Descrição do programa
O programa de mestrado conjunto em Engenharia de Energia Sustentável Inovadora reúne as instalações, inovação e talento dos departamentos de energia das maiores universidades técnicas da Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia.
Engenharia de energia sustentável e inovadora na KTHO programa de mestrado em Engenharia de Energia Sustentável Inovadora oferece educação de ponta nas áreas de fontes de energia convencionais e renováveis, como geração de energia convencional e nova, energia solar, energia de biomassa, energia eólica e utilização de energia no ambiente construído por meio de sistemas e tecnologias economicamente e ambientalmente sustentáveis.
O termo 'engenharia de energia sustentável' compreende uma ampla gama de práticas, políticas e tecnologias (convencionais e renováveis / alternativas) destinadas a fornecer energia com o menor custo financeiro, ambiental e social. Uma forte ênfase é colocada em lidar com tarefas de engenharia de energia com a devida consideração de questões técnicas, ambientais e socioeconômicas. Outra forte ênfase é colocada nos aspectos inovadores e empreendedores da sociedade de energia, especialmente relacionados a como as inovações de melhoria de eficiência existentes e novas podem ser trazidas ao mercado em diferentes países.
Os aspectos inovadores dentro do programa estão tanto relacionados ao conceito avançado de energias renováveis nos países nórdicos, quanto no que diz respeito a novos negócios no setor de energia. Métodos avançados são aplicados para identificar, descrever, quantificar e encontrar soluções para uma ampla gama de problemas de engenharia de energia.
Os participantes ganham proficiência na concepção e implementação de projetos, operação e manutenção, bem como nas fases cruciais da geração de políticas. O treinamento avançado em uma perspectiva orientada para a pesquisa também está incluído.
Este é um programa de dois anos (120 créditos ECTS) ministrado em inglês. Os graduados recebem o grau de Mestrado em Ciências da KTH e o grau equivalente da outra universidade frequentada. O programa é ministrado principalmente no Campus KTH em Estocolmo pela Escola de Engenharia e Gestão Industrial (na KTH ).Projeto de graduaçãoApós a conclusão bem-sucedida do trabalho do curso, cada aluno recebe um projeto de tese individual, no qual eles normalmente trabalham por um período de cinco a seis meses. O projeto pode ser realizado em um ambiente acadêmico (universidade, instituto de pesquisa ou equivalente) ou em um ambiente industrial (usina, agência de consultoria em energia ou outra indústria / negócio). Os projetos de teses podem ou não estar vinculados a atividades de pesquisa em andamento em uma ou mais das universidades parceiras.Estude em duas universidades nórdicasO programa de mestrado conjunto em Engenharia de Energia Sustentável Inovadora é uma colaboração entre as cinco principais universidades técnicas dos países nórdicos (Nordic Five Tech). O programa oferece a você uma oportunidade única de adaptar seu diploma com base em seus interesses acadêmicos.
Os alunos inscritos no programa irão estudar em duas das universidades parceiras, com duração de um ano em cada uma. As universidades participantes do programa de mestrado conjunto em Engenharia de Energia Sustentável Inovadora sãoUniversidade Aalto na Finlândia
Universidade de Tecnologia de Chalmers na Suécia
Universidade Técnica da Dinamarca
KTH Royal Institute of Technology na Suécia
Universidade Norueguesa de Ciência e TecnologiaOs estudantes que desejam estudar na KTH na Suécia têm a oportunidade de escolher entre duas faixas de estudo:MSISEE Bio-Energy Track (1º ano na KTH , 2º ano na Universidade de Aalto)
MSISEE Energy Systems Track (1º ano na Universidade de Aalto, 2º ano na KTH )No Ano 1 e Ano 2 a mobilidade é um requisito obrigatório, uma vez que ambas as opções resultam em um diploma duplo das duas universidades. Independentemente das universidades de primeiro e segundo ano, todos os candidatos devem se inscrever através do sistema de admissão NTNU.CarreiraO campo de energia é uma área internacional e dinâmica, onde engenheiros bem treinados estão em constante demanda. Este é particularmente o caso de engenheiros expostos a práticas nos países nórdicos. As oportunidades de emprego são muito fortes. Os estudantes de pós-graduação poderiam participar de uma gama diversificada de carreiras.Após a formaturaAnalista de sistemas energéticos, analista de mercado de energia, formulador de políticas no setor de energia, designer de projetos sustentáveis, pesquisador, doutorado, professor em universidade, especialista em meio ambiente.Corpo docente e pesquisaO programa é organizado pelo Departamento de Tecnologia de Energia da KTH . O Departamento de Tecnologia de Energia (EGI) visa contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento por meio de pesquisa e educação de nível mundial em tecnologias e sistemas de energia inovadores e promoção da transição do setor de energia para a sustentabilidade. O departamento é dividido nas seguintes divisões:Termodinâmica Aplicada e Refrigeração
Tecnologia de calor e energia
Sistemas de energiaNo Departamento de Tecnologia de Energia, a Unidade de Sistemas de Energia é a principal responsável pela coordenação do programa. A Unidade se baseia em uma perspectiva sistêmica ampla, em que a tecnologia, a inovação e a política energética estão vinculadas ao desenvolvimento sustentável. A Unidade desenvolve modelos quantitativos de otimização de sistemas de energia e fundamenta as decisões estratégicas de investimentos, bem como políticas. Eles realizam análises qualitativas sobre o impacto das políticas na transição para uma sociedade sustentável. Além disso, as sinergias e os trade-offs entre as muitas metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 são analisados cuidadosamente. A perspectiva da Unidade é global e colabora com muitos países e organizações mundiais.