Mestre em Ciência da Computação
Vrije Universiteit Brussel
Informação chave
Localização do campus
Brussels, Bélgica
línguas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
2 anos
Ritmo
Tempo total
Propinas
EUR 1.116 / per year *
Prazo de inscrição
31 Mar 2024
Data de início mais cedo
16 Sep 2024
* tempo integral para cidadãos do EEE; € 3.254 por ano em tempo integral para cidadãos não pertencentes à UE/EEE
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Introdução
Este programa de língua inglesa é projetado para estudantes com uma sólida formação acadêmica básica em ciência da computação (Bacharelado em Ciência da Computação). Os objetivos do programa são fornecer uma compreensão e conhecimento mais profundos de várias especializações da ciência da computação e preparar o aluno para um papel ativo na pesquisa e desenvolvimento da ciência da computação.
O programa inclui as seguintes especializações que os alunos podem escolher:
- Inteligência artificial
O foco desta especialização está na construção de artefatos de software inteligentes. As teorias de sistemas dinâmicos complexos e auto-organização são enfatizadas a partir da teoria de sistemas dinâmicos complexos desenvolvida em campos relacionados, como matemática, física e biologia. - Multimídia
Os alunos desta especialização realizarão uma exploração aprofundada das técnicas de processamento de sinais e comunicação de conteúdos multimédia. O programa é projetado para construir um conhecimento tecnológico e científico aprofundado de vários domínios multimídia, como televisão digital, telefonia e videofonia, animação por computador, jogos de computador e Internet. - Linguagens de software e engenharia de software
Nesta especialização, os alunos adquirem as habilidades necessárias para construir aplicativos de software complexos e sistemas com uso intensivo de software. Os alunos também aprendem métodos cientificamente sólidos, bem como as mais novas técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de software. - Web e sistemas de informação
Esta especialização está vocacionada para o desenvolvimento de sistemas de informação e desenvolvimento de aplicações no contexto da Web. Os alunos irão aprender sobre dados e técnicas de representação semântica e adquirir conhecimentos tecnológicos e científicos aprofundados relacionados com os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos para a Web.
Admissões
Currículo
Todos os alunos estudam um programa básico de 30 créditos ECTS; fazer um treinamento de pesquisa de 6 créditos ECTS e uma tese de mestrado de 24 créditos ECTS. Os alunos DEVEM escolher uma das quatro especializações:
- Inteligência artificial
- Multimídia
- Linguagens de Software e Engenharia de Software
- Gestão de dados e análise.
30 créditos ECTS devem ser gastos em cursos obrigatórios e opcionais dentro da especialização escolhida. Os restantes 24 créditos ECTS opcionais podem ser obtidos no âmbito da especialização ou de outras especializações. Finalmente, 6 créditos ECTS podem ser escolhidos livremente em qualquer curso VUB de nível mestre. Esta escolha livre de 6 créditos ECTS deve ser especificada através do formulário (ver site da faculdade). Aqui também está uma oferta interuniversitária de disciplinas eletivas anunciadas pelo departamento. Isso eleva o total para 120 créditos ECTS. A dissertação de mestrado, assim como a formação em pesquisa, precisam estar relacionadas à especialização escolhida.
Os alunos têm que escolher um tema de dissertação de mestrado e formação de pesquisa dentro da especialização escolhida. Só se podem inscrever nas unidades curriculares de 'Formação pela Investigação' e 'Tese de Mestrado Ciências Informáticas' os alunos que já tenham obtido pelo menos 45 créditos ECTS.
No total, este plano académico compreende 120 créditos ECTS.
Resultado do programa
Os objetivos gerais do currículo são:
- Aquisição de conhecimento factual e compreensão, incluindo o estímulo ao pensamento abstrato e conceitual, e a aquisição de uma visão geral e compreensão das conexões, ou seja, conhecimento científico básico da disciplina.
- Aprender a expandir e aplicar o conhecimento em projetos (de pesquisa), incluindo o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, uma atitude independente e uma forma metódica de desenvolver novos insights e conhecimentos, ou seja, competências científicas gerais.
- A aquisição de habilidades intelectuais; aprender a trabalhar individualmente e em equipe; a aquisição de uma atitude de aprendizagem ao longo da vida; aprender a comunicar informações, ideias, problemas e soluções para especialistas e não especialistas, ou seja, competências gerais.
Depois de terminar este currículo, o aluno adquiriu as seguintes competências:
Conhecimento científico básico da disciplina
- Conhecimento profundo, ativo e atualizado da teoria, bem como da prática das disciplinas centrais das ciências da computação: programação e linguagens de programação, algoritmos e estruturas de dados, bancos de dados e sistemas de informação, interpretação e compilação de programas de computador, lógica, autômatos e computabilidade, engenharia de software, sistemas distribuídos e em rede, inteligência artificial; tudo isso no nível dos livros-texto padrão da disciplina e no nível da literatura científica.
- Conhecimento ativo, aplicável e atualizado de disciplinas de disciplinas de apoio (matemática, estatística) e de disciplinas de contexto (economia, empreendedorismo, gestão).
- Conhecimento ativo, aplicável e atualizado da teoria, bem como a prática de projetar, desenvolver, implantar e manter sistemas de software complexos.
- Conhecimento profundo e ativo das disciplinas da especialização escolhida, ao nível da literatura científica especializada.
- Conhecimento do estado da arte da especialização escolhida.
Competências científicas gerais
- Ser capaz de projetar e implementar uma solução para uma tarefa complexa, não necessariamente claramente delineada ou declaração de problema com um grande espaço de solução aberto, individualmente ou em grupo, aplicando o estado da arte de diferentes disciplinas das ciências da computação, se necessário, complementado por resultados de pesquisas recentes.
- Ser capaz de enfrentar um problema de pesquisa aberto dentro da especialização escolhida, consultando e processando a literatura científica certa e escolhendo a metodologia de pesquisa aplicável; planejar, executar e relatar pesquisas científicas.
Competências gerais
- Sentido de responsabilidade, lidar com a pressão, atuar individualmente e em equipe.
- Mobilidade intelectual e curiosidade, acompanhando as evoluções da disciplina e familiarizando-se com elas, atitude de aprendizagem ao longo da vida.
- Ser capaz de pesquisar e consultar a literatura em inglês, avaliar qualitativamente novas técnicas e tecnologias e aplicá-las de forma flexível.
- Ser capaz de pesquisar, avaliar e selecionar literatura científica e aplicá-la de maneira flexível.
- Comunicar informações, ideias, problemas e soluções para um público de colegas, bem como para profissionais de outras disciplinas.
- Reportagem em holandês e inglês, e apresentação em mídia moderna.
- Poder contribuir com uma equipe na elaboração de projetos de pesquisa e na redação de propostas de projetos.
- Escrever publicações científicas, ou seja, ser capaz de comunicar ideias, problemas e soluções a um público de especialistas.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
Você estará equipado exatamente com as habilidades que são fundamentais para uma carreira de sucesso em uma indústria ou academia de ponta: uma mente perspicaz e inquisitiva, dedicada a expandir os limites do conhecimento e da realização humana.
Você pode até fazer parte de uma das equipes de pesquisa altamente profissionais da VUB com impacto social e econômico. Aqui você poderá implementar uma política ativa de transferência de tecnologia e conhecimento, patenteamento, criação de spin-offs, redes industriais e inovação.