Mestrado em Literatura africano
University of the Witwatersrand
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Inglês
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Introdução
Este programa proporciona aos alunos uma formação especializada em história intelectual e literária Africano e diaspórico. Ministrado por figuras proeminentes no campo, o programa induz os alunos em centrais debates teóricos e novas abordagens no campo ao usar material literário Africano para ressituar e criticar as principais tendências como a literatura mundial e teoria pós-colonial que emana do mundo anglo-americano. Capitalizando sobre Johannesburg como o novo centro intelectual do continente, o programa atrai participantes de todo o continente e além. Desde a sua criação sob Es'kia Mphahlele no início de 1980, o departamento de Literatura Africano produziu uma coorte de licenciados que assumiram posições em toda a academia Africano e de outras partes do mundo.
Benefícios do programa
- Ministrado por figuras principais no campo
- Comunidade estudantil Vibrant desenhada de todo o continente
- Oportunidade de apresentar o trabalho de pós-graduação em seminários e conferências
- Suporte para publicar excelente trabalho de investigação
- Oportunidade de participar na vida cultural e intelectual vibrante em Joanesburgo
Curriculum Outline / módulos ensinados
- Abordagens críticas à literatura Africano
- Africano Popular Media eo Novel
- Narrativas sobre o Oceano Índico
- Tendências Contemporâneas em Literatura Africano
- Memória, Violência e Representação
- Escrevendo Escravidão no Mundo Africano
- Livro História da África
Datas de encerramento
Normalmente, 31 de Agosto para os candidatos internacionais e 30 de setembro para os candidatos do Sul Africano, mas sob certas circunstâncias, podemos aceitar os pedidos em atraso. Os candidatos para a dissertação-única opção deve contatar o departamento antes de aplicar para a admissão.
Africano Popular Media eo Novel Como muitos estudos anteriores têm demonstrado, o romance Africano tem freqüentemente surgiram a partir de um fundo de meios populares, como jornais, periódicos, revistas, panfletos, novelettes populares, filmes, televisão, teatro popular, cartas, mídia religiosas populares e assim por diante. Como um estudo recente diz "publicações impressas efêmeras têm ajudado a estimular a criatividade literária, oferecendo saídas regulares para breve ficção." Estes meios muitas vezes oferecem a oportunidade para a inovação estilística e experimentação genérico que posteriormente informa os romances mais "canônicos" que emergem. Mais recentemente, bem como, neste campo de produção cultural popular, que fica na oral e da escrita tinha sido alvo de crescente investigação acadêmica, em parte porque é nesta zona que a maior parte da atividade cultural Africano ocorre.
Estes experimentos com gênero na ficção popular são também uma forma de imaginar e falar com novas platéias e públicos. A inovação genética da ficção popular na África muitas vezes é também uma forma de fornecer expressão narrativa para novas formas de experiência. Ao prestar bastante atenção para as formas de ficção popular, este curso tem como objetivo levantar questões preliminares sobre a formação de leitura públicos em África. Esses públicos são, por sua vez, muitas vezes amarrado com poderosas identidades étnicas, raciais, de gênero, religiosas e regionais e o curso vai perguntar como essas identidades interagir com as idéias e noções de cultura oficial.
Abordagens críticas à literatura Africano
A valorização da Literatura Africano tem sido um local de intenso debate desde a proeminência internacional de Estudos Africanos e Literatura nos anos 50 e 60. Este curso irá apresentar aos alunos uma série de debates que têm caracterizado o desenvolvimento moderno da crítica literária Africano. Igualmente fundamental para nossa investigação será a necessidade de registrar a confluência de crítica literária Africano e desenvolvimentos simultâneos no discurso da história Africano, política, economia, sociologia e cultura. Embora a ênfase do curso será em explorar posições teóricas, apresentações de seminários devem integrar os argumentos explorados com as investigações empíricas de textos relacionados com os temas, questões de estética em discussão.
Canonical Escritores e experiência pós-colonial em África
O estudo geral da Literatura Africano nas universidades tende a se concentrar em textos canônicos como Things Fall Apart, pedaços de madeira de Deus, aqueles Beautyful ainda não são Nascido e assim por diante por principais escritores africanos como Achebe, Ngugi, Soyinka, Sembene e Armah . No entanto, a maioria dos cursos tendem a concentrar-se nas primeiras obras desses escritores. Pouca atenção tem sido dada aos seus trabalhos mais recentes. Este curso pretende fazer uma mudança de foco, tentando explorar algumas das obras mais recentes desses escritores canônicos.
O objetivo do curso é examinar ambas as estratégias formais e quaisquer novos insights que esses escritores oferecem em suas obras recentes. O foco será sobre a forma como os escritores lidar com a experiência pós-colonial em África e como, de fato, eles revisitar algumas das questões levantadas em seus textos anteriores. Como a maioria dos escritores também têm teorizado questões literárias e sócio-culturais da África, alguns de seus ensaios críticos será lido ao lado dos seus trabalhos criativos, particularmente ao nível MA. Por fim, embora Nuruddin Farrah e Hama Tuma não são geralmente considerados como escritores canônicos, que são introduzidos aqui, em grande parte porque eles trazem para a literatura Africano uma perspectiva inteiramente diferente no debate pós-colonial em África e em parte porque eles vêm do Corno de África, uma área que não tem recebido a devida atenção em estudos literários.
A História do Livro
O campo da história do livro vem ganhando espaço como um importante domínio de investigação para as duas últimas décadas. Como um domínio de investigação, a história do livro tem produzido uma longa e distinta tradição de bolsa de estudos. Nas palavras de Chartier, seu principal foco tem sido três vezes: para compreender "o texto, o objeto material que transmite, eo ato que agarra-lo." Este tríptico de questões levou um rico acervo de investigação sobre todos os aspectos da materialidade do livro e sua importação para os significados sociais e estéticas de textos.
Este curso irá apresentar aos alunos os debates gerais no campo da história do livro. Estes debates serão exploradas em relação ao material existente sobre a história do livro em África. Como este é um campo em desenvolvimento, o curso irá apresentar aos alunos uma excelente oportunidade para se envolver em pesquisas inovadoras.
Tendências Contemporâneas em Literatura Africano
Ao longo das duas últimas décadas, tem sido o surgimento de um distinto "terceira geração" de escritores africanos, incluindo figuras como Dangarembga, Okri, Couto, Vassanji, Gurnah, Hove, Abani, Adichie, Isegawa, Tuma, Wainaina, MPE, Duiker, Oyeyemi , Laing, Bandele-Thomas e assim por diante. No tema, estilo e conteúdo, este grupo é distinto dos escritores "clássicas" do cânone e tende a tomar-se questões que surgiram em outras literaturas pós-coloniais ''. Essa mudança de ênfase literária tem sido acompanhado por uma mudança de foco crítico e muito teoria literária Africano agora é dominada por várias formas de teoria "pós-colonial". Este curso irá ler as obras da "terceira geração" de escritores através das lentes da teoria crítica recente.
Narrativas sobre o Oceano Índico
Este módulo tem como objetivo investigar a extensão em que o Oceano Índico pode ser considerado como uma arena social, econômica, jurídica e cultural. O módulo levanta essas questões com o objectivo de compreender as suas consequências mais amplas para o futuro da África do Sul, no Oceano Índico.
Sobre a Escola
Perguntas
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