Introdução
Por que estudar este programaMestrado com especialização em Filosofia, Política e SociedadeO único programa de mestrado do mundo em Filosofia, Política e Sociedade
Tópicos diretamente relacionados a questões sociais urgentes e dilemas políticos concretos
Muita atenção para os diferentes campos onde os filósofos podem acabar.
Nossos alunos avaliam este programa de mestrado em 8,5 de 10 de acordo com a Pesquisa Nacional de Estudantes de 2019.Nossa abordagem neste campoA filosofia da sustentabilidade e do meio ambiente é particularmente interessante e valiosa por dois motivos. A primeira razão é prática: a humanidade está enfrentando desafios imensos devido aos nossos impactos no meio ambiente, desafios aos quais não podemos adiar uma resposta. Sabemos que a influência humana no sistema climático é clara e que as ações humanas ameaçam mais espécies com a extinção global agora do que nunca. Além disso, temos 17 metas de desenvolvimento sustentável a serem alcançadas até 2030. Essa situação levanta muitas questões filosóficas. Quais são as causas fundamentais da situação em que nos encontramos atualmente? Como devemos reagir? O que devemos às gerações futuras, aos organismos não humanos e aos nossos atuais semelhantes? Essas questões precisam urgentemente de respostas. Nesta especialização mestrado, examinaremos as várias respostas dadas por filósofos do passado e do presente.
A segunda razão é teórica: as teorias centrais da filosofia prática, como a deontologia e o utilitarismo ou as teorias sobre democracia e comunicação, geralmente se preocuparam e se desenvolveram para a interação dos seres humanos racionais que vivem atualmente. A aplicação dessas teorias aos "casos fronteiriços" da filosofia, como humanos que ainda não existem ou organismos que não são humanos, oferece obstáculos interessantes. Se nossas teorias filosóficas não podem explicar ou combinar nossas intuições sobre o que devemos às gerações futuras ou aos animais, por exemplo, também temos motivos para duvidar de sua aplicabilidade aos casos "normais" de seres humanos racionais que vivem atualmente. A filosofia da sustentabilidade e do meio ambiente, portanto, nos torna mais críticos para nossa caixa de ferramentas filosóficas.Tópicos interessantesPara lhe dar um exemplo dos tipos de perguntas que você encontrará na Especialização do Mestrado em Filosofia, Política e Sociedade, uma lista (não exaustiva) de possíveis tópicos de teses e questões dissertativas está listada abaixo:Os animais podem ser cidadãos políticos de nossa sociedade?
As nações podem ser responsabilizadas por emissões anteriores de gases de efeito estufa?
Podemos ter deveres para com as espécies e ecossistemas como tais ou apenas para com os organismos individuais?
Quais são as responsabilidades morais das empresas para alcançar um desenvolvimento sustentável?
Como os governos podem dividir os encargos da política ambiental de maneira justa entre seus cidadãos?
Por que nos importaríamos com o futuro distante, quando nós mesmos não estaremos mais por perto?