Descrição do programa
O refino de biomassa é um campo em rápida expansão, usando as tecnologias mais recentes para converter biomassa em energia limpa e uma variedade de bioprodutos comercializáveis. O Programa de Mestrado em Engenharia Química, Bioquímica e de Materiais - Refino de Biomassa leva os alunos à linha de frente do desenvolvimento de energias renováveis e biomateriais.Objetivos do estudoNas próximas décadas, o desenvolvimento de alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis e materiais altamente poluentes é mais crucial do que nunca. O refino de biomassa é um campo em rápida expansão, usando as tecnologias mais recentes para converter biomassa em energia limpa e uma variedade de bioprodutos comercializáveis. Os alunos que escolhem o Refino de Biomassa como sua especialidade obtêm um conhecimento profundo da biomassa e seus componentes em níveis microscópicos e moleculares. O ambiente de estudo diversificado e multidisciplinar, juntamente com centros de pesquisa de alto nível e corpo docente dedicado, prepara os alunos com as habilidades e conhecimentos necessários para uma carreira de sucesso na linha de frente do desenvolvimento de energia renovável e biomateriais.
Ao concluir a graduação no Programa de Mestrado em Engenharia Química, Bioquímica e de Materiais - Refino de Biomassa, os graduados terão:Uma compreensão completa das tecnologias e processos envolvidos na criação de produtos e aproveitamento de energia da biomassa. Os graduados têm uma base abrangente em como madeira, safras, plantas e resíduos orgânicos podem ser convertidos e usados para criar bioprodutos comercializáveis e energia renovável.
Obteve conhecimento de líderes do setor sobre o papel crescente da biomassa na economia de baixo carbono. Os graduados entendem as realidades e oportunidades da indústria de biomassa, incluindo seus impactos ambientais e desafios enfrentados.
Capacidade de participar de discussões científicas sobre biomassa e formular argumentos cientificamente justificados. Os graduados são capazes de descrever a disponibilidade global e a importância das matérias-primas de biomassa e o uso sustentável da biomassa.
Habilidades técnicas e analíticas para realizar experimentos de fracionamento de biomassa em laboratório. Os graduados sabem usar os métodos analíticos e equipamentos mais relevantes para o monitoramento dos processos e dos produtos.
Uma abordagem sustentável embutida em sua profissão. Os graduados veem a saúde planetária, a sociedade e as pessoas como o ponto de partida para soluções de engenharia de sucesso.Idioma das instruçõesEm todas as especializações no Programa de Mestrado em Engenharia Química, Bioquímica e de Materiais, a língua de ensino é o Inglês. Também é possível concluir alguns cursos em finlandês ou sueco.PropinasA taxa de matrícula é de € 15.000 para estudantes não pertencentes à UE / EEE por ano letivo. Mais informações na página Bolsas de estudo e taxas de ensino ( Aalto .fi).Conteúdo dos estudosO núcleo da área de Refino de Biomassa está na compreensão profunda da biomassa e seus componentes em níveis microscópicos e moleculares. Os cursos obrigatórios básicos no primeiro ano estabeleceram uma base científica sólida sobre a qual os alunos desenvolverão ainda mais seus conhecimentos sobre os processos comuns de conversão de biomassa.
O curso de Refino de Biomassa aplica o conhecimento das áreas de química, engenharia química e de processo e biotecnologia. Os alunos podem escolher entre duas Pathways especialização, uma em celulose e fibras e outra em combustíveis e produtos químicos.TópicosMuitos dos cursos são organizados em cooperação com a indústria e, portanto, os tópicos geralmente lidam com fenômenos atuais e desafios atuais. Por exemplo, a nova tecnologia de fibra têxtil à base de madeira é um campo de pesquisa em crescimento. Classificado como uma das indústrias mais poluentes de carbono do mundo, o mercado têxtil necessita urgentemente de métodos alternativos de produção. O Departamento de Bioprodutos e Biossistemas está atualmente testando uma unidade de produção de fibra têxtil à base de celulose. Além dos têxteis, a ciência e a tecnologia dos materiais de madeira oferecem muitas oportunidades fascinantes para os alunos interessados em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos de madeira sustentáveis e diversos.
No curso principal, os alunos têm a oportunidade de se aprofundar em suas áreas de interesse listadas, mas não limitadas a exemplos de cursos, abaixo:Sustentabilidade na Indústria de Bioprodutos (5 ECTS)
Pré-tratamento e fracionamento de biomassa (5 ECTS)
Processos de recuperação de moinhos de bioprodutos (5 ECTS)
Conversão de energia termoquímica (5 ECTS)
Planejamento e Execução de Projeto de Investimento em Biorrefinaria (5 ECTS)
Biomassa vegetal (5 ECTS)MétodosOs alunos se beneficiam de um ambiente de aprendizagem altamente inovador e interativo na interseção de pesquisa e cooperação da indústria. Uma área de foco principal é fornecer aos alunos preparados para a indústria habilidades avançadas de gerenciamento de carreira. Por exemplo, em diferentes cursos de projetos, os alunos irão adquirir experiência no trabalho de um engenheiro em uma empresa de consultoria, bem como trabalhar com ferramentas da vida real para o planejamento de projetos. Além disso, diferentes atribuições de trabalho em grupo desenvolvem as habilidades interpessoais dos alunos e os preparam para trabalhar em equipes multidisciplinares em suas futuras carreiras.Plano de Estudo Pessoal (PSP)O Plano de Estudo Pessoal (PSP) é uma ferramenta prática para definir o caminho de estudo do próprio aluno, compilando uma seleção ideal de cursos que estão alinhados com os interesses do aluno e requisitos do programa. O PSP também é uma ferramenta útil para os alunos acompanharem seus estudos. Na melhor das hipóteses, mostra onde os alunos estão com seus estudos e define marcos concretos para eles seguirem.Estrutura de estudosGlobalmente, o Programa de Mestrado em Engenharia Química, Bioquímica e de Materiais - Refinação de Biomassa compreende um total de 120 créditos ECTS. O programa de dois anos consiste em:Principais estudos dependentes (63-65 ECTS)
Estudos eletivos (25-27 ECTS)
Dissertação de Mestrado (30 ECTS)Oportunidades de carreiraPrevê-se que, nos próximos anos, a conversão de biomassa e a biorrefinaria serão um dos principais métodos de redução das emissões de dióxido de carbono e substituição de fontes fósseis de carbono. Como muitas empresas e setores mudaram ou estão procurando mudar para energia renovável, há muitas oportunidades para especialistas em engenharia de biomassa.
Os planos de carreira possíveis podem incluir:Trabalhar em posições de consultoria, pesquisa, planejamento ou gestão nas indústrias florestal ou química ou em empresas de fabricação de equipamentos da indústria química
Trabalhando como consultor em empresas de consultoria de engenharia (por exemplo, Sweco, AFRY)
Trabalhando como especialista em energia renovável em grandes empresas de energia (por exemplo, St1, Neste, Fortum)
Embarcar em um caminho empreendedor e abrir sua própria empresa
Seguir uma trajetória acadêmica e se tornar um pesquisador da áreaAalto University tem serviços de carreira bem estabelecidos para apoiar o emprego dos alunos na Finlândia e no exterior. Muitos dos alunos do curso de Refino de Biomassa realizam seu mestrado. trabalho de tese como um projeto financiado pela indústria, muitas vezes garantindo-se com uma vaga de entrada antes mesmo da formatura. Há também uma comunidade empreendedora muito ativa na Aalto , que funciona como um trampolim para a fundação de uma empresa.InternalizaçãoO ambiente de estudo no programa é fortemente internacional e os estudos são realizados em grupos multiculturais. O clima internacional pode ser visto na vida cotidiana na Escola de Engenharia Química, onde aproximadamente 35 por cento do pessoal acadêmico e 20 por cento dos alunos de mestrado são estrangeiros. Nossos métodos de ensino oferecem suporte para networking com pessoas de diversas origens.
Aalto University oferece muitas possibilidades para os alunos desenvolverem suas competências globais. Os alunos podem, por exemplo:parte completa do curso, por exemplo, um menor, no exterior em uma das universidades parceiras internacionais como um estudante de intercâmbio
escolha cursos com abordagem intercultural, aprenda línguas estrangeiras e / ou torne-se um tutor para estudantes internacionais
realizar treinamento prático ou dissertação de mestrado fora da Finlândia
fazer cursos de verão no exterior
beneficiar de várias opções de financiamento disponíveis para internacionalizaçãoAalto University é internacional por natureza, recebendo milhares de estudantes de graduação e intercâmbio do exterior todos os anos. Esses alunos ingressam na diversificada comunidade Aalto não apenas por meio de seus estudos, mas também por meio de vários eventos de tempo livre, celebrações e atividades extracurriculares pelo campus. Programas ativos de tutoria e serviços de apoio trabalham duro para ajudar os estudantes internacionais a se integrarem à cultura nórdica e se sentirem em casa na Finlândia.Cooperação com outras partesA fusão de ciência, tecnologia, artes e negócios é um dos pontos fortes da Aalto University e o Programa de Mestrado em Engenharia Química, Bioquímica e de Materiais não é exceção. Os alunos podem escolher seus menores ou módulos de estudo eletivos de outras escolas Aalto para que seu diploma seja uma combinação de tecnologia, negócios e arte. Eles também têm a oportunidade de fazer cursos em outras universidades finlandesas por meio do Acordo de Direito de Estudo Flexível (JOO).
Um exemplo fascinante da colaboração interdisciplinar que ocorre na Aalto University é a iniciativa CHEMARTS, onde a Escola de Engenharia Química (CHEM) e a Escola de Artes, Design e Arquitetura (ARTS) se fundem. CHEMARTS tem como objetivo inspirar alunos e pesquisadores a criar novos conceitos para a bioeconomia, combinando design, pensamento empresarial e ciência dos materiais naturais. A iniciativa organiza várias atividades e oportunidades de aprendizagem, como projetos de pesquisa com financiamento externo, cursos de estudo e uma escola de verão interdisciplinar. Esse ambiente multidisciplinar espontâneo e vívido desperta novas ideias, reúne entusiastas em torno deles e dá origem a amizades, redes e, de vez em quando, startups.Oportunidades de estudo de pós-graduaçãoO programa de Mestrado em Engenharia Química, Bioquímica e de Materiais - Refino de Biomassa da Aalto é considerado uma grande base para estudos de doutorado e pós-doutorado.Requisitos de admissão e critérios de avaliação específicos do programaOs candidatos são avaliados primeiro com base nos requisitos gerais de elegibilidade da Aalto (encontrados em https: // www. Aalto .fi / en / study-at- Aalto / application-to-masters-programs). Os candidatos que atendam aos critérios gerais de elegibilidade para estudos de mestrado são avaliados de acordo com os critérios de avaliação abaixo.
Os aplicativos são avaliados primeiro com base nos seguintes critérios (críticos).Performance acadêmica
Relevância de estudos anterioresApenas as candidaturas que cumpram os requisitos para estes critérios serão avaliadas em relação ao conjunto completo de critérios de avaliação. Após a avaliação dos demais critérios abaixo, os melhores candidatos serão selecionados com base na avaliação conjunta de todos os critérios.Reconhecimento e qualidade de uma instituição
Aptidão
Outras áreas de competênciaO programa não possui uma cota mínima a ser preenchida, e nem todos os candidatos elegíveis serão necessariamente admitidos.Performance acadêmicaÁrea avaliada GPA do bacharelado Requisitos de AdmissãoO sucesso do candidato em seus estudos anteriores (aqueles que servem de base para a inscrição no programa) será avaliado com base na média de notas (GPA). Os candidatos devem ter um GPA equivalente a um mínimo de 3,0 (em uma escala 1,0 - 5,0, 1,0 sendo a nota mínima para aprovação).Método de demonstração de competência Transcrição de registros, certificado de graduaçãoRelevância de estudos anterioresÁrea avaliada Conteúdo e quantidade de estudos anteriores em relação aos requisitos específicos da opção de estudo aplicada Requisitos de AdmissãoBSc ou grau equivalente em um campo relevante nas ciências naturais ou engenharia.
Graus relevantes (campos): Química, biotecnologia ou engenharia química ou seus subcampos, como engenharia de sistemas de processo, engenharia de polímeros ou engenharia de celulose e papel.
Exemplos de matérias-chave: matemática, química geral e orgânica, bioquímica, engenharia de processos químicos.
Conhecimentos e habilidades: O major aplica química, engenharia química e biotecnologia no processamento de biomassa e, portanto, conhecimentos e habilidades adequados em matemática e química geral e orgânica são um pré-requisito obrigatório para os estudos. Conhecimento básico e habilidades em bioquímica e engenharia de processos químicos são muito apreciados.
Além dos estudos que embasam a inscrição no programa, outros estudos possíveis também são avaliados. No entanto, a opção de estudo deve fornecer conhecimentos genuinamente novos e aumentar as perspectivas de carreira do candidato. Assim, os candidatos que já possuam o grau de mestrado na área relacionada com a mesma só serão admitidos com motivos justificados que deverão ser explicados na carta de motivação.Método de demonstração de competênciaTranscrição (s) de registros, certificado (s) de graduação
Reconhecimento e qualidade da instituiçãoÁrea avaliada Reconhecimento e qualidade da instituição anterior do candidato Requisitos de Admissão A instituição anterior do candidato (onde foi concluído o curso que dá base à candidatura) será avaliada com base no reconhecimento e na qualidade da instituição. Método de demonstração de competência Classificações internacionais e nacionais de instituições de ensino superiorAptidãoÁrea avaliada Aplicabilidade adicional do candidato à opção de estudo, motivação e comprometimento para os estudos Requisitos de AdmissãoO candidato deve demonstrar claramente uma motivação genuína para estudar o campo escolhido. O candidato também deve explicar como seus estudos anteriores auxiliam o estudo na opção de estudo escolhida e porque ele / ela seria um bom candidato para essa opção. Por favor, veja mais instruções para a carta de motivação abaixo.
Os estudos devem fornecer um conhecimento genuinamente novo. Caso o candidato já tenha o título de mestrado, deverá indicar claramente o motivo pelo qual está se candidatando para a conclusão de outro mestrado.Método de demonstração de competência Carta de motivaçãoOutras áreas de competênciaÁrea avaliada Experiência de trabalho e outros conhecimentos / realizações adquiridos, por exemplo, publicações Requisitos de AdmissãoAs outras realizações ou experiências relevantes do candidato são avaliadas, se documentadas na candidatura:Experiência de trabalho em uma área relacionada à opção de estudo
participação em pesquisas científicas relacionadas à área de estudo da opção que gerou publicações ou pôsteres
recomendações que atestem a competência acadêmica do candidato e adequação no campo da opção de estudoMétodo de demonstração de competência Curriculum vitae, cartas de recomendação, comprovante de emprego, publicaçõesEstudos complementaresOs alunos admitidos no Programa de Mestrado em Engenharia Química, Bioquímica e de Materiais podem ser obrigados a fazer estudos complementares, no máximo 20 créditos. Os estudos complementares não podem ser incluídos no grau de Master of Science (Tech).
O conteúdo e o número dos cursos complementares dependem de seus estudos anteriores. Os estudos complementares serão definidos no final de setembro.