com base na formação em engenharia e ciências aplicadas, o programa STEEM oferece aos graduados as ferramentas para compreender o contexto socioeconômico das mudanças climáticas e dominar a evolução de nossa relação com a energia.
Na École Polytechnique , temos o compromisso de oferecer programas que enfatizem a excelência nas ciências aplicadas, ao mesmo tempo que proporcionamos uma compreensão completa de seu contexto industrial, econômico e social.
O programa de pós-graduação em Energy Environment: Science Technology and Management (STEEM) oferece experiência técnica do mundo real sobre questões ambientais e fontes de energia renováveis, juntamente com uma compreensão profunda dos desafios econômicos, sociais e geopolíticos para seu desenvolvimento.
Para obter mais informações sobre este programa, inscreva-se em nossas sessões de apresentação online .
Nossa abordagem holística inclui um forte componente de gerenciamento, ministrado por professores da nossa escola de negócios parceira HEC, para garantir que você esteja pronto para enfrentar os desafios organizacionais e de negócios desse setor em rápida evolução. Parte de seu treinamento técnico também será ministrado por professores da ENSTA ParisTech que pesquisam soluções de engenharia de energia de ponta.
Juntamente com o seu curso e pesquisa, você receberá uma visão especializada por meio de uma série de masterclasses, onde os líderes da indústria e autoridades regulatórias delinearão sua estratégia para navegar no cenário energético no século 21.
O programa STEEM enfatiza o aprendizado prático e experimental, convidando você a entrar no mundo da pesquisa e da indústria, principalmente através de estágios de quatro a seis meses. Para começar, cada aluno será designado para um de nossos professores de graduação envolvidos em pesquisa de alto nível, a fim de se beneficiar de sua orientação individual.
No campus da École Polytechnique e no cluster de negócios e pesquisa do Plateau de Saclay, você terá acesso a uma concentração excepcional de instalações de pesquisa de alto nível, incluindo:Instituto Fotovoltaico da Região de Paris, uma parceria entre a École Polytechnique , o CNRS e líderes globais da indústria, incluindo Total e EDF.A rede de pesquisa em ciências ambientais do Instituto Pierre-Simon Laplace (IPSL), com fortes laços com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, e seu observatório Sirta no local.Laboratórios de pesquisa do campus da École Polytechnique e Paris-Saclay, startups, incubadoras de empresas, fablab e instalações experimentais.Próximo centro de pesquisa de P&D da EDF, um ambiente de pesquisa exclusivo sobre fontes de energia renováveis, intermitência e gerenciamento de rede inteligente.A orientação profissional do programa STEEM é reforçada pelos nossos parceiros industriais, como a Total, a EDF, a Saint-Gobain, a Air Liquide, a Schneider e muitos outros. Essas parcerias apresentam uma ampla gama de oportunidades, incluindo bolsas de estudo, estágios de alto valor e doutorado. financiamento.
Finalmente, o nosso programa faz parte do Consórcio Europeu KIC InnoEnergy e do seu programa Renewable Energy. Portanto, os candidatos também podem candidatar-se através deste programa de mestrado europeu e passar um ano na Ecole Polytechnique e outro em uma universidade parceira.
Resultados da CarreiraComposto por parcerias industriais de alto valor, estágios e intercâmbios acadêmicos internacionais, o Programa de Pós-Graduação em Ambiente Energético: Ciência, Tecnologia e Gestão (STEEM) foi projetado para garantir que você esteja pronto para um novo mundo profissional após a formatura.
Conforme evidenciado pela quantidade considerável de suporte da indústria para este grau, as habilidades que você irá adquirir estão cada vez mais em alta demanda nos setores corporativo, de pesquisa e público. A COP21 sozinha resultou em compromissos de 195 países para apresentar uma avaliação de suas capacidades de energia renovável, junto com um cronograma para sua transição para uma sociedade de baixo carbono ou livre de carbono.
Nossos alunos serão ideais para atender às necessidades de conhecimento técnico e especialidade gerencial para implementar políticas ambientais e de energia para os principais fabricantes, empresas iniciantes inovadoras e organizações públicas.
Durante o programa de dois anos, você terá uma ampla gama de oportunidades para construir relacionamentos com os parceiros industriais e de pesquisa locais e internacionais da École Polytechnique . As habilidades gerenciais que você adquire serão um ativo significativo na sua progressão na carreira.
O programa STEEM também é uma porta de entrada para uma carreira de pesquisa, com nossa proximidade a inúmeras instituições de pesquisa que fornecem uma plataforma ideal para obter um Ph.D. com financiamento de nossos parceiros industriais ou acadêmicos.
Para aqueles com foco internacional, as perspectivas oferecidas pela Graduate Degree STEEM naturalmente se transferem para as oportunidades de carreira em todo o mundo. Nossas parcerias internacionais nos setores de energia, meio ambiente, indústria e pesquisa fornecem a plataforma perfeita para lançar sua carreira global.Requisitos de admissãoOs candidatos devem possuir ou esperar possuir um diploma de Bacharel em Ciências da Engenharia, Engenharia Mecânica ou Física, ou "Diplôme d'ingénieur" antes do início do programa.
Para mais informações sobre os critérios e procedimentos de admissão, visite nosso site .Vida de estudanteA vida estudantil na École Polytechnique muito além dos cursos acadêmicos. Esportes, artes cênicas, clubes e atividades estudantis não apenas enriquecem o tempo dos alunos no campus, mas também oferecem oportunidades maravilhosas de aprendizado, networking e desenvolvimento de habilidades importantes fora da sala de aula.
École Polytechnique tem o prazer de fornecer acomodação no campus para todos os alunos de pós-graduação, desde que eles o solicitem dentro do prazo determinado.