Introdução
O Mestrado em Planejamento Urbano e Regional é um programa de pós-graduação estabelecido em 1975 na Faculdade de Estudos Interdisciplinares. Atualmente é uma unidade da Faculdade de Arquitetura e Design, orientada para a pesquisa e formação integral e interdisciplinar de profissionais na análise, pesquisa e intervenção nos processos de Planejamento Urbano e Regional, Ordenamento do Território e Desenho de Cidades e Regiões na Colômbia. , a fim de contribuir na busca de soluções para os problemas atuais de nossa sociedade, de acordo com as diretrizes da Missão da Pontificia Universidad Javeriana .
Informações gerais
Conferência: sexta-feira de 2:00 da tarde a 8:00 da tarde e sábados de 7:00 da manhã a 1:00 da tarde
Modalidade:
Licenciado: Mestrado em planejamento urbano e regional
Duração estimada: quatro semestres
Ano de iniciação: 1975
SNIES: 1033
Resolução de registro qualificado: 4647 de 7 de maio de 2012, válida até 7 de maio de 2019.
Valor do mestrado: 11.172.000 / semestre *
Tipo de treinamento: pós-graduação
Lugar onde é oferecido: Bogotá
* O valor do registro corresponde ao custo por período fixado para o ano de 2019.
Plano de estudos
O Mestrado é uma proposta inovadora de pós-graduação, estruturada em três áreas do conhecimento: "Planejamento e Planejamento Urbano", "Desenho Urbano" e "Pesquisa e Simulação", e disciplinas eletivas cujo curso, dada a natureza do programa, permite O aluno segue diferentes percursos de aprendizagem em sua formação, oferecendo aos profissionais a possibilidade de desenvolverem seu próprio perfil de acordo com suas expectativas e desenvolverem-se em um campo multidisciplinar e investigativo, potencializando seu próprio campo de conhecimento.
O estudo acadêmico de planejamento do uso da terra e desenvolvimento urbano regional integral está estruturado em torno dos problemas associados às diferentes escalas territoriais: regional, de sua cidade como um todo e dos setores urbanos; Eles são desenvolvidos em três fases:
A. Análise, Pesquisa e Diagnóstico:
Caracterização
Estrutura ecológica e oferta ambiental.
Vocações e potencialidades. Localização das atividades e usos da terra.
Infra-estruturas de serviço, mobilidade e transporte.
B. Prospecção:
Estudo de macrotendencias.
Identificação de necessidades futuras de planejamento.
Abordagem e análise de possíveis cenários.
Análise de possíveis estratégias e decisões e suas implicações e impactos.
C. Formulação:
Planos, políticas, programas e projetos.
Operações urbanas (exemplo: renovação urbana, consolidação, etc.) vistas como estratégias imobiliárias em sua viabilidade econômica e financeira.
Estudo de implicações sociais e opções de otimização.
A metodologia do programa é definida com uma proposta educacional interativa, entre aluno, professor e tecnologia, que relaciona a conceituação e teorização do pensamento moderno sobre a cidade e o território, através de disciplinas, seminários de pesquisa e atividades complementares, como conferências de pesquisas, oficinas nacionais e internacionais, série de palestras e palestras sobre a cidade com a proposta prática de planos e projetos urbanos e regionais. A história, teoria e prática de planejamento e ordenação - em diferentes disciplinas - permitem, por meio de métodos de análise espacial e territorial - em cenários de simulação urbana e regional - dar suporte científico à intervenção.
Os temas, compostos por módulos, consolidam-se como ponto de partida na construção de conhecimentos que sustentam a oficina. Estes destinam-se a promover nos estudantes os processos de reflexão e formulação teórica que se expressam de forma argumentativa nos Seminários de Investigação (I, II, III) e espacialmente nas correspondentes propostas de desenho regional, urbano e urbano. às oficinas (I, II, III). A articulação temática dos diferentes módulos é avaliada por meio de produções escritas através das quais a aplicação de seus conteúdos na análise, diagnóstico, conclusão e criação de propostas para os cenários propostos na Oficina, bem como no desenvolvimento cumulativo dos módulos. referencial teórico pertencente ao Trabalho de Grau.
Perfil requerente
O Mestrado em Planejamento Urbano e Regional, destina-se a profissionais de diferentes disciplinas que, a partir de sua prática profissional ou desenvolvimento de seus conhecimentos e / ou interesses, desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades profissionais para contribuir na construção e aproveitamento de um espaço que pode conter e determinar sociedades, democráticas, sustentáveis, inclusivas, com uma cultura competitiva e cidadã. Destina-se a profissionais de Arquitetos, Engenheiros, Designers, Advogados, Economistas, Historiadores e Administradores, entre outros.
perfil de pós-graduação
O graduado será capaz de gerar e aplicar conhecimentos e ferramentas básicas de ação e reflexão crítica dentro de grupos de trabalho interdisciplinares em Planejamento, Desenho Urbano e pesquisas de empresas privadas ou do setor público e acadêmico; formular planos e projetos para planejamento e desenho urbano em nível municipal e regional.
Requisitos específicos para admissão ao Mestrado em Planejamento Urbano e Regional
Formulário de inscrição preenchido.
Comprovante de registro de taxas de registro
Ensaio (mínimo de 4 folhas de carta, espaço simples e carta de 10p) indicando as razões que os motivam a entrar no programa, e seus interesses investigativos e profissionais.
Certificado de habilitações de estudos universitários (original e por assunto).
Média de notas de graduação de no mínimo 3.5.
Fotocópia do Diploma e do Diploma Certificado de estudos universitários (não considerados suficientes para inserir os títulos de carreiras intermédias).
Folha de vida.
Entrevista de seleção com os professores do Mestrado
Duas fotografias tamanho 3x4 (fundo branco)
Situações particulares: Estrangeiros e estudantes nacionais que fizeram estudos de graduação no exterior, além dos documentos mencionados acima, devem apresentar:
Candidatos estrangeiros sem nacionalidade colombiana devem anexar uma cópia do passaporte.
Todos os documentos que não estão em espanhol devem ser traduzidos.
Os certificados e o diploma devem ter o carimbo de apostila colocado pelo Ministério das Relações Exteriores ou Entidade encarregada deste processo (Convenção de Haia) no país de origem; ou, na falta deste, para países que não pertencem à Convenção de Haia, autenticados ou selados pelo Cônsul colombiano no país de origem e endossados pelo Ministério das Relações Exteriores da Colômbia.
Não é necessário que o título que o credencia como profissional seja validado ou aprovado na Colômbia (em qualquer caso, isso não o qualifica para exercer a profissão na Colômbia).
Vantagens do graduado
O Mestrado em Planejamento Urbano oferece aos seus alunos:
Um treinamento em análise, pesquisa e intervenção para os processos de planejamento urbano e regional, o ordenamento do território e o desenho de cidades e regiões na Colômbia.
Conhecimento e habilidades para a análise dos processos associados ao planejamento urbano e regional das cidades da Colômbia.
Espaços de pesquisa, reconhecimento e priorização de problemas relacionados ao planejamento urbano e regional do território, e as diversas alternativas que o sustentam.
Competências para coordenar, dirigir e avaliar programas; projetar projetos de planejamento urbano e regional, bem como desenho urbano e gestão da cidade.