Introdução
O Mestrado em Engenharia da Informação e da Comunicação (Laurea Magistrale in Ingegneria dell'Informazione e delle Comunicazioni) tem como objetivo proporcionar aos alunos graduados competências avançadas na área das telecomunicações e da engenharia eletrónica.
Os graduados especializados irão adquirir um conhecimento profundo das mais recentes tecnologias, ferramentas, sistemas e infraestruturas para aplicações de telecomunicações. O processo de estudo será combinado com sessões práticas de laboratório, a fim de proporcionar aos alunos competências práticas e teóricas.
O programa padrão de MS dura dois anos. Inclui cursos de fundamentos de Telecomunicações, bem como cursos de especialização avançada escolhidos pelo aluno.
Todos os anos, no mês de março, a Comissão de Ensino aprova o Manifesto Studiorum que contém o programa do curso do ano letivo seguinte. Isso inclui a lista de cursos disponíveis, seus respectivos programas, tipos de exames, material educacional e informações administrativas. Graças ao programa de mobilidade internacional Erasmus, o plano de estudos pode conter cursos e exames realizados em outras universidades europeias de topo. Este programa pode ser realizado sem aumento de taxas. O período no exterior pode durar de três a doze meses. Outras oportunidades de mobilidade internacional também são possíveis.
Ao final do programa de mestrado, o aluno deverá fazer um estágio em uma empresa ou em um laboratório de pesquisa.
Os alunos com múltiplas qualificações de nível universitário em Eletrônica, Engenharia da Informação, Engenharia de Telecomunicações ou disciplinas relacionadas podem ter um certo número de exames reconhecidos de estudos anteriores em seus planos de estudo individuais. O reconhecimento do exame dependerá da formação educacional do aluno e será realizado somente após a inscrição oficial no Departamento de Engenharia da Informação e Ciência da Computação (DISI).
visão geral do programaO Mestrado em Engenharia da Informação e Comunicação visa formar profissionais para produzir e gerir inovação tecnológica e cumprir funções técnicas e / ou gerenciais de elevado perfil em contextos que requeiram um conhecimento aprofundado das disciplinas da Engenharia da Informação, com enfoque em aspetos específicos da Engenharia de Telecomunicações .
A oferta educacional está organizada em três currículos, com diferentes áreas de especialização:Área de " Processamento e Entendimento de Sinais ", que visa fornecer expertise vertical no projeto e análise de informações para diversas áreas de aplicação, como multimídia, sensoriamento remoto ambiental, tecnologias assistivas e biomédica, segurança digital e cidades inteligentes.
Área "Wireless and Networking", que visa proporcionar conhecimentos aprofundados no estudo, concepção e desenvolvimento de sistemas sem fios para comunicações / radar e redes de telecomunicações, bem como a sua aplicação terrestre e aeroespacialCursosO Master of Science em Engenharia da Informação e Comunicação consiste em 120 ECTS. Ele fornece aos alunos 120 créditos ECTS (European Credit Transfer System). Todos os alunos são obrigados a frequentar os cursos de especialização obrigatórios e de livre escolha. A quantidade de créditos relativos a cada curso pode variar entre 3 e 12, dependendo da quantidade de horas acadêmicas do próprio curso. A dissertação e o exame final conferem alguns créditos adicionais. O plano de estudos também pode incluir exames efectuados noutras universidades europeias no âmbito do programa de mobilidade internacional Erasmus +. Os alunos podem ingressar neste programa sem nenhum aumento nas taxas. O período de permanência no exterior pode durar de três a doze meses.
O programa começa todos os anos em setembro. O ano letivo é dividido em dois semestres: semestre de outono (de setembro a janeiro) e semestre de primavera (de fevereiro a junho). Os períodos semestrais são dedicados a exames e férias.
Créditos necessários para a conclusão do programa de mestrado em Engenharia da Informação e Comunicação: 120 ECTS
Notas: de acordo com as declarações da Sorbonne (1988) e da Bolonha (1999), os programas de estudos de nível universitário no Espaço Europeu do Ensino Superior estão estruturados em créditos universitários (ECTS). Um crédito universitário corresponde a 25 horas de carga horária do aluno, incluindo o tempo de preparação pessoal. A carga horária média anual para um aluno em tempo integral é convencionalmente fixada em 60 créditos.Oportunidades de carreiraOs nossos Engenheiros de Informação e Comunicação (IC) cumprem 21 perfis profissionais europeus de TIC entre os 23 recentemente definidos pela União Europeia. Para relatar apenas alguns deles: Gerente de Informações de Negócios, Analista e Arquiteto de Sistemas, Gerente de Operações de TIC, Desenvolvedor, Especialista em Mídia Digital, Especialista Técnico e de Rede, Gerente de Segurança de TIC, Treinador de TIC e Consultor.
Em geral, nossos engenheiros de IC adquirem know-how em:Projeto, teste, validação, controle e produção de novos dispositivos, desde redes de nanosensores sem fio a grandes sistemas aeroespaciais;
A criação de software para análise, compreensão, transmissão e exploração da informação em todas as suas instâncias físicas;
A organização e gestão dos sistemas de comunicação, bem como todos os aspectos relacionados com a sua inovação e marketing.Oportunidades de empregoOs nossos Engenheiros de Informação e Comunicação (IC) cumprem 21 perfis profissionais europeus de TIC entre os 23 recentemente definidos pela União Europeia. Para relatar apenas alguns deles: Gerente de Informações de Negócios, Analista e Arquiteto de Sistemas, Gerente de Operações de TIC, Desenvolvedor, Especialista em Mídia Digital, Especialista Técnico e de Rede, Gerente de Segurança de TIC, Treinador de TIC e Consultor.Estudos posterioresO Master of Science em Engenharia da Informação e Comunicação dá a base para acessar a ICT International Doctoral School.
AdmissãoPrazos de inscriçãoMarço para cidadãos não pertencentes à UE que vivem fora da Itália
Junho para cidadãos da UE e não cidadãos da UE que vivem regularmente na ItáliaComo aplicarAcesse o formulário de inscrição online
Carregue os documentos necessários
Envie sua inscrição online dentro do prazoRequisitosBacharelado (ou equivalente) em Engenharia da Informação e Comunicação ou área relacionada
Inglês no nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para LínguasCritério de seleçãoCurrículo acadêmico
Conhecimento da lingua inglesa
Currículo
Declaração de propósito