Descrição do programa
Os sistemas de energia inteligentes descentralizados desempenham um papel cada vez mais importante na perspectiva da integração das fontes de energia renováveis no sistema de energia e na transição para uma sociedade com baixo teor de carbono. Depois de concluir este programa, o resultado de aprendizagem alcançado será uma visão geral holística dos sistemas de energia descentralizados e competências especializadas em engenharia de energia.
Sistemas Descentralizados de Energia Inteligente (DENSYS) em KTHOs objetivos gerais do Mestrado Conjunto Erasmus Mundus “DENSYS” são os seguintes:formar engenheiros altamente qualificados com abordagens multifísicas, que serão capazes de projetar, dimensionar, otimizar e operar sistemas de energia inteligentes descentralizados, com um nível suficiente de visão geral sistêmica, o que permite analisar as interações complexas em sistemas de energia,
treinar futuros pesquisadores (para os setores público e privado), visto que os sistemas de energia descentralizados ainda requerem fortes investimentos em P&D, na escala do sistema (gestão inteligente), na escala do componente (por exemplo, otimização da vida útil, eficiência energética ou densidade, etc.) e na escala do mecanismo elementar.
treinar alunos altamente qualificados para contribuir de forma otimizada para este campo, fornecendo um perfil educacional multinacional em forma de T *. A barra vertical do T representa a profundidade das habilidades e conhecimentos nas disciplinas de engenharia mecânica, química e elétrica, enquanto a barra horizontal representa uma compreensão mais geral de outras disciplinas, criando uma capacidade de explicar a complexidade dos sistemas de energia descentralizados e trabalhar com especialistas em outras áreas de especialização.
proporcionar aos alunos uma rede internacional, bem como uma genuína aprendizagem europeia, uma experiência cultural e linguística integrada.O programa de 120 ECTS de dois anos é desenvolvido em conjunto com quatro parceiros acadêmicos em toda a Europa:A Universidade de Lorraine - UL em Nancy (França)
KTH , Royal Institute of Technology - KTH em Estocolmo (Suécia)
Universidade Politécnica da Catalunha - UPC em Barcelona (Espanha)
Instituto Politécnico de Torino - Polito (Itália).O programa é reforçado por uma vasta gama de parceiros associados de universidades internacionais, PME, grandes indústrias e outros consórcios da UE. O programa inclui um esquema de mobilidade integrada, com o primeiro ano na UL, onde os alunos dominam os princípios físicos e os parâmetros que regem as principais fontes de energia renováveis, tecnologias de armazenamento de energia, sistemas de conversão entre portadores de energia aplicados ao controle e otimização de smart multi - sistemas de energia descentralizados da transportadora. O terceiro semestre é gasto no KTH , UPC ou PoliTo, onde os alunos se especializam, respectivamente, na integração de sistemas de energia descentralizados em um sistema de energia global, engenharia de energia térmica ou armazenamento de energia por power-to-X. O quarto semestre corresponde a uma tese de estágio / mestrado ministrada em particular pelos parceiros associados da DENSYS, quer no sector da indústria, quer numa instituição de investigação. Duas escolas conjuntas de verão serão organizadas para networking e para expandir as habilidades transferíveis dos alunos, como negócios e empreendedorismo, ou habilidades mais técnicas, como armazenamento de energia, hidrogênio ou modelagem de sistemas de energia. Além disso, uma semana de imersão na Universidade de Liège (Bélgica) proporcionará sólidos conhecimentos no uso de inteligência artificial para gerenciar redes de energia. Para expandir a visão dos alunos, uma ampla gama de cursos será proposta, incluindo ciências sociais e humanas lidando com formulação de políticas energéticas, geografia, aceitação social, percepção de risco, finanças, negócios, juntamente com uma experiência cultural e linguística integrada. Uma parte significativa da pedagogia contará com módulos baseados em casos e desafios (grandes projetos multidisciplinares e multi-objetivos), retirados da vida real e envolvendo parceiros da indústria e da sociedade civil (legisladores, partes interessadas locais, associações, etc.).
Para os alunos que optarem por realizar o 3º semestre na KTH , serão concedidos mestrados duplos da UL e KTH .
Requisitos de admissãoO programa está aberto a todos os candidatos de todo o mundo. O número de vagas no programa é limitado, a admissão é altamente competitiva. Os requisitos de elegibilidade (validados por todas as universidades do Consórcio) são os seguintes:diploma de bacharelÉ necessário um diploma de bacharel ou qualificações acadêmicas equivalentes de uma universidade reconhecida internacionalmente:grau de bacharel em ciências,
grau de bacharel em engenharia,
grau técnico de bacharelado em engenharia mecânica ou aeronáutica, engenharia química, engenharia elétrica,
grau técnico de bacharelado em engenharia de energia onde os cursos de mecânica dos fluidos, termodinâmica aplicada e transferência de calor são obrigatórios,
Outros graus técnicos ou científicos naturais correspondentes no primeiro nível (180 créditos) também podem dar elegibilidade, mas cursos específicos devem ser incluídos: termodinâmica aplicada, transferência de calor, dinâmica de fluidos, matemática e métodos numéricos.Nota: Tais requisitos específicos podem ser avaliados como não cumpridos se:A nota média está no terço inferior na escala de notas usada (acima do nível de aprovação);
O grau não se qualifica para admissão a um nível de Mestrado equivalente no país onde o grau é concedido.Proficiência em InglêsOs requisitos mínimos são:TOEFLUma pontuação de 92/120 no teste baseado na Internet deve ser alcançada com leitura, escrita, audição e fala com um min. de 22 para escrever. A Home Edition também é aceita devido à pandemia COVID19.
Uma pontuação de teste entregue em papel de 77/90 deve ser alcançada (leitura, escrita, audição) com um mínimo de de 20 para escrever
IELTS Acadêmico: pontuação geral da faixa de 6,5 com um mínimo de 5,5 no critério de escrita
Certificado Cambridge em Inglês Avançado ou Certificado Cambridge de Proficiência em Inglês: nota mínima “C”
Isenção para graduados de uma instituição de ensino superior sediada apenas no Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Canadá ou EUA cujo meio de ensino seja o inglês. Nenhuma outra isenção será aceita.Observações importantes: Se os esclarecimentos forem julgados necessários, uma entrevista de videoconferência será organizada.Documentos exigidosTodos os documentos necessários devem ser apresentados em inglês e detalhados na plataforma de inscrição.
Entre os elementos obrigatórios de sua aplicação, vale a pena mencionar:Uma carta de motivação para ingressar no programa DENSYS Master.
Um vídeo curto (3-5 min) onde o candidato se apresenta e explica seus objetivos, razões e motivação para se inscrever no DENSYS
Duas cartas de recomendação dos professores candidatos ou gerente de trabalho. Essas cartas serão carregadas na plataforma pelo árbitro antes do encerramento do período de inscrição.