O Mestrado em Logística Integral busca ampliar e desenvolver conhecimentos para a solução de problemas na área de logística integral, proporcionando ao aluno conceituações, metodologias e ferramentas que o capacitem como pesquisador em sua área de formação.
Uma análise da atividade empresarial de Cartagena e da região mostra o potencial de desenvolvimento profissional dos futuros professores de Logística Integral, quando se evidenciam propostas de integração dos setores público e privado, para promover e desenvolver áreas de atividade logística. Cartagena e a região possuem um importante parque industrial que exigiu uma infraestrutura logística para o desenvolvimento de seus processos. Importantes clusters têm se desenvolvido em suas zonas industriais, como concentrações geográficas de empresas e instituições inter-relacionadas que atuam na atividade produtiva (Petroquímica e Plástica, Alimentos, Manufatura, Serviços, Transporte, Pesca e Cultivo, Química, Metalmecânica, Construção e Turismo), tais como como modelos de integração da cadeia de suprimentos,
Cartagena e a região possuem um dos sistemas portuários mais movimentados da Colômbia, onde existem importantes terminais públicos como a Sociedade Portuária Regional de Cartagena, Sociedade Portuária Regional de Barranquilla, Sociedade Portuária Regional Santa Marta, CONTECAR, entre outros. O seu elevado nível de atividade logística e industrial, com marcada projeção de crescimento sustentado, exigirá profissionais em formação avançada que ajudem a estudar os problemas da logística integrada e a propor soluções de forma científica e estruturada, com compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade. Social.
Como a natureza dos problemas cotidianos exige habilidades e conhecimentos multi e interdisciplinares, a Universidade Tecnológica de Bolívar propõe um programa de mestrado que integra o conhecimento e o conhecimento de várias disciplinas (Engenharia Industrial, Engenharia de Sistemas, Economia, Administração de Empresas, Finanças e Negócios Internacionais) e as experiências de pesquisa de seus grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa de Produtividade e Qualidade do GIPC, Grupo de Pesquisa GRITAS em Tecnologias Aplicadas e Sistemas de Informação e o Instituto de Estudos de Desenvolvimento iDe, que têm feito contribuições importantes para o desenvolvimento local e regional.