Academy of Fine Arts, Katowice
Introdução
Sobre a Academia de Belas Artes de Katowice
Somos artistas, designers e pesquisadores. A Academia de Belas Artes de Katowice é um local de encontro, um campo de troca de idéias sobre participação ativa na cultura, percepção crítica e mudança social.
Criamos uma comunidade diversificada de pessoas que não querem ser neutras. Neutro não é natural.
Da tradição do lugar onde atuamos, nos baseamos na ética do trabalho e na capacidade de compreender a natureza da transformação.
Figuras:
- 70 anos de existência
- 17 anos de independência
- 2 faculdades
- 4 áreas de estudo
- 526 estudantes
- 28 doutorandos
- 134 professores
- 212 empregados em total
- 1 campus: 3 edifícios
- Área total de 21.141,60 m2
História
A Academia de Belas Artes de Katowice é uma instituição estatal independente de ensino superior desde 2001.
A escola foi fundada como uma filial de uma instituição de Wroclaw em 1947, e mais tarde funcionou como parte da mais antiga universidade de arte da Polônia em Cracóvia.
Mais importante, durante o crescimento da escola, preservamos com sucesso sua atmosfera íntima, desenvolvemos um estilo de educação focado no aluno e definimos a arte e o design como as principais áreas de pesquisa.
Em 2017, o Ministério da Ciência e Ensino Superior anunciou os resultados da avaliação das escolas acadêmicas polonesas. Nossa Faculdade de Arte é classificada como A e a Faculdade de Design A. Nenhuma outra escola de arte na Polônia foi classificada tão alta.
Priscilla Du Preez / Unsplash
Campus
O campus da ASP é um sinal visível da nossa integração.
O mais antigo dos 3 edifícios - um ícone da arquitetura modernista - é atualmente a sede das autoridades da Universidade, da administração e da Faculdade de Design. Os departamentos de Artes Gráficas e Design Gráfico estão alojados em um edifício de quartel militar adaptado e estão conectados por um edifício moderno situado entre eles, projetado como um local de educação e espaço para atividades culturais. Aqui você encontrará o Departamento de Pintura, e estúdios disponíveis para todos os alunos: pintura, desenho, escultura, estúdio de cinema, palestras e oficinas de informática, laboratórios para produção de filmes, modelagem e uma sala para atividades espaciais, que também é um espaço de exposição para obras de grande formato, biblioteca, auditório e sala de cinema, restaurante e uma loja com materiais de arte.
A Galeria Rondo Sztuki da Academia está localizada no centro de Katowice.
Katowice
Katowice está passando por um processo de redefinição: de um centro de indústria pesada, está se tornando um local de eventos culturais, congressos e reuniões de negócios.
A transição é representada pela Zona de Cultura, criada no local da antiga Mina de Carvão de Katowice e compreendendo o Museu Silesiano, a Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio Polonesa e o Centro Internacional de Congressos.
A paisagem urbana de Katowice é uma colagem espacial: casas familiares (antigas casas multifamiliares para mineiros de carvão), bairros modernistas e ícones da arquitetura contemporânea ilustram a história dinamicamente mutável da cidade e sua diversidade - seus apegos locais e aspirações globais.
Em 2015, Katowice tornou-se uma Cidade Criativa da UNESCO como a Cidade da Música, anfitriã de festivais de música eletrônica e alternativa: Festival Tauron Nowa Muzyka, Festival OFF, Rawa Blues Festival. A cidade tem sido o lar de músicos e artistas famosos: Wojciech Kilar, Henryk Mikołaj Górecki, Hans Bellmer e Konrad Swinarski.
Katowice é também o local de grandes eventos internacionais, incluindo a Cúpula do Clima da ONU em 2018 (COP24).