Introdução
Estudar música em profundidadeNosso Mestrado em Pesquisa em Musicologia irá treiná-lo em pesquisa avançada, dando-lhe uma visão acadêmica sobre os princípios teóricos e artísticos que sustentam a música ao longo da história e das culturas. Você também investigará as circunstâncias contextuais que influenciam a produção, distribuição e recepção de música.Música Ocidental da Idade Média ao Presente; Música e mídiaO programa de Musicologia da Utrecht University enfoca a música ocidental desde a Idade Média até o presente, o impacto da mídia na recepção e conceituação da música e musicologia digital. O trabalho interdisciplinar é central para o programa, e há ligações particularmente fortes com Estudos Medievais e Renascentistas, Novas Mídias e Cultura Digital, Estudos de Gênero, Estudos Pós-coloniais, Humanidades Computacionais, bem como Pesquisa de Jogos.Marcas da PesquisaNossa pesquisa atual se concentra na música do final do século 13 ao início do século 15, polifonia franco-flamenga do Renascimento, música e migração, ópera barroca, música holandesa desde o século 17, música e suas epistemologias do final do século 18 até o presente, A arte e a música popular dos séculos XX e XXI, a complexa relação entre música e política (em particular, durante os séculos XIX, XX e XXI), a interação entre música e mídia (em particular, cinema e mídia digital, mas também o materialidade e semiótica das notações) e o impacto das ferramentas de pesquisa digital na musicologia. Esta pesquisa está firmemente embutida nos componentes ensinados deste programa, que são aprimorados por palestras e masterclasses liderados por especialistas internacionais.Após a graduaçãoVocê terá um conhecimento profundo do campo da musicologia.
Você adquiriu um conhecimento sofisticado de um especialismo em pesquisa, seja no campo da musicologia e / ou em um assunto interdisciplinar.
Você está equipado com as habilidades acadêmicas e profissionais necessárias para identificar, definir, analisar e resolver problemas de pesquisa.
Você aprendeu a conduzir pesquisas independentes no campo da musicologia e a relatar essa pesquisa em um nível avançado.Este programa lhe dará o conhecimento especializado, visão e habilidades necessárias para prosseguir seus estudos em nível de doutorado ou uma carreira como pesquisador. Muitos ex-alunos buscam carreiras acadêmicas em pesquisa musicológica internacional.Perspectivas de CarreiraOs graduados do programa estão equipados para operar no campo internacional da musicologia e, em particular, no campo de sua especialização em pesquisa. Freqüentemente, eles continuam seus estudos em nível de doutorado e, subsequentemente, seguem carreira em ensino e pesquisa acadêmica. Os graduados que não desejam prosseguir estudos de doutorado encontraram emprego em museus, bibliotecas, arquivos, editoras e como professores ou consultores autônomos no setor cultural.Carreiras AcadêmicasDepois de concluir com sucesso o programa de Pesquisa de Mestrado em Musicologia, você será capaz de formular uma proposta de pesquisa de doutorado em um aspecto específico da musicologia. Você terá uma ideia clara do posicionamento de sua própria pesquisa no contexto da pesquisa musicológica internacional.
Você também estará qualificado para competir com sucesso pela admissão em um programa de doutorado em Musicologia na Europa, nos EUA e em outros lugares. Graduados do programa foram admitidos com sucesso, entre outros, para programas de doutorado na UCLA, Berkeley, Universidade de Toronto, Royal Holloway, Universidade de Londres, Universidade de Duke, Universidade de Cambridge, Universidade de Oxford e, claro, Utrecht University .
Histórias de ex-alunosRenée Vulto é aluna de doutoramento na Universidade de Gante
Stefan Udell é estudante de doutorado na Universidade de Toronto
Rutger Helmers é professor assistente na Universidade de Amsterdã.Carreiras ProfissionaisAbaixo você encontra alguns exemplos de empregos que requerem especialização no campo da musicologia ou outras habilidades acadêmicas.Marieke Lefeber é curadora do Museu Speelklok e pesquisadora júnior do Instituto Meertens, Academia Real das Ciências da Holanda.
Uma aluna trabalha como pianista free-lance, musicóloga, consultora de cultura e chefe de pesquisa em Delivering Happiness Holland.
Outro ex-aluno trabalha como consultor de ELT para a Holanda na Oxford University Press.