Ao longo do milênio, os antigos videntes, santos que viviam do outro lado do rio Sindhu fizeram uma percepção intuitiva da verdade espiritual eterna (satya). Eles visualizaram os princípios centrais que governam o mundo, causando o progresso material e espiritual de cada ser vivo conhecido como dharma.
जगतःस्थितिकारणणप्राणिनांसाक्षात्अभ्युदयनिःश्रेयसहेतुर्यः स धर्मः .-
(Śaṅkarācārya em seu comentário sobre o Bhagavadgītā)
O núcleo e os princípios eternos conhecidos como Sanātana dharma, o poderoso edifício da civilização indiana, são manifestados e transmitidos oralmente e textualmente dentro de uma variedade de tradições e práticas de conhecimento. O estudo dessas ricas tradições e práticas orais e textuais é o cerne do estudo hindu. Diferentes correntes dos estudos hindus são como os ramos de uma única árvore viva da cultura, pensamento, ritual e espiritualidade indianos.
O curso foi idealizado, desenhado e estruturado pela Hon'ble Vice-Chanceler Prof. Sunaina Singh. Ele é projetado exclusivamente para compreender o rico sistema espiritual e intelectual dos hindus – um sistema distintamente interdisciplinar onde o textual e o oral, o verbal e o visual, o científico e o metafísico, o transcendental e o funcional estão interligados como partes. de um todo. (Kapila Vatsyayana em Kalātattvakośa)