Descrição do programa
O Mestrado em Gestão de Conflitos e Ação Humanitária (CMHA) é um mestrado de dois anos que oferece aos alunos a oportunidade de se envolver com uma ampla gama de assuntos, incluindo: gestão e resolução de conflitos, transformação de conflitos, humanitarismo, negociação, mediação e reconstrução de teorias e práticas de perspectivas regionais e internacionais.
Além da equipe acadêmica de DI, os alunos terão a oportunidade de se envolver com vários renomados acadêmicos, formuladores de políticas e profissionais do mundo humanitário. Além disso, o curso combina teoria e prática em sua estrutura, que inclui uma viagem de campo, palestras e seminários em sala de aula e um estágio substancial.
Esses componentes produzem um ambiente de aprendizado intenso, o que, em última instância, permite aos alunos dar esse passo do estudo para a prática.
Missão
O Mestrado em Gestão de Conflitos e Ação Humanitária visa proporcionar excelente graduados e profissionais com as habilidades, conhecimentos e quadros éticos necessários para desenvolver uma sólida compreensão das fontes, dinâmica e mecanismos de intervenção disponíveis para ajudar a resolver os complexos desafios políticos, humanitários e de desenvolvimento decorrentes no rescaldo de conflitos e desastres naturais.
Esses incluem:
Desenvolver a capacidade de buscar e absorver novos conhecimentos, mesmo quando isso possa parecer em desacordo com o modo como a resposta a conflitos e necessidades humanitárias é feita no momento;
Explorar a cultura de valor acrescentado específico, religião e tradição pode trazer para a melhoria global do assunto;
Utilizar habilidades analíticas para entender conflitos e projetar, gerenciar e avaliar políticas de recuperação e reconstrução;
Examinar a política existente e identificar lacunas na provisão humanitária ou nos métodos de entrega usando metodologias qualitativas e quantitativas de resolução de problemas, visando desenvolver novas idéias progressistas;
Aproximando-se do seu trabalho com uma genuína atitude colaborativa interdisciplinar ou de especialização cruzada. A capacidade de formar parcerias fortes com organizações além das fronteiras tradicionais (internacionais, voluntárias, do setor privado ou instituições de conhecimento) que possuem recursos (conhecimento, finanças, capital político ou social) que são essenciais para a produção de bons resultados na comunidade (ou bens públicos) é fundamental para o sucesso pós-conflito e requer habilidades de comunicação eficazes.
Agir de forma transparente, com integridade e dentro dos quadros legislativos nacionais e internacionais existentes, ao mesmo tempo que compreende e utiliza as circunstâncias políticas certas quando se apresentam para inovar, mantendo os mais elevados padrões internacionais.
Liderar dentro das instituições e liderar reformas quando necessário.
Engajar efetivamente com cidadãos e vítimas de conflitos no terreno - seja em nível nacional ou subnacional - a fim de adequar a prestação de ajuda às necessidades das comunidades.
Adquirir e atualizar o conhecimento de novas tecnologias que podem estimular inovações e apoiar a implementação bem-sucedida de políticas.
Estrutura do programa
O programa CMHA consiste em quatro semestres (14 semanas cada) oferecidos ao longo de um período de dois anos.
Para completar com sucesso o programa, o aluno é obrigado a tomar 36 horas de crédito. Normalmente, os cursos são de 3 horas de crédito cada.
Cursos Básicos (21 horas de crédito)
Eletivas (9 horas de crédito)
Tese (6 horas de crédito)
A principal língua de ensino e pesquisa no DI é o árabe. No entanto, para fazer o melhor uso das oportunidades internacionais oferecidas pelo CHS e seus parceiros, os candidatos devem ter um excelente domínio do inglês. Os alunos podem optar por escrever suas atribuições e dissertações em inglês ou árabe.
Destinos de carreira
Após a conclusão deste programa, os graduados obterão um "Mestrado em Gestão de Conflitos e Ação Humanitária".
O programa CMHA tem um forte foco aplicado e é direcionado a estudantes que desejam explorar novas (ou melhorar suas) perspectivas de carreira no setor humanitário em seu sentido mais amplo. Habilidades e conhecimentos apropriados dentro deste setor serão desenvolvidos por meio da exposição prática aos desafios freqüentemente enfrentados pelos profissionais, conforme fornecidos por meio de estudos de caso, solução de problemas e exercícios de simulação.
Os alunos também serão apresentados aos mais recentes debates teóricos sobre as melhores respostas políticas às emergências humanitárias, e serão obrigados a manter uma compreensão ativa e atualizada da política global contemporânea. Além disso, através da rede de organizações parceiras do CHS, os estudantes terão acesso a uma ampla gama de contatos no campo, o que poderia desempenhar um papel importante na facilitação de futuras opções de carreira.
Os graduados deste programa adquirirão as habilidades necessárias para seguir diretamente para os Pathways carreira em nível local, regional ou internacional:
Doutorado
Academia e pesquisa
Elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de projetos
Advocacia
Desenvolvimento e planejamento
Conflito internacional
Reconstrução
Alívio humanitário e ação
Diplomacia e política