O Mestrado em Arqueologia Experimental e Cultura Material fornecerá um curso abrangente de aprendizado universitário e experiência em arqueologia experimental e análise de cultura material.
A arqueologia experimental pode ser definida como a reconstrução de edifícios, tecnologias, coisas e contextos ambientais do passado, de modo a permitir uma melhor compreensão do caráter e do papel da materialidade e da cultura material na vida das pessoas.
Também pode envolver interrogações inovadoras e experienciais de vidas passadas e cultura material, de modo a explorar e entender como as pessoas interagem umas com as outras e com o mundo.
Declaração de Visão e Valores
O Certificado de Pós-Graduação em Arqueologia Experimental e Cultura Material (Online/Ensino à Distância) estaria intimamente ligado ao Centro de Arqueologia Experimental e Cultura Material (CEAMC) da Escola de Arqueologia da UCD, que foi criado desde 2012, é um dos únicos especificamente projetado e instalações universitárias exclusivas no campus do mundo para arqueologia experimental e estudos de cultura material.
Articula-se com os projetos de Investigação do CEAMC, que são essencialmente conduzidos por Investigadores Principais, incluindo docentes, bolseiros de pós-doutoramento e também bolseiros de doutoramento e mestrado, que concebem e executam os seus próprios projetos específicos. Projetos de pesquisa atuais e em andamento incluem trabalhos em casas do Mesolítico, da Idade do Bronze, do início da Idade Média e da Era Viking, em alimentos e culinária, em ambientes vivos, fabricação de cerâmica, uso de tecnologias de pedra, pederneira, sílex e quartzo, em bronze, ferro e vidro -trabalhar e em vários aspectos das tecnologias, produção e processamento de alimentos medievais e medievais tardias. Também estão sendo estabelecidas colaborações multidisciplinares com outras Escolas da UCD, incluindo o Instituto da Terra, Engenharia, Folclore e Educação, e também há colaborações acadêmicas internacionais através das conexões estabelecidas do Centro com EXARC (rede global de Museus Arqueológicos ao Ar Livre e arqueologia experimental . O Centro de Arqueologia Experimental e Cultura Material da UCD já atraiu com sucesso várias bolsas de pós-doutorado Marie Sklodowska-Curie, bolsas de doutorado do Irish Research Council e bolsas de doutorado Teagasc Walsh, bem como financiamento externo para vários projetos de pesquisa.
Também se beneficia da filosofia distinta de Ensino e Aprendizagem do CEAMC, onde, desde 2012, há uma variedade de módulos inovadores de arqueologia experimental de graduação e pós-graduação. Isso inclui o módulo de Nível 3, módulo “ARCH30500: Arqueologia Experimental e Tecnologias Antigas”, onde os alunos passam por um módulo intensivo de uma semana e, em seguida, projetam, implementam e analisam os resultados de seu próprio projeto original.
Os alunos do Certificado de Pós-Graduação também acessariam os módulos dos programas existentes de Mestrado/Grad Dip em Arqueologia Experimental e Cultura Material, que transformaram a experiência prática dos alunos da UCD em cultura material e também são inovadores no uso de métodos baseados em problemas e de investigação. Aprendizagem baseada e entre pares, incentivando habilidades de design de projeto, originalidade, criatividade, desenvoltura, trabalho em equipe e também facilitam experiências de aprendizado de inteligência múltipla. O Certificado de Pós-Graduação em Arqueologia Experimental e Cultura Material (Alunos Online/Ensino à Distância, baseia-se nestas experiências anteriores de ensino.
A terceira atividade do CEAMC é Divulgação, Engajamento e Comunicações Públicas, por meio da qual comunicamos as atividades de pesquisa do CEAMC e da Escola de Arqueologia da UCD para o público local, nacional e internacional. O CEAMC organizou 2 grandes conferências internacionais (incluindo a EAC9, a 9ª Conferência de Arqueologia Experimental, a maior de sempre); bem como inúmeras escolas e atividades de alcance comunitário.
Temos uma estratégia ativa de mídia social (Facebook, Twitter, Instagram). O CEAMC é frequentemente utilizado pela UCD nos seus próprios sites e publicações, para visitas a dignitários e grupos, tendo também figurado na televisão (ex. RTE News), em jornais (Irish Times, etc) e em sites internacionais. Vemos a divulgação e o envolvimento do público como parte do treinamento dos alunos na UCD e esperamos que os alunos se envolvam ativamente na comunicação da arqueologia ao público.