Descrição do programa
O mestrado em Economia para Cidades Inteligentes e Política Climática é um programa de dois anos inteiramente ministrado em inglês. Ele é projetado para alunos altamente qualificados e com orientação internacional.
Este curso fornecerá a você o conhecimento econômico para navegar pelas tendências atuais que moldam as economias metropolitanas do século XXI. Envolve a aplicação de métodos quantitativos da economia ao estudo de áreas metropolitanas novas e em transformação e seus ambientes competitivos. Este programa envolve, de facto, um forte envolvimento e interesse pela economia e econometria aplicada ao tema urbano (Economia Urbana, Economia Ambiental e Energética, Avaliação de Políticas Públicas, Econometria, Sistemas de Tráfego e Transporte, Sistema de Informação Geográfica, Big Data ...).
Para obter mais informações sobre este programa, inscreva-se em nossas sessões de apresentação online .
O ensino é firmemente orientado para o mundo dos negócios e conta com uma combinação de metodologia teórica da economia e estudos de caso do mundo real. O Programa de Mestrado ESCLiP desenvolveu fortes ligações com parceiros industriais e acadêmicos de várias áreas relacionadas, nomeadamente eletricidade, finanças, energia, organizações internacionais, transportes e ministérios. As instituições e empresas parceiras do Programa incluem a cidade de Paris, EDF e SNCF, para citar alguns.
Em uma economia cada vez mais global, as áreas metropolitanas são os componentes básicos da competição econômica e do crescimento. Capital, reservas de trabalho, conhecimento, infraestruturas e sua distribuição dentro e através do espaço geográfico desempenham um papel importante no desenvolvimento econômico e na prosperidade de uma área metropolitana.
Como destacado pelo Economist, um relatório do instituto de pesquisa americano Brookings Institution mostra que “as 300 maiores economias metropolitanas do mundo respondem por 19% da população global e quase metade do PIB mundial. Na última década, a renda e o emprego tenderam a crescer mais rapidamente nessas áreas urbanas do que em suas médias nacionais ”.
Apesar da competição internacional e da livre mobilidade de insumos como ativos, matérias-primas e conhecimento, a localização ainda desempenha um papel fundamental como diferencial competitivo. Como as infraestruturas ferroviárias, portuárias e rodoviárias estavam entre os fatores-chave para determinar onde localizar um novo negócio ou uma nova filial, os escassos recursos humanos agora fazem parte do processo de tomada de decisão.
Como Joel Kotkin escreveu em seu livro The New Geography (2012), “essas mudanças alteram profundamente a própria natureza do lugar e sua importância, ao tirar a ênfase dos fatores físicos e colocar maior ênfase na concentração de habilidades humanas em densas concentrações da população ”.
Com mais recursos do que suas contrapartes não metropolitanas, as economias metropolitanas tiram vantagem de mercados maiores para bens e serviços, têm grupos de trabalhadores mais especializados e se beneficiam de serviços de transporte e telecomunicações mais avançados e confiáveis. Nesse contexto, as áreas metropolitanas tendem a ser os principais geradores de prosperidade econômica e um terreno fértil para empresas inovadoras de tecnologia.
As regiões metropolitanas do século 21 estão se transformando e abraçando novos desafios tecnológicos, urbanos e de mobilidade. Para se encaixar com sucesso na transformação em expansão metropolitana, muitas cidades existentes terão que implementar uma estratégia econômica eficaz, sustentável e sob medida. Moldar novos padrões urbanos, preservar e melhorar seu meio ambiente e encontrar um equilíbrio entre as taxas rápidas de urbanização e a qualidade de vida das pessoas estão entre os desafios a serem superados.
O programa Economia para Cidades Inteligentes e Política Climática fornece uma compreensão aprofundada de áreas metropolitanas novas e em transformação e seus ambientes competitivos.
Seguindo a tradição de excelência da École Polytechnique em ciências aplicadas, o Mestrado em Economia para Cidades Inteligentes e Política Climática é destinado a alunos com uma sólida formação matemática e interesse em economia.
Para aqueles que desejam obter um conhecimento rigoroso e aprofundado dos desafios da metreconomia e estão procurando usar suas habilidades técnicas em papéis estratégicos e orientados para a liderança, este curso fornecerá o know-how para navegar nas tendências que moldam as 21 economias metropolitanas. O programa envolve a aplicação de métodos quantitativos avançados para o estudo de novas e transformadoras áreas metropolitanas e seus ambientes competitivos.
O ensino é resolutamente profissional, contando com uma combinação de ensinamentos metodológicos e estudos de caso reais para descobrir as tendências ocultas que orientam a evolução de segmentos de mercado específicos e modelos de negócios.
O programa Economia para Cidades Inteligentes e Política Climática enfatiza o aprendizado prático e experimental, convidando você a entrar nos mundos da pesquisa e da indústria, principalmente por meio de estágios de quatro a seis meses.
A orientação profissional do programa é fortalecida pelas fortes e mútuas ligações com parceiros industriais e institucionais de vários campos relevantes: imobiliário, finanças, energia, organizações internacionais e ministérios. Instituições e empresas como o Banco Mundial, SNI, EDF e SNCF estão entre os parceiros do programa - para citar apenas alguns.Resultados da CarreiraO programa Economia para Cidades Inteligentes e Política Climática é voltado para alunos que pretendem embarcar em carreiras como executivos, nos setores público e privado. O programa oferece aos alunos o conhecimento, as habilidades e a experiência de que precisam para obter sucesso em suas carreiras.
Carreiras diferentes estão disponíveis após a conclusão do grau:Cargos gerenciais em diversos setores, como transporte, energia, meio ambiente, imóveis comerciais, gestão urbana e de infraestrutura e serviços.Cargos de assessoria econômica em instituições locais, regionais, governamentais e internacionais.Posições de consultoria, caso em que o conhecimento de mercado ganho com o programa será inestimável.Requisitos de aplicaçãoOs candidatos devem ser bacharel em Economia, Matemática, Engenharia Civil e / ou Estudos de Transporte, ou "Diplôme d'ingénieur" antes do início do programa.
Para mais informações sobre os critérios e procedimentos de admissão, visite nosso site .Vida de estudanteA vida estudantil na École Polytechnique muito além dos cursos acadêmicos. Esportes, artes cênicas, clubes e atividades estudantis não apenas enriquecem o tempo dos alunos no campus, mas também oferecem oportunidades maravilhosas de aprendizado, networking e desenvolvimento de habilidades importantes fora da sala de aula.
École Polytechnique tem o prazer de fornecer acomodação no campus para todos os alunos de pós-graduação, desde que eles o solicitem dentro do prazo determinado.