O programaO Curso de Mestrado em Arquitetura e Sustentabilidade da Cidade combina um estudo teórico aprofundado de uma série de disciplinas preparatórias para a atividade profissional com uma forte abordagem técnico-aplicada ao design, decididamente focada nos temas da regeneração urbana e do planejamento sustentável. Os ensinamentos das várias disciplinas de design (composição arquitetônica, restauração, planejamento urbano e tecnologia da arquitetura e construção) são organizados em oficinas interdisciplinares em que o aluno, apoiado em qualquer caso por uma parte do ensino teórico, realiza uma atividade aplicativo voltada para adquirir habilidades especializadas para projetar soluções complexas e experimentais na área de construção e planejamento urbano
O Mestrado em Arquitetura em Sustentabilidade de Cidades permite o acesso ao concurso estadual para a profissão de arquiteto, planejador, arquiteto paisagista e conservador. As competências profissionais que podem ser adquiridas abrangem, portanto, um amplo espectro. O arquiteto possui competências específicas em projeto arquitetónico e construção civil, planeamento urbano e ordenamento do território, levantamento e levantamento geográfico, bem como na restauração e restauro de edifícios abrangidos pelo Código do Património Cultural e Paisagístico ou não de caráter arquitetónico e significativo natureza artística. O planejador tem habilidades no planejamento da cidade, território, paisagem e meio ambiente, bem como na execução e coordenação de análises complexas e especializadas de estruturas urbanas, territoriais, paisagísticas e ambientais. As suas atribuições são também a coordenação e gestão das atividades de avaliação ambiental e a viabilidade de planos e projetos urbanos e territoriais, e a definição de estratégias, políticas e projetos de transformação urbana e territorial.
O arquitecto paisagista tem competências na concepção e supervisão de obras relacionadas com a concepção de jardins e parques; na elaboração de planos paisagísticos; na restauração de parques e jardins históricos. O conservador atua na conservação do patrimônio arquitetônico e ambiental e no diagnóstico dos processos de degradação e instabilidade do patrimônio arquitetônico e ambiental, identificando intervenções e técnicas voltadas à sua restauração ou preservação. Outras competências dizem respeito à concepção, desenvolvimento, fiscalização de obras, estimativa, ensaio e gestão e avaliação de impacte ambiental de obras, estruturas e infra-estruturas, bem como de sistemas e instalações civis, ambientais e territoriais.
O mestrado, fruto do chamado curso 3 + 2, tem exatamente o mesmo valor jurídico e substancial que o diploma de ciclo único de cinco anos. Para ser admitido no Curso de Mestrado em Arquitetura e Sustentabilidade Urbana, é necessário possuir um diploma de três anos ou diploma universitário, ou outra qualificação obtida no estrangeiro reconhecida como adequada.O que esperar após a formaturaOs graduados do Mestrado em Arquitetura e Sustentabilidade da Cidade adquirem uma vasta gama de competências profissionais relacionadas com o projeto de novos edifícios e espaços abertos, a prática de planejamento urbano e regional, a restauração e conservação de edifícios existentes, construção e levantamento urbano, e a coordenação do processo de construção. Isso também pode incluir a organização do trabalho de outros especialistas e profissionais da área de Arquitetura, Engenharia de construção, Planejamento urbano e regional e Restauração arquitetônica. Os graduados poderão assumir funções de alta responsabilidade em instituições públicas ou privadas, mas também em empresas públicas ou privadas que operam nas áreas de construção e processos de transformação urbana. Os graduados também podem fazer o exame de Estado italiano finalizado no exercício independente da atividade profissional na Itália. A aquisição de Competências pode ser reforçada por estágios opcionais de pós-graduação e estágios, organizados em cooperação com cerca de mil entidades públicas e empresas privadas, maioritariamente estúdios profissionais, filiados na Universidade. O sucesso do programa é destacado por altas taxas de emprego (acima de 90%) nos três anos seguintes à graduação.Requisitos de AdmissãoInstrução para estudantes italianos e europeus . Procedimentos para nacionais de países terceiros .Opções de duplo grauO Mestrado oferece aos seus alunos a opção de duplo grau, realizado em colaboração com a Université Internationale de Rabat (Marrocos)