Apresentação: A análise e o estudo do desenvolvimento territorial e urbano estão a adquirir um papel cada vez mais protagonista no quadro da promoção das diferentes estratégias nacionais e regionais de expansão, desenvolvimento e integração baseadas no crescimento com inclusão e cooperação entre os diferentes níveis de Estado e demais instituições instâncias. Assim, na perspectiva das Ciências Sociais, uma abordagem “mais territorial” da pesquisa para as políticas públicas tem assumido um impulso interessante. Não é uma reação fantasiosa, mas uma resposta esperada a mutações socioterritoriais altamente relevantes que estão ocorrendo.
Por isso, para promover o desenvolvimento econômico territorial e urbano sustentável e socialmente igualitário, com geração de emprego, renda e oportunidades eqüitativas para todos os setores da população, é imprescindível a formulação de projetos de estudos e pesquisas sobre os processos territoriais e urbanos. que permite conhecer e diagnosticar as dinâmicas aceleradas de transformação, bem como as suas bases e configurações socioeconómicas que as sustentam. Essas investigações, além de contribuírem com um rico corpo de conhecimentos e debates existentes no meio acadêmico atual, podem ser um insumo insubstituível que, junto com as medidas que visam atingir os principais equilíbrios macroeconômicos e a promoção da diversidade produtiva, possam promover políticas territoriais na natureza voltada para a identificação e promoção de potencialidades espaciais e ajustes sustentáveis entre população, economia e território.
O Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Urbano será ministrado conjuntamente pelas Universidades Nacionais de Quilmes e Avellaneda utilizando a plataforma virtual da Universidade Virtual de Quilmes. Ambas as universidades possuem todas as instalações usuais em instituições de ensino superior adequadas para o ensino de pós-graduação. De resto, ambas as universidades têm experiência no ensino de cursos de pós-graduação e graduação a distância, sendo a Universidade Nacional de Quilmes uma instituição pioneira na Argentina nesta modalidade de ensino. O campus virtual da UNQ, que será a plataforma de ditado do mestrado, é extremamente flexível e capaz de suportar uma ampla gama de recursos (incluindo a transmissão de arquivos de áudio, imagem e vídeo), além de permitir instâncias síncronas (e / não apenas assíncrona) de interação entre professores e alunos.