O Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos da Universidade Fumec – MCult é credenciado pela CAPES na grande área Multidisciplinar e na área específica denominada Interdisciplinar e é avaliado com nota 3 (três) no conceito da CAPES. Iniciou suas atividades em agosto de 2014, constituindo-se como uma importante proposta acadêmica interdisciplinar, agregando docentes com formação em diferentes campos de conhecimento que convergem para a análise de processos culturais da contemporaneidade.
A proposta do MCult é inovadora, uma vez que há pouca oferta de programas de pós-graduação na área dos estudos culturais no cenário brasileiro, sobretudo se considerarmos a relevância da cultura na formação da identidade nacional e nas interações sociais.
O corpo docente do MCult conta com doutores com considerável atuação no ensino e na pesquisa sobre as artes, design, mídia e comunicação, educação, psicologia, sociologia, antropologia, literatura, criatividade, empreendedorismo, tecnologia e inovação, dentre outros. A formação diversificada do corpo docente do MCult possibilita o diálogo entre diferentes saberes no processo de construção teórica e metodológica das propostas de dissertação de seus alunos.
O MCult busca atender demanda no estado de Minas Gerais por formação acadêmica na área cultural, no que se refere à capacitação para a docência no ensino superior e de pesquisadores, agentes e gestores com formação interdisciplinar numa área central que é a da cultura. O Programa é estruturado de forma a atender a candidatos de Belo Horizonte e aqueles que veem de outras cidades do estado.
Para isto, é possível cursar disciplinas obrigatórias e optativas e receber orientação às sextas e sábados, contribuindo, assim, com a formação de mestres ao nível regional. A volta destes mestres para suas cidades de origem constitui-se em interessante repercussão regional da proposta do MCult de contribuir para suprir a demanda por especialização na área cultural, voltado para a realidade brasileira, cuja diversidade cultural tem colocado a sociedade diante de desafios ligados à promoção de diálogo intercultural, do reconhecimento e respeito dos direitos das minorias.