Descrição do programa
De telefones celulares a relógios, plataformas de mídia, redes de utilidades elétricas e dispositivos médicos, os objetos conectados estão permeando todos os níveis da indústria e da tecnologia. À medida que a sociedade se torna cada vez mais digitalizada, os dados que geram possibilitam novas interações e modelos de negócios, com impactos de longo alcance nos sistemas econômicos tradicionais e, até mesmo, nos hábitos sociais.
Para as empresas do século XXI, é imperativo desenvolver as estratégias e habilidades necessárias para tornar seus produtos conectados, a fim de evitar sua própria obsolescência. Mas como essas habilidades são desenvolvidas?
Se um objeto conectado é destinado ao consumo convencional ou a um setor específico, as empresas enfrentam uma ampla gama de questões além da viabilidade técnica: qual é o potencial de mercado para esse objeto? Pode ser avaliado através da análise de Big Data? Qual preço de venda irá garantir rentabilidade a longo prazo? Quais serão os custos de armazenamento e análise dos dados gerados por este objeto? Como esses dados serão processados ​​em conformidade com as leis de privacidade e propriedade de diferentes países e regiões? Quais são os possíveis impactos do objeto em seu contexto sociológico e societário? O sucesso de um objeto conectado depende da capacidade das empresas de responder a essas perguntas desde o estágio de projeto.
A Internet das Coisas: Programa de Inovação e Gerenciamento O mestrado é baseado na abordagem multidisciplinar da Ecole Polytechnique e fornece o conhecimento e a experiência necessários de todo o ecossistema de objetos conectados - da eletrônica à economia de objetos conectados. É um programa completo para futuros empreendedores, engenheiros e consultores de TI / IoT apaixonados pela internet das coisas e curiosidade em investigar os diversos setores que se sobrepõem no campo.
Para obter mais informações sobre este programa, inscreva-se em nossa sessão de apresentação online .
Na École Polytechnique , acreditamos firmemente que um sólido know-how técnico e científico deve ser complementado por um conhecimento profundo do contexto econômico, regulatório e social, a fim de formar um engenheiro completo e competente. O Programa Internet das Coisas: Inovação e Gestão visa fornecer tal compreensão por meio do estudo de seis pilares temáticos e como eles se aplicam especificamente ao mundo dos objetos conectados:Eletrônica: objetos, captores, sensores e muito mais
Comunicações: conectividade, transmissão de dados
Sistemas de Software: sistemas embarcados, nuvem e exploração de dados
Lei e regulamento: propriedade intelectual, direitos individuais e proteção de dados
Gestão e Economia: monetização de dados, modelos de negócios, inovação e empreendedorismo, Estratégia, Gestão de projetos
Sociedade e Sociologia: interação comportamental, mudanças sociaisO curso do seu curso permitirá que você estude com os professores e trabalhe nos próprios laboratórios onde foram inventados vários dos protocolos de comunicação usados para redes inteligentes e sistemas de software. As oportunidades de co-tutoria estarão disponíveis com nossos valiosos parceiros industriais e de pesquisa, incluindo EDF R&D e Cisco Systems, o último dos quais também patrocina o presidente da École Polytechnique “Internet of Things”.
O Programa IoT oferece duas trilhas: Trilha de empreendedorismo e Trilha de gerenciamento estratégico.
Ambas as faixas incluem um projeto de pós-graduação, realizado em pequenos grupos, paralelamente ao seu curso. Os projetos são realizados sob a supervisão de um tutor dedicado, que será capaz de fornecer orientação e aconselhamento, bem como garantir que você se beneficie de sua rede profissional e acadêmica. De acordo com a faixa que você escolher, duas opções são oferecidas:Projeto de Empreendedorismo: Você e sua equipe gerenciarão todas as etapas do processo de desenvolvimento de objetos conectados, desde a concepção até a criação de protótipos e lançamento do produto acabado. Seu projeto pode ser baseado nas idéias criativas da sua equipe ou em uma área de interesse sugerida por um de nossos parceiros acadêmicos ou industriais. Este projeto de pós-graduação de dois anos culminará em uma defesa acadêmica na forma de um lançamento de campo e produto.
Projeto de Gestão Estratégica: Durante o primeiro ano, você e sua equipe trabalharão em um tópico proposto por empresas parceiras da École Polytechnique e abordando questões reais de IoT de e para clientes reais. Você será solicitado a ajudar a empresa na solução de desafios complexos e na entrega de recomendações estratégicas. Você também deve realizar um estágio de quatro a seis meses em uma empresa na França ou no exterior, no primeiro e no segundo ano.Através da extensa rede da nossa instituição, uma visão adicional será obtida de nossa série de Master Classes que convidam as principais figuras do setor, acadêmicas e reguladoras para que o campus compartilhe sua visão estratégica por meio de palestras e conferências em escala humana.Resultados da CarreiraA estrutura do Mestrado em IoT foi projetada para fornecer aos alunos um ambiente profissional ideal (Master Classes e Graduate Project), garantindo que você se gradue no programa pronto para lançar sua carreira no mundo dos objetos conectados.
Para os alunos que escolherem o Entrepreneurship Track, você será um candidato ideal para se juntar à mais recente startup de IoT ou à empresa de tecnologia líder assim que seu diploma for concluído. Como os projetos de pós-graduação do curso preparam você para cada passo na criação de um novo objeto conectado, você também estará pronto para lançar sua própria startup.
Para os alunos que optam pelo Treinamento em Gestão Estratégica, o consultor de TI / IoT é uma escolha óbvia como o primeiro passo na carreira. Você também pode ingressar nas divisões digitais de empresas multinacionais. O Projeto Empresa, assim como os estágios que você realizará, lhe darão muitas oportunidades de construir sua própria rede profissional.
Como você sabe, a experiência real em objetos conectados é cada vez mais procurada por players da indústria, grandes e pequenos, e onde quer que existam redes de larga escala. O fornecedor francês de energia EDF, por exemplo, é o maior provedor de serviços de Internet do mundo (ISP), o que pode ser uma surpresa. No entanto, através de sua subsidiária ERDF, uma operadora de rede inteligente, ela gerencia a rede IPv6 número 1 do mundo que pilota sua rede inteligente.
O uso de objetos conectados pelo setor de infra-estrutura permitiu que ele permanecesse na vanguarda do gerenciamento de redes inteligentes, ao mesmo tempo em que inspirava seu quinhão de startups. A Cisco Systems, uma parceira próxima da École Polytechnique e apoiadora de nossa pesquisa, detém uma participação de 30% no mercado global de roteadores e está fortemente envolvida no desenvolvimento do setor de objetos conectados.Requisitos de admissãoOs candidatos devem possuir ou esperar para obter um diploma de bacharel em Ciências, Tecnologia, Engenharia ou Matemática, ou «Diplôme d'ingénieur» antes do início do programa.
Para mais informações sobre os critérios e procedimentos de admissão, visite nosso site .Vida de estudanteA vida estudantil na École Polytechnique muito além dos cursos acadêmicos. Esportes, artes cênicas, clubes e atividades estudantis não apenas enriquecem o tempo dos alunos no campus, mas também oferecem oportunidades maravilhosas de aprendizado, networking e desenvolvimento de habilidades importantes fora da sala de aula.
École Polytechnique tem o prazer de fornecer acomodação no campus para todos os alunos de pós-graduação, desde que eles o solicitem dentro do prazo determinado.