
Mestrado em Ciência da Computação
Aarhus, Dinamarca
DURAÇÃO
4 Semesters
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Aug 2025
PROPINAS
EUR 16.300 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* para alunos de fora da UE / EEE
Introdução
Investigação de alto nível
Quer o seu interesse seja em algoritmos complexos, aprendizagem automática, TI e cibersegurança, lógica e semântica, computação pervasiva ou algo completamente diferente no domínio das ciências informáticas, este programa permitir-lhe-á especializar-se em áreas à sua escolha. Para mais informações sobre as áreas de investigação em ciências informáticas na Universidade de Aarhus.
Ensino de qualidade num ambiente informal
O programa de Mestrado em Informática é dedicado ao ensino da mais alta qualidade num ambiente de aprendizagem informal. O nosso pessoal docente internacional de alto nível espera que os estudantes participem ativamente no programa e a consulta entre o pessoal e os estudantes é sempre encorajada. O ensino é uma combinação de aulas teóricas e aulas práticas, com trabalho preparatório em grupos de estudo. O programa de mestrado é leccionado em inglês e as nossas aulas são constituídas por uma mistura de estudantes dinamarqueses e internacionais.
Requisitos de admissão e pré-requisitos
Espera-se que os candidatos tenham um diploma de bacharelato com conhecimentos básicos de informática. Deve incluir teoria da computação (linguagens formais e compilação, lógica matemática e indecidibilidade, conceção e análise de algoritmos e estruturas de dados), programação (programação orientada para objectos, programação funcional, arquitetura de software e conceção de interacções) e sistemas (arquitetura de computadores, sistemas operativos, sistemas distribuídos, segurança, bases de dados). Para os estudantes que satisfazem estes requisitos, o nosso programa de mestrado oferece várias especializações, tais como criptologia, algoritmia, linguagens de programação, HCI e computação e interação ubíquas.
Os diplomas de licenciatura de todos os candidatos serão avaliados e a base do curso para admissão deve refletir a teoria e a prática contemporâneas. Na avaliação dos candidatos, a tónica é colocada nos seguintes aspectos
- O programa de licenciatura contém disciplinas de informática numa extensão que satisfaz os pré-requisitos para seguir a maioria das especializações oferecidas no programa de mestrado. Para satisfazer os pré-requisitos de todas as especializações, é necessário o seguinte
- 20 ECTS de programação, incluindo programação orientada para objectos, programação funcional e arquitetura de software.
- 20 ECTS Sistemas informáticos, incluindo bases de dados, arquitetura informática, redes, sistemas operativos, sistemas distribuídos e segurança.
- 20 ECTS Ciência da computação teórica, incluindo algoritmos e estruturas de dados, lógica e computabilidade, linguagens formais e compiladores, otimização e teoria da complexidade.
- 10 ECTS Interação Homem-Computador e desenvolvimento de sistemas experimentais.
- 20 ECTS de programação, incluindo programação orientada para objectos, programação funcional e arquitetura de software.
- 20 ECTS Sistemas informáticos, incluindo bases de dados, arquitetura informática, redes, sistemas operativos, sistemas distribuídos e segurança.
- 20 ECTS Ciência da computação teórica, incluindo algoritmos e estruturas de dados, lógica e computabilidade, linguagens formais e compiladores, otimização e teoria da complexidade.
- 10 ECTS Interação Homem-Computador e desenvolvimento de sistemas experimentais.
- O programa de bacharelato contém 20 ECTS de disciplinas básicas de matemática, teoria das probabilidades e estatística.
Uma licenciatura em Informática da Universidade de Aarhus, da Universidade do Sul da Dinamarca ou da Universidade de Copenhaga dá acesso ao programa de mestrado em Informática da Universidade de Aarhus.
Outros diplomas que, de acordo com a avaliação da universidade, correspondam em nível, extensão e conteúdo aos diplomas acima mencionados, podem dar acesso ao programa de mestrado.
Pode haver requisitos para a composição do programa de estudo em conexão com uma possível admissão.
Descarregar o anexo para a sua aplicação
Se se candidatar à admissão com um diploma de bacharelato internacional, deve preencher este anexo e carregá-lo no portal de candidatura. O anexo serve para ajudar o Comité de Admissão a avaliar o seu diploma de bacharelato em relação aos requisitos de admissão.
Requisitos linguísticos
Uma vez que o inglês é a língua de ensino em todas as disciplinas, todos os candidatos são obrigados a apresentar provas da sua proficiência na língua inglesa.
Direito legal de admissão
Os estudantes com um programa de licenciatura em Ciências Informáticas na Universidade de Aarhus têm o direito de ser admitidos no programa de mestrado em Ciências Informáticas, na condição de apresentarem o pedido de admissão ao programa de mestrado o mais tardar três anos após a conclusão do programa de licenciatura. O direito legal de admissão pressupõe a receção do pedido pela Universidade de Aarhus dentro do prazo fixado.
Critério de seleção
Uma vez que o programa de mestrado apenas admite um número limitado de estudantes por ano, o cumprimento dos requisitos de admissão não garante, por si só, a admissão no programa.
A alocação de vagas para estudantes é baseada em uma avaliação geral. Ao avaliar candidatos qualificados, o comitê de admissões avalia os candidatos com base nos seguintes critérios:
Fundo acadêmico
- Nível geral - grau de bacharel
- Notas alcançadas em cursos relevantes *
- Cursos relevantes * (medidos em unidades de crédito) incluídos no seu diploma de bacharel
* Os cursos relevantes incluem cursos de base nas áreas de informática, matemática, teoria das probabilidades e estatística.
Observe que as notas obtidas após o horário da inscrição não podem ser incluídas na avaliação do nível da série.
O comité de admissão avalia cada candidato com base nas informações fornecidas nos diplomas, transcrições e descrições dos cursos.
Estrutura do programa
O programa de mestrado tem a duração de dois anos, com quatro semestres. Três semestres são dedicados a especializações ou a disciplinas electivas. O último semestre é dedicado à sua tese de mestrado, que alguns optam por escrever em colaboração com uma empresa. Uma vez inscrito, o nosso gestor de programas de estudo ajudá-lo-á a concluir o seu programa de mestrado com base nos seus interesses.
Atualmente, a Universidade de Aarhus oferece as seguintes especializações em Informática:
- Aprendizagem automática avançada e ciência dos dados (30 ECTS)
- Algoritmia (30 ECTS)
- Bioinformática (30 ECTS)
- Criptologia (30 ECTS)
- Sistemas de dados intensivos (30 ECTS)
- Interação homem-computador (30 ECTS)
- Lógica, Semântica e Verificação (30 ECTS)
- Linguagens de programação e segurança de software (30 ECTS)
- Computação e Interação Ubíqua (30 ECTS)
Ensino
O estilo de ensino é uma mistura de palestras e aulas ministradas em inglês, com trabalho preparatório em grupos de estudo. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda com um trabalho, pode reunir-se com o professor ou com os assistentes de ensino afectos à disciplina. A carga horária está estimada em 45 horas por semana - incluindo aulas, trabalhos e trabalhos de grupo. No entanto, a maioria dos nossos alunos arranja tempo para um trabalho de estudante. Para mais informações sobre empregos para estudantes, consulte a secção de carreiras abaixo.
Ciência da Computação
1 semestre
Cursos electivos (30 ECTS)
2 semestre
Cursos electivos (30 ECTS)
3 semestre
Cursos electivos (30 ECTS)
4 semestre
Tese de Mestrado em Informática (30 ECTS)
Vida de estudante
O Departamento de Informática dispõe de numerosos espaços de convívio com os colegas fora das aulas, o que constitui uma excelente base para actividades de estudo e sociais. O departamento e as nossas associações de estudantes organizam uma variedade de eventos e palestras tecnológicas em colaboração com empresas locais e internacionais. Existe também um bar popular às sextas-feiras e os estudantes organizam o hackathon anual AUHack.
O foco está em temas especialmente relevantes para empresas do setor de esportes e eventos.
A cidade de TI Katrinebjerg fica perto do campus principal e único da Universidade de Aarhus. O campus situa-se perto do centro da cidade e é possível encontrar alojamento para estudantes, desde que se inscreva atempadamente. Há uma série de actividades, que vão desde a corrida à regata no lago, bem como palestras convidadas, projecções de filmes e eventos universitários que se realizam ao longo do ano. Para garantir o bem-estar dos estudantes, estão disponíveis serviços de aconselhamento, que lhes oferecem apoio e orientação durante a sua estadia na Universidade de Aarhus.
Bate papo com nossos alunos
Quer saber mais sobre a vida de estudante em Aarhus? Faz todas as tuas perguntas sobre cursos, carga horária, empregos para estudantes e muito mais através do Unibuddy. Os nossos simpáticos estudantes embaixadores estão aqui para responder às suas perguntas. Procure um embaixador do seu país de origem ou da disciplina que pretende estudar.
Aarhus como cidade
Sendo a segunda maior cidade da Dinamarca, Aarhus é um local jovem e dinâmico com muitas oportunidades. Os 40.000 estudantes da universidade representam quase 20% da população da cidade, o que deixa a sua marca na vida da cidade. Uma caraterística atractiva de Aarhus é que existem praias e bosques a uma curta viagem de bicicleta, bem como eventos culturais que se realizam ao longo do ano, incluindo o Festival de Aarhus em setembro. Os teatros da cidade e o Museu Internacional de Arte ARoS oferecem muitos eventos culturais ao longo do ano.
Carreira
Os cientistas informáticos continuam a ser muito procurados em todo o mundo, o que também acontece na Dinamarca. Os licenciados em informática da Universidade de Aarhus têm uma excelente reputação e são muito procurados para empregos interessantes e bem remunerados em Aarhus e arredores ou no estrangeiro. Os recém-licenciados foram recrutados pelas principais empresas de TI em áreas como o desenvolvimento de software, trabalho de consultoria, gestão de projectos e investigação.
Além disso, muitas empresas de TI sediadas em Aarhus estão à procura de trabalhadores estudantes para empregos a tempo parcial. O departamento tem uma colaboração estreita com a rede industrial Destination Aarhus, que ajuda os talentos internacionais das TI a encontrarem empregos para estudantes ou a tempo inteiro. O departamento também tem uma "bolsa de emprego" em linha e todos os anos organizamos uma feira de carreiras ("Kdag"), onde os estudantes têm uma oportunidade única de conhecer mais de 50 empresas de TI.
Se estiver interessado em permanecer no mundo académico, o departamento tem também um programa de doutoramento muito popular. É possível apresentar um pedido de admissão durante os estudos de mestrado. O programa de doutoramento está aberto para admissão quatro vezes por ano. Todos os lugares de doutoramento no departamento são totalmente financiados.
Galeria
Admissões
Bolsas e Financiamento
Currículo
O programa de mestrado se estende por dois anos com quatro semestres. Três semestres são dedicados a especializações ou eletivas. O último semestre é para sua tese de mestrado, que alguns optam por escrever em colaboração com uma empresa. Uma vez matriculado, nosso gerente de programa de estudos o ajudará a projetar seu programa de mestrado com base em seus interesses. Atualmente, a Aarhus University oferece nove especializações em Ciência da Computação:
- Aprendizado de máquina avançado e ciência de dados
- Algorítmica
- Bioinformática
- Criptologia
- Sistemas de dados intensivos
- Interação Humano-Computador
- Lógica, Semântica e Verificação
- Linguagens de programação e segurança de software
- Computação Ubíqua e Interação
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
Os cientistas da computação continuam em grande demanda em todo o mundo, e os graduados em ciência da computação da AU têm uma reputação muito boa. Em Aarhus, muitas empresas de TI estão à procura de graduados e funcionários estudantes para empregos de meio período. O departamento tem uma estreita colaboração com essas empresas e organizações locais. Recém-formados foram recrutados pelas principais empresas de TI em todo o mundo em áreas como desenvolvimento de software, trabalho de consultoria, gerenciamento de projetos e pesquisa.
O departamento também colabora estreitamente com a rede industrial Destination AARhus. A Destination AARhus é uma comunidade de especialistas em TI das principais organizações de TI da grande Aarhus. É uma comunidade para talentos de TI de todo o mundo, explorando as oportunidades únicas para construir uma carreira de TI em Aarhus Destination AARhus ajuda estudantes internacionais do departamento a encontrar empregos de estudante e de tempo integral entre suas empresas membros.