Introdução
descrição
Este mestrado completa a adaptação para a Área Europeia de Ensino Superior de estudos florestais. A qualificação se qualifica para o exercício da profissão de Engenheiro de Florestas. Engenheiro de montanhas é uma profissão altamente qualificada que, longe de ser obsoleta, aceita os desafios de conservação, proteção e gerenciamento do ambiente natural em um mundo tão em transformação. O ETSI oferece um mestrado profissional em Engenharia Florestal.
Acesso
O Mestrado em Engenharia Florestal destina-se, preferencialmente, a estudantes graduados em Engenharia Florestal e Ambiente Natural, bem como aos atuais Engenheiros Técnicos Florestais, que são os graus vinculados ao exercício da profissão de Engenheiro Técnico Florestal.
Eles também podem acessar, completando o complemento de treinamento adaptado a cada caso, pessoas em posse de outros diplomas universitários vinculados ao ambiente natural, por exemplo, Engenheiros Agrônomos ou Graduados em Ciências Ambientais. Jace
Plano de estudos
Estrutura geral do Master: 90 ECTS em três módulos obrigatórios e 4 opções de intensificação
Módulos sujeitos obrigatórios 20 ECTS
I - Indústrias e Energias Florestais
II - Planejamento e melhoramento florestal a nível territorial
III - Organização de Empresas e Política Florestal e Meio Ambiente Natural
Módulos de assunto opcionais 18 ECTS
IV - Intensificações e opções transversais
Assuntos opcionais transversais
Mestrado Final 12 ECTS
Resultados acadêmicos
A saída acadêmica natural do Mestrado em Engenharia Florestal é o PhD em Ciência e Tecnologia Industrial e Ambiental. O Programa Oficial de Doutorado em Ciência e Tecnologia Industrial e Ambiental (verificado de acordo com a RD 99/2011) consiste nas seguintes linhas de pesquisa que aparecem abaixo e às quais os alunos podem acessar.
Análise ambiental, bioanálise e biotecnologia
Biologia ambiental
Biorrefinaria industrial e tecnologia florestal
Catálise homogênea e fotoquímica orgânica
Ciência e tecnologia do meio ambiente
Ciências da Terra
Engenharia química e de processos
Engenharia elétrica, eletrônica, controle e robótica
Física, matemática e computação
perspectivas de carreira
Empresas de serviços ambientais: elaboração de projetos para o manejo, proteção e uso eficiente dos recursos naturais de florestas, pastagens, pastagens, áreas úmidas, áreas montanhosas e outras áreas naturais; execução de obras de exploração, manutenção e conservação da floresta e meio ambiente natural; gestão de áreas de caça e pesca fluvial; construção de estradas rurais, infraestrutura para uso público e infraestrutura pecuária; serviços recreativos em ambiente natural; implementação e auditoria de sistemas de qualidade, sistemas de gestão ambiental e protocolos sustentáveis de gestão florestal; criação, gestão e manutenção de áreas verdes urbanas.
Indústrias ligadas a produtos florestais, como serrarias, construção de madeira, indústria de celulose, placas, indústria de cortiça, uso de biomassa, uso de outras energias renováveis.
Administração pública: prevenção e combate a incêndios florestais; proteção do meio ambiente natural; planejamento de terras; conservação da biodiversidade. Especialista em meio ambiente em municípios, associações ou conselhos.
Outras organizações: associações de produtores de madeira, cortiça e produtos florestais em geral; associações de fabricantes de produtos derivados do ambiente florestal; organizações de conservação; fundações para a gestão e proteção de espaços naturais; centros de pesquisa públicos ou privados (acesso direto a estudos de doutorado).
Os requisitos de admissão
O Mestrado pode ser acessado dos seguintes graus:
Título oficial de Engenheiro Florestal.
Licenciatura oficial em Engenharia, do ramo Florestal, habilitado para o exercício da profissão de Engenheiro Técnico Florestal.
Título oficial de Engenharia Técnica do ramo Florestal ou o título de Engenharia Florestal. Nos dois casos, complementos de treinamento devem ser realizados.
Os graduados em Engenharia do ramo florestal de qualquer universidade estrangeira com direito de acesso aos ensinamentos do Mestrado em seu país de origem, que desejam acessar o Mestrado, podem solicitar admissão a ele, uma vez que tenham adaptado seu diploma a qualquer um dos graus de Grau com acesso.