
Mestrado em Nutrição Molecular e Tecnologia Alimentar
Aarhus, Dinamarca
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Aug 2025
PROPINAS
EUR 16.300 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* para alunos de fora da UE / EEE
Introdução
Nós somos o que comemos. A principal mensagem aqui, tanto dos gurus da saúde como dos profissionais médicos, é que as pessoas precisam de resolver os seus problemas de saúde comendo os alimentos certos nas quantidades certas. A ciência mostra uma forte correlação entre a nossa saúde e a composição e qualidade dos alimentos que ingerimos.
O programa de Mestrado em Nutrição Molecular e Tecnologia Alimentar fornece-lhe as ferramentas e os conhecimentos necessários para desenvolver alimentos nutritivos concebidos para reduzir os riscos de desenvolvimento de problemas de saúde como a obesidade, diabetes, doenças cardíacas, alergias e cancro. Além disso, adquirirá conhecimentos sobre a tecnologia e os processos alimentares que afectam a sustentabilidade, a qualidade e a funcionalidade dos alimentos, bem como a escolha dos alimentos pelos consumidores.
Interface entre a tecnologia alimentar, a nutrição e a saúde
O Mestrado em Nutrição Molecular e Tecnologia Alimentar é um esforço de colaboração entre quatro áreas académicas principais da Universidade de Aarhus. Esta base alargada significa que os estudantes são ensinados por especialistas nas suas áreas e também que o programa se baseia numa compreensão holística da importância dos alimentos para a saúde humana. Como estudante do programa, terá uma visão da forma como os novos métodos de transformação afectam as características funcionais dos alimentos. O mestrado fornece conhecimentos de biologia molecular e competências técnicas na importante junção entre tecnologia alimentar, nutrição e saúde.
O Mestrado em Nutrição Molecular e Tecnologia Alimentar está aberto a estudantes com uma licenciatura em ciências naturais, técnicas ou da saúde com um conteúdo de biologia molecular.
Apoio à investigação
Os estudantes escolhem se pretendem especializar-se em biologia molecular ou em ciência alimentar e podem associar-se a grupos de investigação relevantes numa das quatro principais áreas académicas, no âmbito de teses e projectos. Outra opção é que os estudantes escrevam a sua tese num departamento de I&D de uma empresa privada da indústria alimentar.
Vida de estudante
Os estudantes deste programa estão baseados no Campus University Park em Aarhus, onde várias organizações de estudantes organizam actividades académicas, visitas de estudo, celebrações e funções sociais.
Perfil de carreira
O Mestrado em Nutrição Molecular e Tecnologia Alimentar prepara os licenciados para empregos em investigação e desenvolvimento e para empregos de consultoria ou administrativos na indústria alimentar, bem como no sector público. O diploma pode também ser o trampolim para uma carreira de investigação: os estudantes podem candidatar-se à admissão no programa de doutoramento da universidade, quer após o primeiro ano do mestrado, quer após a conclusão da tese.
Ciências Agrárias e da Alimentação na Universidade de Aarhus
A área de Ciências Alimentares e Agrícolas da Universidade de Aarhus pertence à elite das instituições de ciências agrícolas a nível mundial e desenvolve investigação de ponta. As principais áreas de investigação são o clima e os recursos naturais, o ambiente e a bioenergia, a agricultura biológica, a qualidade dos alimentos, a produção animal e a produção vegetal.
A sustentabilidade é um princípio fundamental. O objetivo é procurar soluções que contribuam para o desenvolvimento ambiental e economicamente sustentável das indústrias agrícolas e alimentares.
Ciências Agrárias e da Alimentação nos rankings
No Ranking Nacional de Universidades de Taiwan de 2015, a Universidade de Aarhus (AU) ocupa o 11.º lugar no domínio das Ciências Alimentares e Agrícolas; no ranking das Melhores Universidades Globais da U.S. News de 2016, a AU ocupa o 9.º lugar no mesmo domínio. No QS World University Rankings by Subject 2016, a UA ocupa a posição 51-100 no domínio da agricultura e silvicultura.
Requisitos de admissão
Os seguintes diplomas de licenciatura dão acesso ao programa de mestrado em Nutrição Molecular e Tecnologia Alimentar:
- Um programa de bacharelato em Biologia Molecular, Medicina Molecular e Agrobiologia com especialização em Ciência Alimentar e um programa de bacharelato em Engenharia em Tecnologia Alimentar.
- Um diploma de bacharelato científico, agrícola, técnico-científico ou médico com um conteúdo de biologia molecular correspondente a um mínimo de 60 ECTS. Isto inclui um mínimo de 10 ECTS em bioquímica e mais 50 ECTS nas disciplinas de química, química orgânica e química analítica, bem como em biologia molecular.
A admissão ao curso é feita duas vezes por ano, com início dos estudos no final de janeiro e no final de agosto.
Início de inverno
Para ser admitido para o início dos estudos no inverno, é necessário que os cursos Molecular Nutrition (10 ECTS) e Food Science (5 ECTS) ou equivalente sejam incluídos no exame de qualificação.
Requisitos linguísticos
Uma vez que o inglês é a língua de ensino em todas as disciplinas, todos os candidatos são obrigados a apresentar provas da sua proficiência na língua inglesa.
Critério de seleção
Uma vez que o programa de mestrado apenas admite um número limitado de estudantes por ano, o cumprimento dos requisitos de admissão não garante, por si só, a admissão no programa.
A alocação de vagas para estudantes é baseada em uma avaliação geral. Ao avaliar candidatos qualificados, o comitê de admissões avalia os candidatos com base nos seguintes critérios:
Fundo acadêmico
- Nível geral - grau de bacharel
- Notas alcançadas em cursos relevantes *
- Cursos relevantes * (medidos em unidades de crédito) incluídos no seu diploma de bacharel
* Os cursos relevantes incluem cursos básicos nas áreas de Biologia Molecular, Bioquímica, Biologia Celular, Química Alimentar, Química Orgânica, Química Analítica
Observe que as notas obtidas após o horário da inscrição não podem ser incluídas na avaliação do nível da série.
O comitê de admissões avalia cada candidato com base nas informações fornecidas em diplomas, transcrições e descrições de cursos.
Estrutura do programa
Nutrição Molecular e Tecnologia Alimentar é um programa de mestrado de 2 anos.
TS Nat Scient CF60
1 semestre
- Nutrição Molecular (10 ECTS)
- Componentes alimentares bioactivos (10 ECTS)
- Ciência alimentar (5 ECTS)
- Consumo alimentar e inovação (5 ECTS)
2 semestre
- Nutrição Molecular Avançada (10 ECTS)
- Estrutura e enzimas alimentares (10 ECTS)
- Qualidade e tecnologia alimentar (10 ECTS)
3 & 4 Semestre
Tese de Mestrado em Nutrição Molecular e Tecnologia Alimentar (60 ECTS)
Em vez de uma tese de mestrado de 60 ECTS, os estudantes podem escolher uma tese de mestrado de 45 ECTS e 15 cursos electivos ETCS.
Um líder mundial em investigação
A investigação da Universidade de Aarhus em Ciências Agrícolas e Alimentares é de ponta e coloca-a na primeira linha das instituições de ciências agrícolas a nível mundial. As principais áreas de investigação são o clima e os recursos naturais, o ambiente e a bioenergia, a agricultura biológica, a qualidade dos alimentos, a produção animal e a produção vegetal.
A sustentabilidade é um princípio fundamental. O objetivo é procurar soluções que contribuam para o desenvolvimento ambiental e economicamente sustentável das indústrias agrícolas e alimentares.
Nos rankings
A Universidade de Aarhus ocupa o vigésimo segundo lugar a nível mundial na classificação de 2020 das Melhores Universidades Globais da US News e, na classificação de 2019 da Universidade Nacional de Taiwan, o décimo nono lugar em Ciências Agrícolas por disciplina. A Agricultura e Silvicultura da UA está classificada em trigésimo quinto lugar no QS World University Rankings de 2020 por disciplina.
Conheça os nossos licenciados
Jesper Malling Schmidt, Licenciado, Mestrado em Nutrição Molecular e Tecnologia Alimentar e estudante de doutoramento no Departamento de Ciência Alimentar, Universidade de Aarhus
O meu projeto estuda as proteínas das batatas. A proteína é um subproduto que fica para trás quando o amido e as fibras são removidos. Eu isolo a proteína e ela pode depois ser utilizada em todos os tipos de alimentos. Nas salsichas, por exemplo, o objetivo é substituir a carne e a gordura animal por proteínas vegetais. Esta solução seria mais sustentável do ponto de vista ambiental e mais económica tanto para as empresas como para os consumidores. Pode fazer o mesmo quando produz maionese ou, eventualmente, marshmallows com cobertura de chocolate. Neste caso, pode utilizar a proteína da batata para substituir parcial ou totalmente a proteína dos ovos.
Admissões
Bolsas e Financiamento
Várias opções de bolsas estão disponíveis. Por favor, visite o site da universidade para mais informações.
Currículo
Nutrição Molecular e Tecnologia de Alimentos é um programa de mestrado de 2 anos.
1 semestre
- Nutrição Molecular (10 ECTS)
- Componentes alimentares bioativos (10 ECTS)
- Ciência dos Alimentos (5 ECTS)
- Consumidor Alimentar e Inovação (5 ECTS)
2 semestre
- Nutrição Molecular Avançada (10 ECTS)
- Estrutura dos Alimentos e Enzimas (10 ECTS)
- Qualidade e Tecnologia Alimentar (10 ECTS)
3º e 4º semestre
- Dissertação de Mestrado em Nutrição Molecular e Tecnologia Alimentar (60 ECTS)
Em vez de uma dissertação de mestrado de 60 ECTS, os alunos podem escolher uma dissertação de mestrado de 45 ECTS e 15 disciplinas eletivas ETCS.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
O MSc em Nutrição Molecular e Tecnologia de Alimentos prepara os graduados para empregos em pesquisa e desenvolvimento e empregos de consultoria ou administrativos na indústria alimentícia, bem como no setor público. O diploma também pode ser o trampolim para uma carreira de pesquisa: os alunos podem se candidatar para admissão no programa de doutorado da universidade após o primeiro ano do mestrado ou após a conclusão da tese.
Requisitos de Admissão do Programa
Demonstre seu comprometimento e prontidão para ter sucesso na escola de negócios fazendo o exame GMAT – o exame mais amplamente usado para admissão, que mede suas habilidades de pensamento crítico e raciocínio.
Baixe o mini teste do GMAT para ter uma ideia das questões que você encontrará no exame.