O mestrado franco-alemão em viticultura e enologia forma a nova geração de trabalhadores europeus de primeira linha na indústria do vinho. Profissionais que conhecem os problemas atuais do setor vitivinícola: alterações climáticas, digitalização, mudança de hábitos de consumo.
O curso é concluído na Faculdade de Marketing e Ciências Agrárias da Université Haute-Alsace em Colmar e no campus do vinho Neustadt (HWG Ludwigshafen). Os graduados do mestrado em viticultura e enologia recebem os títulos de mestrado alemão e francês. Os alunos se qualificam por meio das habilidades culturais e linguísticas adquiridas durante os estudos.
É um curso duplo com 3 fases práticas na França, Alemanha e no país de sua escolha. Isso dá a você uma sólida experiência profissional e a oportunidade de construir uma rede internacional.curso de estudoO treinamento dura dois anos. Os cursos acontecem parcialmente em Colmar e parcialmente em Neustadt an der Weinstrasse. O curso inclui muitos conteúdos interessantes de estudo sobre o tema da viticultura e enologia, desde a história e cultura da videira e do vinho, à biologia molecular, microbiologia e análise de vinhos, pesquisa de consumo, gestão empresarial sustentável, ecologia, etc. O treinamento assim, oferece muitas perspectivas de carreira.Treinamento apoiado pela UEO mestrado franco-alemão em viticultura e enologia foi criado para promover a cooperação nas áreas da viticultura e enologia e para responder às necessidades crescentes do sector. Por este motivo, o mestrado é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do programa Interreg-V Upper Rhine. Este programa de cooperação transfronteiriça faz parte da política de coesão da União Europeia.requisitos de admissãoLicenciatura com 180 pontos ECTS Qualquer pessoa que tenha o grau de bacharel ou um diploma universitário equivalente em viticultura e enologia, gestão do vinho, tecnologia alimentar, biologia, química, bioquímica, agronomia e outras disciplinas relacionadas pode ser admitido no curso
Um nível B1 no idioma do país parceiro (Alemanha ou França) e um nível B2 / C1 no idioma do país onde o registro ocorre (França ou Alemanha)
Motivação para profissões do setor vitivinícola.Perspectivas de carreiraO mestrado franco-alemão em viticultura e enologia abre muitas perspectivas de carreira. Em particular, permite que você trabalhe nas seguintes profissões: consultor de vinhos em uma empresa comercial ou câmara de agricultura, diretor sindical, oficial de comunicações em um instituto, gerente de vendas, gerente de compra de uvas, agrônomo, professor em escolas agrícolas e de vinho , gerente de projeto em viticultura ou enologia, etc.