PhDLawBachelorMBAHealthcareCoursesOnlineMaster
Keystone logo
Visite o site da escola
Aarhus University Mestrado em Estatística
Aarhus University

Mestrado em Estatística

Aarhus, Dinamarca

2 Years

Inglês

Tempo total

Aug 2025

EUR 16.300 / per year *

No campus

* para alunos de fora da UE / EEE

Introdução

O Mestrado em Estatística é um programa flexível que desenvolve competências gerais em estatística, ao mesmo tempo que permite aos estudantes especializarem-se no ramo particular da estatística da sua escolha, como uma das áreas em que a Universidade de Aarhus é particularmente forte - estatística teórica e aplicada e teoria das probabilidades.

O ensino do programa é fortemente influenciado pela investigação, uma vez que os professores são investigadores activos. Para além das aulas teóricas, o ensino inclui exercícios teóricos e práticos. Como estudante de estatística, tem a oportunidade de se especializar numa disciplina de uma área alargada, incluindo uma das áreas da estatística em que a Universidade de Aarhus é particularmente forte - estatística teórica e aplicada e teoria das probabilidades. Neste contexto, os estudantes beneficiam da relação prática e informal entre o corpo docente e os estudantes, particularmente quando trabalham na tese no segundo ano do programa.

Os candidatos ao programa de estatística devem ter uma sólida formação em estatística matemática. Uma vez que o programa de estatística da Universidade de Aarhus se caracteriza por uma grande ênfase nos aspectos teóricos, os estudantes que entram devem ter uma sólida formação em teoria avançada da probabilidade baseada na teoria da medida e da integração.

Amigos de Euler

Os estudantes do programa estão baseados no Departamento de Matemática, que tem a sua própria cantina, salas de computadores, biblioteca e áreas de estudo partilhadas pelos estudantes. Mas há tempo para mais do que apenas palestras no departamento. No departamento estão sediadas várias organizações de estudantes, como o Eulers Venner (Amigos de Euler) e o Kalkulerbar (bar das sextas-feiras), e são organizadas actividades académicas, viagens de estudo e eventos sociais.

Perfil de carreira

A oferta de estatísticos é insuficiente. Os licenciados em Estatística da Universidade de Aarhus são muito procurados e as suas perspectivas de emprego são extremamente boas, seja em Aarhus, no resto da Dinamarca ou no estrangeiro. Os estudantes de Estatística em Aarhus aceitam frequentemente empregos de estudantes que, em muitos casos, conduzem a um emprego permanente após a conclusão do curso.

Os licenciados em Estatística trabalham normalmente em universidades e instituições de investigação, na indústria farmacêutica, nos sectores das telecomunicações e das finanças ou em companhias de seguros. Nas universidades, os licenciados em estatística estão frequentemente envolvidos em trabalhos interdisciplinares com médicos, biólogos ou químicos, onde analisam grandes quantidades de dados; os licenciados também ensinam estatística a estes grupos profissionais. Na indústria farmacêutica, os estatísticos planeiam ensaios clínicos ou concebem métodos para examinar se os novos medicamentos têm efeitos secundários indesejados. No sector dos seguros, os licenciados em estatística trabalham normalmente como actuários e podem contribuir para a elaboração das tarifas. Comum a todos estes postos de trabalho é a exigência de conhecimento de uma série de modelos matemáticos complicados.

Requisitos de admissão

Para ser admitido no curso de estatística, o candidato deve possuir um programa de licenciatura que contenha, pelo menos, 30 ECTS de análise matemática, incluindo 10 ECTS de teoria da medida, bem como, pelo menos, 10 ECTS de álgebra linear. Além disso, o programa de bacharelato deve conter 30 ECTS de estatística matemática e 30 ECTS de teoria das probabilidades, dos quais pelo menos 10 ECTS devem basear-se na teoria das medidas.

Os seguintes graus de bacharelato qualificam os estudantes para a admissão no programa de mestrado em Estatística:

  • Licenciatura em Matemática com especialização em estatística pela Universidade de Aarhus.
  • Licenciatura em Estatística pela Universidade de Copenhaga

No caso de diplomas diferentes dos acima referidos, a Universidade de Aarhus deve avaliar se o nível, o âmbito e o conteúdo desse diploma qualificam o candidato para o programa de mestrado.

Após a admissão, podem ser estipulados outros requisitos relativos à composição do programa de estudos.

Requisitos linguísticos

Como o inglês é a língua de instrução em todos os assuntos, todos os candidatos devem fornecer evidências de sua proficiência em inglês.

Direito legal de admissão

Os estudantes com um programa de licenciatura em Matemática com uma área de estudo especial em Modelação Matemática na Universidade de Aarhus têm o direito de ser admitidos no programa de mestrado em Estatística, na condição de apresentarem o pedido de admissão ao programa de mestrado o mais tardar três anos após a conclusão do programa de licenciatura. O direito legal de admissão pressupõe a receção do pedido pela Universidade de Aarhus dentro do prazo estabelecido.

Critério de seleção

Uma vez que o programa de mestrado apenas admite um número limitado de estudantes por ano, o cumprimento dos requisitos de admissão não garante, por si só, a admissão no programa.

A alocação de vagas para estudantes é baseada em uma avaliação geral. Ao avaliar candidatos qualificados, o comitê de admissões avalia os candidatos com base nos seguintes critérios:

Fundo acadêmico

  • Nível geral - grau de bacharel
  • Notas alcançadas em cursos relevantes *
  • Cursos relevantes * (medidos em unidades de crédito) incluídos no seu diploma de bacharel

* Os cursos relevantes incluem cursos de base nas áreas de Estatística e Teoria das Probabilidades.

Observe que as notas obtidas após o horário da inscrição não podem ser incluídas na avaliação do nível da série.

O comitê de admissões avalia cada candidato com base nas informações fornecidas em diplomas, transcrições e descrições de cursos.

Estrutura do programa

O mestrado em estatística tem 120 créditos ECTS e consiste principalmente em disciplinas no domínio da estatística. A especialização é feita através da participação em actividades e projectos do curso e da elaboração de uma tese. Logo na primeira semana, com a ajuda de um professor do Departamento de Ciências Matemáticas, o estudante estrutura o seu próprio programa de estudos individual, escolhendo cursos de um catálogo de cursos. O seu programa baseia-se nas suas qualificações académicas, nos seus interesses e nas disciplinas que estudou para a sua licenciatura. O plano deve ser aprovado pelo Conselho de Estudos antes de se poder inscrever para os exames.

Formas de ensinar

Na Universidade de Aarhus, o contacto com os investigadores é muito próximo, o que raramente acontece noutras universidades. A porta do gabinete do professor está sempre aberta se precisar de esclarecimentos sobre o material de estudo e é encorajado a fazer perguntas nas aulas e durante os exercícios. Exigimos muito das suas competências académicas e da sua independência. Em troca, obtém benefícios consideráveis sob a forma de desafios académicos e conhecimentos científicos, para além de competências alargadas.

O ensino na universidade centra-se na independência, no pensamento crítico e na colaboração. Parte do ensino é ministrado sob a forma de palestras em pequenos grupos que introduzem novos ângulos para o material em comparação com os livros didácticos. Recebe também uma orientação extensiva sobre como trabalhar com exemplos e projectos, e é-lhe atribuído um supervisor pessoal para a sua tese.

As formas variadas de ensino, a colaboração em grupos e a oportunidade de um diálogo científico estreito com os investigadores proporcionam-lhe competências gerais que são muito procuradas no mercado de trabalho global. Estas competências incluem o pensamento abstrato, crítico e independente, a capacidade de análise e o planeamento estratégico. Pode utilizar estas competências em muitos contextos - mesmo em empregos para os quais não sabia que estava qualificado.

Programa de doutoramento

Se tiver as competências e os interesses necessários, pode candidatar-se à admissão no programa de doutoramento. Pode candidatar-se depois de ter concluído a licenciatura e um ano de mestrado ou depois de ter concluído o mestrado. No programa de doutoramento, começa a trabalhar num projeto de investigação e recebe gradualmente formação através de cursos e orientação pessoal para se tornar um investigador.

Especializações do programa de pós-graduação

Os estudantes do programa de pós-graduação devem escolher pelo menos duas das nossas três especializações. Cada especialização constitui 30 ECTS do programa de estudos do estudante, e cada especialização inclui um curso obrigatório.

As três especializações são:

  • Estatística Aplicada (30 ECTS)
  • Análise de Sobrevivência com SAS (10 ECTS) Obrigatório
  • Curso eletivo de estatística aplicada (10 ECTS)
  • Curso eletivo de estatística aplicada (10 ECTS)
    • Análise de Sobrevivência com SAS (10 ECTS) Obrigatório
    • Curso eletivo de estatística aplicada (10 ECTS)
    • Curso eletivo de estatística aplicada (10 ECTS)
  • Estatística Teórica (30 ECTS)
  • Inferência Estatística (10 ECTS) Obrigatório
  • Curso eletivo de estatística teórica (10 ECTS)
  • Curso eletivo de estatística teórica (10 ECTS)
    • Inferência Estatística (10 ECTS) Obrigatório
    • Curso eletivo de estatística teórica (10 ECTS)
    • Curso eletivo de estatística teórica (10 ECTS)
  • Teoria das Probabilidades (30 ECTS)
  • Cálculo Estocástico (10 ECTS) Obrigatório
  • Curso Eletivo em Teoria das Probabilidades (10 ECTS)
  • Curso Eletivo em Teoria das Probabilidades (10 ECTS)
    • Cálculo Estocástico (10 ECTS) Obrigatório
    • Curso Eletivo em Teoria das Probabilidades (10 ECTS)
    • Curso Eletivo em Teoria das Probabilidades (10 ECTS)

Perfil de competências

Com um mestrado em estatística, possui as seguintes competências

  • Conhece e domina uma vasta gama de teorias matemáticas e estatísticas e tem um conhecimento pormenorizado das principais disciplinas, metodologias e conceitos no domínio da estatística.
  • Pode planear, gerir e executar projectos de forma independente e aplicar os resultados em processos de decisão cientificamente relevantes.
  • É capaz de avaliar a aplicabilidade e a adequação de metodologias teóricas, experimentais e práticas para a análise e a resolução de questões e problemas científicos.
  • É capaz de estruturar o seu próprio desenvolvimento de competências de forma autónoma e crítica.
  • É capaz de se familiarizar de forma sistemática e crítica com novas áreas temáticas.
  • Pode comunicar questões e assuntos académicos tanto a um público científico como a um público geral.
  • Pode colaborar de forma construtiva numa base científica para resolver questões relacionadas com o tema.

Perfil de trabalho

Os licenciados em Estatística encontram frequentemente emprego em universidades ou outras instituições públicas de investigação, na indústria farmacêutica, nos sectores das telecomunicações e das finanças ou em companhias de seguros. Um número menor dos nossos diplomados trabalha em escolas secundárias superiores.

Os licenciados em estatística numa universidade participam frequentemente em trabalhos interdisciplinares com médicos, biólogos ou químicos, onde analisam grandes quantidades de dados. Por vezes, os licenciados ensinam também estatística aos grupos profissionais acima referidos. Na indústria farmacêutica, os licenciados planeiam ensaios clínicos ou concebem métodos para verificar se os novos medicamentos têm efeitos secundários indesejáveis. No sector dos seguros, os licenciados em estatística trabalham normalmente como actuários e, nessa qualidade, podem contribuir para a elaboração de tarifas de seguro automóvel, etc. Todos estes empregos têm em comum o facto de exigirem o conhecimento de uma série de modelos matemáticos complexos. Durante os seus anos de estudo, adquire assim uma vasta gama de competências que lhe dão oportunidades de emprego em muitos sectores diferentes.

Há uma escassez considerável de estatísticos e os licenciados em estatística da Universidade de Aarhus são muito procurados. As perspectivas de emprego para os licenciados em estatística são, por conseguinte, extremamente boas, quer a nível local, nacional ou internacional. Os estudantes de Estatística em Aarhus têm frequentemente empregos de estudantes e, em muitos casos, isto leva a um emprego permanente após a conclusão do curso.

Saiba mais no website da instituição da instituição

Admissões

Bolsas e Financiamento

Currículo

Resultado do programa

Taxa de matrícula do programa

Oportunidades de carreira

Requisitos de Admissão do Programa

Demonstre seu comprometimento e prontidão para ter sucesso na escola de negócios fazendo o exame GMAT – o exame mais amplamente usado para admissão, que mede suas habilidades de pensamento crítico e raciocínio.

Baixe o mini teste do GMAT para ter uma ideia das questões que você encontrará no exame.

Sobre a Escola

Perguntas