PhDLawBachelorMBAHealthcareCoursesOnlineMaster
Keystone logo
Visite o site da escola
Aarhus University Mestrado em Nanociência
Aarhus University

Mestrado em Nanociência

Aarhus, Dinamarca

4 Semesters

Inglês

Tempo total

Aug 2025

EUR 16.300 / per year *

No campus

* para alunos de fora da UE / EEE

Introdução

A capacidade de trabalhar nessa escala torna possível obter funções e propriedades altamente aprimoradas ou completamente novas em uma ampla gama de materiais.

O programa de Mestrado em Nanociência da Universidade de Aarhus está aberto a estudantes com um diploma de licenciatura de instituições de ensino superior na Dinamarca e no estrangeiro que tenham uma formação interdisciplinar em nanociência e/ou física, química e biologia molecular. O programa de licenciatura em nanociências é simultaneamente prático e orientado para a investigação e oferece a oportunidade de concluir um projeto de mestrado em várias áreas, incluindo nanomateriais, nanocatálise, nanobiotecnologia, nanomedicina, nanoalimentos, toxicologia e aspectos éticos da nanotecnologia.

Estrutura do programa de estudos

O programa de Mestrado em Nanociências tem 120 créditos ECTS. Oferece a oportunidade de estudar disciplinas nos domínios da física, da química e da biologia molecular, bem como em disciplinas específicas das nanociências. Através da sua escolha de cursos e projectos de mestrado, os estudantes especializam-se numa das disciplinas de nanofísica, nanoquímica ou biologia molecular, com base nas suas qualificações académicas. Os estudantes são orientados na seleção dos seus programas de curso individuais a partir de um conjunto de cursos de mestrado oferecidos pelo iNANO e pelos departamentos relevantes. O programa de estudos termina com um projeto de mestrado.

Interdisciplinar INANO

O programa de licenciatura em nanociências da Universidade de Aarhus está sediado no Centro Interdisciplinar de Nanociências, iNANO. Este centro envolve investigadores empregados nos departamentos de Física, Química, Biologia Molecular e Genética e Biociências, bem como um número considerável de investigadores associados da área da Saúde. A missão do centro assenta em três pilares básicos: investigação internacional de alto nível, ensino a todos os níveis, desde a licenciatura ao doutoramento, e inovação e interação com a indústria e a sociedade em geral.

Perfil de carreira

Os licenciados em nanociências estão habilitados a realizar trabalhos de investigação e desenvolvimento, tanto no sector público como no privado, nos domínios da medicina, do ambiente, da biotecnologia e das indústrias das tecnologias da informação e da comunicação. Estão em curso na iNANO muitos projectos de I&D em colaboração com cerca de 100 empresas dinamarquesas e internacionais, incluindo a Danfoss, Grundfos, Haldor Topsøe, Lundbeck, Novozymes, Arla Foods e Aalborg Portland. A escola iNANO - parte do Centro iNANO - inclui não só uma escola internacional de pós-graduação, mas também grupos de investigação associados em física, química, biologia e biologia molecular, que trabalham no domínio da nanociência e da nanotecnologia. A iNANO promove a ciência de excelência e proporciona um ambiente académico para estudantes de doutoramento do mais alto calibre. Os candidatos seleccionados devem ter ficado entre os 10% melhores do seu grupo de ano a nível de licenciatura e ter demonstrado competências académicas superiores.

Requisitos de admissão

Os seguintes graus de bacharel qualificam os alunos para a admissão no programa de mestrado em nanociência:

  • Um bacharelato em nanociências da Universidade de Aarhus.

Outras qualificações podem fornecer admissão ao programa de mestrado, desde que a universidade avalie que seu nível, extensão e conteúdo correspondem aos graus mencionados acima.

Para avaliar se um diploma de bacharelato é elegível para admissão ao Mestrado em Nanociências, a Universidade de Aarhus considera importante o seguinte

O programa de licenciatura deve proporcionar ao candidato qualificações suficientes para prosseguir uma ou mais direcções de especialização no Mestrado em Nanociências. Para poder seguir todas as direcções de especialização, o programa deve incluir pelo menos 80 ECTS amplamente distribuídos pelas seguintes áreas temáticas:

  • Mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, mecânica quântica, física do estado sólido e estatística, química inorgânica e orgânica, química quântica molecular e espetroscopia química, bioquímica, biologia celular e biologia molecular fundamental, bem como cursos dedicados às nanociências. Além disso, o programa deve incluir, pelo menos, 15 ECTS de disciplinas matemáticas.

Após a admissão, requisitos adicionais relacionados à composição do programa de graduação podem ser estipulados.

Requisitos linguísticos

Uma vez que o inglês é a língua de ensino em todas as disciplinas, todos os candidatos são obrigados a apresentar provas da sua proficiência na língua inglesa.

Direito legal de admissão

Os estudantes com um programa de licenciatura em nanociências na Universidade de Aarhus têm o direito de ser admitidos no programa de mestrado em nanociências, na condição de apresentarem o pedido de admissão ao programa de mestrado o mais tardar três anos após a conclusão do programa de licenciatura. O direito legal de admissão pressupõe a receção do pedido pela Universidade de Aarhus dentro do prazo estabelecido.

Critério de seleção

Como o programa de mestrado só admite um número limitado de alunos por ano, o cumprimento dos requisitos de admissão não garante, por si só, a admissão no programa.

A alocação de vagas para estudantes é baseada em uma avaliação geral.

Fundo acadêmico

  • Nível geral - grau de bacharel
  • Notas alcançadas em cursos relevantes *
  • Cursos relevantes * (medidos em unidades de crédito) incluídos no seu diploma de bacharel

* Cursos nas áreas de Química, Física, Biologia Molecular e Matemática, bem como cursos dedicados de Nanociência.

Observe que as notas obtidas após o horário da inscrição não podem ser incluídas na avaliação do nível da série.

O comité de admissão avalia cada candidato com base nas informações fornecidas nos diplomas, transcrições e descrições dos cursos.

Estrutura do programa

O mestrado em nanotecnologia conta com 120 créditos ECTS e inclui disciplinas nos domínios da física, química, biologia molecular e biologia, bem como algumas disciplinas específicas de nanotecnologia. A especialização é feita através da participação em actividades e projectos do curso e da elaboração de uma tese. O utilizador estrutura o seu próprio programa de estudos individual com a ajuda de um professor associado à iNANO, escolhendo cursos de um catálogo de cursos. O seu programa baseia-se nas suas qualificações e interesses académicos e nas disciplinas que estudou para a sua licenciatura. O plano deve ser aprovado pelo Conselho de Estudos antes de se poder inscrever para os exames.

Formas de ensinar

Na Universidade de Aarhus, o contacto com os investigadores é muito próximo, o que raramente acontece noutras universidades. A porta do gabinete do professor está sempre aberta se precisar de esclarecimentos sobre o material de estudo e é encorajado a fazer perguntas nas aulas e durante os exercícios. Exigimos muito das suas competências académicas e da sua independência. Em troca, obtém benefícios consideráveis sob a forma de desafios académicos e conhecimentos científicos, para além de competências alargadas.

O ensino da universidade se concentra na independência, pensamento crítico e colaboração. Parte do ensino é na forma de palestras que introduzem novos ângulos no material em comparação com os livros didáticos. Os exercícios teóricos e práticos ocorrem em pequenos grupos, onde você estuda questões relevantes em profundidade. A maioria dos estudantes de nanotecnologia também participa de cursos com conteúdo altamente experimental.

As formas variadas de ensino, a colaboração em grupos e a oportunidade de um diálogo científico estreito com os investigadores proporcionam-lhe competências gerais que são muito procuradas no mercado de trabalho global. Estas competências incluem o pensamento abstrato, crítico e independente, a capacidade de análise e o planeamento estratégico. Pode utilizar estas competências em muitos contextos - mesmo em empregos para os quais não sabia que estava qualificado.

Programa de doutoramento

Se tiver as competências e interesses necessários, tem a opção de se candidatar à admissão no programa de doutoramento. Pode candidatar-se depois de ter concluído a licenciatura e um ano de mestrado ou depois de ter concluído o mestrado. No programa de doutoramento, começa a trabalhar num projeto de investigação e recebe gradualmente formação através de cursos e orientação pessoal para se tornar um investigador.

Nanociência

1 semestre

Cursos electivos (30 ECTS)

2 semestre

Cursos electivos (30 ECTS)

3 & 4 Semestre

Tese de Mestrado em Nanociências (60 ECTS)

Vida de estudante

A vida de um estudante de nanotecnologia na Universidade de Aarhus é mais do que disciplinas e aulas. A vida estudantil versátil e inspiradora do centro iNANO tem lugar nos Departamentos de Física e Astronomia, Química e Biologia Molecular, e está planeado um edifício independente de nanotecnologia. Nanorama, a associação académica e social de estudantes, organiza bares e celebrações às sextas-feiras, bem como palestras relacionadas com os estudos e excursões a empresas dinamarquesas de nanotecnologia. As diferentes associações de estudantes da universidade são constituídas por estudantes que se reúnem para discutir questões relacionadas com o seu curso. Estas organizações influenciam o conteúdo académico dos programas de estudos, desde o nível dos departamentos e centros até aos níveis superiores de gestão da universidade.

Campus - um lugar único

A Universidade de Aarhus é única, especialmente porque os edifícios estão agrupados numa área de campus perto do centro da cidade de Aarhus. O campus tem muitas zonas verdes e um belo parque que rodeia um pequeno lago. Aqui também encontra alojamento para estudantes e um sistema subterrâneo de corredores, o que significa que não tem de molhar os pés para ir da cantina para a sua área de estudo. Há também salas de conferências e uma série de actividades que vão desde dias desportivos à regata no lago, palestras interessantes, um clube de cinema, bibliotecas e celebrações universitárias. O campus garante-lhe um acesso fácil à cantina, aos conselheiros de estudantes, aos professores, à livraria, à biblioteca estatal e universitária e ao bar de sexta-feira.

Aarhus como centro de estudos

A universidade não é tudo o que Aarhus tem para oferecer. Sendo a segunda maior cidade da Dinamarca, Aarhus tem inúmeras actividades culturais diferentes. O conhecido Festival de Aarhus é celebrado durante uma semana no início de setembro de cada ano e as ruas ganham realmente vida. Durante o resto do ano, pode visitar diferentes locais de música e salas de concertos na cidade ou divertir-se num dos muitos teatros de Aarhus. Os muitos museus da cidade incluem o ARoS - o maior museu de arte internacional, que é um local espetacular para experiências visuais. Se já tiver tido actividades culturais suficientes, pode ir de bicicleta até à praia num instante ou dar passeios nos bosques de Risskov ou nos belos bosques à volta de Marselisborg. Os quarenta mil jovens estudantes de Aarhus representam 17,5% da população, o que deixa a sua marca na vida da cidade. Aarhus é uma cidade jovem e dinâmica com muitas oportunidades.

Conheça os nossos alunos e licenciados

Fabiane Fantinelli Franco, Licenciada em Ciências Físicas e Biomoleculares pela Universidade de São Paulo, Brasil. Estudante de mestrado na iNANO, Universidade de Aarhus.

Depois de terminar o meu bacharelato no Brasil, sabia que queria estudar nanotecnologia numa universidade de prestígio. O Mestrado em Nanociência na Universidade de Aarhus ofereceu-me o que eu procurava: um lugar que combinasse cursos especializados em nanotecnologia e uma boa qualidade de vida. Apresentava a oportunidade de participar numa formação altamente qualificada num instituto reconhecido internacionalmente. Para além disso, situa-se num dos melhores países do mundo - a Dinamarca! A possibilidade de uma bolsa de estudo foi também um fator decisivo que distinguiu a Universidade de Aarhus de outras instituições.

Priyank Shyam, B.Tech. em Nanotecnologia da Universidade SRM, Índia. Estudante de mestrado na iNANO, Universidade de Aarhus.

Depois de concluir o meu bacharelato na Índia, queria seguir um programa avançado em nanociências e, ao mesmo tempo, ganhar exposição internacional. Queria seguir um programa que combinasse estudos intensivos em sala de aula com actividades de investigação práticas e independentes. Descobri que o programa de Mestrado em Nanociência da Universidade de Aarhus oferecia precisamente isso - aqui os alunos podiam aplicar diretamente os conceitos teóricos aprendidos na sala de aula à investigação prática que resolvia problemas do dia a dia! Também fiquei a saber que o Centro Interdisciplinar de Nanociências (iNANO) da Universidade de Aarhus foi especificamente concebido para reunir investigadores e estudantes de diversas áreas académicas para trabalharem em problemas de investigação interessantes. A investigação interdisciplinar efectuada na iNANO tem implicações de grande alcance para várias questões globais. Não tive de pensar duas vezes para aceitar a oportunidade de estudar e fazer investigação num ambiente tão envolvente e interdisciplinar!

Ram Sarusie, MSc em Nanociência, trabalha como especialista em materiais na Færch Plast A/S

Para mim, a nanociência na Universidade de Aarhus foi uma óptima escolha, porque a estrutura interdisciplinar do programa adequava-se bem a mim - adoro matemática e ciência em geral, e não apenas física ou química. Achei fascinante quando as fronteiras entre a física, a química e a biologia molecular se apagaram, e foi um desafio ensinar através das disciplinas clássicas.

Saiba mais no website da instituição da instituição

Admissões

Bolsas e Financiamento

Currículo

Taxa de matrícula do programa

Oportunidades de carreira

Requisitos de Admissão do Programa

Demonstre seu comprometimento e prontidão para ter sucesso na escola de negócios fazendo o exame GMAT – o exame mais amplamente usado para admissão, que mede suas habilidades de pensamento crítico e raciocínio.

Baixe o mini teste do GMAT para ter uma ideia das questões que você encontrará no exame.

Sobre a Escola

Perguntas