A evolução é o primeiro requisito da educação culinária. Este curso visa atender a esse requisito e atuar com resultados imediatos e eficazes. O Programa de Mestrado em Cozinha Italiana e Vinhos, o curso de culinária mais abrangente da Itália, oferece aos participantes uma perspectiva global da culinária e do serviço de restaurante, permitindo-lhes desenvolver um senso pessoal de profissionalismo necessário para trabalhar com sucesso com a culinária italiana avançada na indústria de serviços de alimentação e hospitalidade.
O programa é projetado para integrar o treinamento culinário com estudos acadêmicos e experiência de campo usando técnicas culinárias avançadas, tópicos de importância contemporânea, ciência alimentar, estética e percepção sensorial como estruturas. A Evolução da Cozinha Italiana é um exame de sabores, ingredientes e técnicas de aromatização. Os participantes pesquisam e preparam itens representativos do menu regional italiano, bem como completam uma análise intensiva dos princípios da culinária italiana.
Enquanto os alunos preparam pratos modernos e regionais em um restaurante, o curso enfatiza as técnicas culinárias e os ingredientes usados na culinária contemporânea e clássica. Ao demonstrar a evolução da culinária italiana, os participantes estão preparados para criar suas próprias receitas com base nesses princípios. São examinados o planejamento e o pedido de produção, organização da estação, preparação e galvanização, tempo, desenvolvimento do paladar e outras realidades da produção de um restaurante.
Artes de panificação e pastelaria também são integradas usando técnicas de panificação fundamentais, tópicos de importância contemporânea, ciência alimentar, estética e percepção sensorial como estruturas. Ao examinar o sabor, as técnicas de panificação e pastelaria, ingredientes e especiarias, os participantes aprendem os princípios e técnicas usados na preparação de bolos de alta qualidade. A ênfase é colocada em técnicas de produção avançadas e na avaliação de produtos de qualidade. Os tópicos incluem itens básicos de pastelaria, cremes de pastelaria, bolos básicos, trabalho com chocolate e química.
Por fim, os melhores sommeliers da Itália desvendam o mistério de entender os vinhos italianos e seu lugar no menu. Por meio de degustações e materiais de estudo, os participantes entenderão como combinar vinhos regionais com as culinárias correspondentes, bem como fundir vinhos italianos em outras culinárias. Os melhores e menos conhecidos vinhos do país são estudados e testados tanto em laboratório como em quintas selecionadas.
Uma parte integrante do programa são excursões planejadas a vários dos centros gastronômicos mais importantes da Itália. A produção artesanal de vinhos e queijos, jantares diversos em vários restaurantes e viagens culinárias na Sicília permitem que os participantes vivenciem a cultura italiana e descubram como ela influenciou sua culinária.
O programa culmina com a experiência de trabalho da vida real, incluindo preparações lado a lado de pratos tradicionais e inovadores italianos e europeus que são contrastados por sabores, cores e valores nutritivos, dando aos participantes a oportunidade de ver e saborear a evolução da culinária italiana e, mais importante , a capacidade de desenvolver sua própria técnica para o desenvolvimento de novas receitas. As técnicas são evidenciadas por uma análise final dos menus dos melhores restaurantes italianos do mundo por mestres italianos.