
Mestrado em Solos e Alterações Globais (Erasmus Mundus)
Aarhus, Dinamarca
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Aug 2025
PROPINAS
EUR 16.300 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* para estudantes não pertencentes à UE/EEE|para cidadãos da UE/EEE/Suíça: 4.500 EUR por ano
Introdução
O Mestrado Internacional Erasmus Mundus em Solos e Alterações Globais (IMSOGLO) oferece uma experiência educativa internacional única com um currículo centrado nos solos e nas alterações globais, reunindo as competências de grupos de investigação de quatro universidades europeias de renome.
A espinha dorsal do programa é uma abordagem multidisciplinar em física, materiais (incluindo nanoestruturas) e ciências da computação, que o tornará um perito qualificado e um engenheiro quântico. Com esta abordagem multidisciplinar, tratará de aspectos e desafios como a energia, os materiais, a saúde, a segurança e o ambiente.
O programa recebeu o prestigioso rótulo Erasmus Mundus da UE e é oferecido conjuntamente por:
- Universidade de Gante (Bélgica)
- Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida (Áustria)
- Universidade de Göttingen (Alemanha)
- Universidade de Aarhus (Dinamarca)
As alterações globais afectam a capacidade futura do solo
A pressão crescente da população, a industrialização e a utilização intensiva dos solos estão a causar o esgotamento dos recursos naturais e a limitar o desempenho dos solos no que respeita às suas funções, como a produção de biomassa, o sequestro de carbono, a purificação da água, etc. Os efeitos aditivos das alterações climáticas e das alterações globais acima referidas influenciam a capacidade de regeneração dos solos e podem mesmo causar a sua degradação.
A capacidade futura dos solos para suportar a vida (humana) está em jogo, e este facto foi reconhecido por organizações nacionais e internacionais e por organismos governamentais, como a UE. Foram desenvolvidos programas para proteger o ambiente e aumentar a resiliência dos ecossistemas. Foram elaboradas e aplicadas numerosas directivas que se baseiam no conhecimento científico da resposta do solo a pressões externas.
Este conhecimento científico está disponível nas universidades europeias, mas encontra-se bastante disperso devido à especialização dos grupos de investigação e à sua dimensão, o que torna difícil para os estudantes seguirem um currículo específico sobre solos e alterações globais em qualquer universidade.
Os efeitos alarmantes das alterações globais nos solos, observados em todo o mundo, sublinham a necessidade de formar mais pessoas em todo o mundo para compreenderem a forma como os solos reagem às alterações globais e para poderem desenvolver estratégias de prevenção e reparação e aumentar a resiliência dos solos. As universidades participantes no IMSOGLO estão muito bem equipadas para dar formação estimulante e orientada sobre as interacções do solo com as alterações globais a um público internacional de estudantes.
Ciências Agrícolas na Universidade de Aarhus
A área das Ciências Agrícolas da Universidade de Aarhus pertence à elite das instituições de ciências agrícolas a nível mundial e desenvolve investigação de ponta. Os principais domínios de investigação são o clima e os recursos naturais, o ambiente e a bioenergia, a agricultura biológica, a qualidade dos alimentos, a produção animal e a produção vegetal.
A sustentabilidade é um princípio fundamental. O objetivo é procurar soluções que contribuam para o desenvolvimento ambiental e economicamente sustentável das indústrias agrícolas e alimentares.
Ciências Agrárias no ranking
As Ciências Agrícolas da Universidade de Aarhus ocupam o décimo quarto lugar a nível mundial na classificação das Melhores Universidades Globais de 2019 da US News e, na classificação da Universidade Nacional de Taiwan de 2018, ocupam o quarto lugar em Agricultura, Lacticínios e Ciência Animal e o nono lugar em Ciência do Solo. A Agricultura e Silvicultura da UA está classificada em trigésimo quinto lugar no QS World University Rankings by Subject de 2019.
Requisitos de admissão
Requisitos académicos
Um diploma de bacharelato (mínimo de 180 créditos ECTS) em ciências puras ou aplicadas (por exemplo, química, biologia, geologia, engenharia civil ou agrícola, ciências ambientais ou agrícolas, etc.) ou um nível equivalente de uma universidade ou escola de engenharia reconhecida.
São necessários conhecimentos académicos suficientes (pelo menos 40 ECTS no total) em ciências naturais, sendo as ciências naturais especificadas como física, química, matemática, ecologia, biologia, geografia, ciências ambientais e ciências agrícolas.
Requisitos linguísticos
Uma vez que o inglês é a língua de ensino, todos os candidatos são obrigados a apresentar provas da sua proficiência na língua inglesa. Os testes de línguas aceites são:
- TOEFL IBT 90
- ACADÉMICO IELTS 6,5 na classificação geral, com um mínimo de 6 na redação
- ESOL CAMBRIDGE English CAE (Avançado)
A língua de ensino não é aceite como prova de proficiência na língua inglesa, exceto para os candidatos que tenham obtido um diploma de licenciatura e/ou mestrado numa instituição de ensino superior de um país que tenha o inglês como língua oficial e com o inglês como único modo de ensino (Austrália, Canadá, Gana, Irlanda, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, Trindade e Tobago, Reino Unido e EUA).
Para os alunos admitidos em setembro de 2023, o IMSOGLO não oferece bolsas de estudo Erasmus Mundus. Para a entrada em setembro de 2023, apenas os candidatos com as seguintes nacionalidades (Países do Programa Erasmus+) podem candidatar-se a uma bolsa do Consórcio IMSOGLO: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Macedónia do Norte, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Turquia.
Estrutura do programa
Este programa de 2 anos contém 120 unidades de crédito ECTS e conduz ao diploma conjunto de Mestrado Internacional em Solos e Alterações Globais.
O primeiro semestre de 30 ECTS é comum a todos os estudantes e tem lugar na Universidade de Ghent.
A seguir, o programa tem duas opções de especialização de 90 ECTS:
- A especialização "Biogeoquímica do solo e alterações globais" tem lugar na Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida de Viena e na Universidade de Göttingen.
- A especialização "Recursos físicos da terra e alterações globais" tem lugar na Universidade de Ghent e na Universidade de Aarhus
Solos e alterações globais
1 & 2 Semestre
Ghent Semestre 1 + 2 (60 ECTS)
3 Semestre
- Avaliação do risco de erosão do solo (5 ECTS)
- Ciclo do carbono e alterações climáticas (10 ECTS)
- Disciplinas electivas (5 ECTS)
4 Semestre
Tese de mestrado em Solos e Alterações Globais (30 ECTS)
Carreira
Com um Mestrado Internacional em Solos e Alterações Globais, receberá formação em gestão de solos no âmbito das alterações globais, quer numa perspetiva de agroecossistema, quer numa perspetiva de gestão integrada do território. Adquirirá conhecimentos aprofundados sobre o que é necessário para salvar os nossos solos da degradação, como tornar os solos resistentes às alterações climáticas e como tornar os solos novamente saudáveis.
Estará preparado para seguir uma variedade de carreiras: investigador de alto nível, académico ou decisor político. Isto significa que existem oportunidades de emprego nas agências regionais do ambiente, nos serviços municipais de conservação da natureza, nos serviços de aconselhamento agrícola, nas instituições de ensino, nas ONG ligadas à natureza e ao ambiente, nas empresas de consultoria em engenharia e nas instituições da UE, nos ministérios e noutras autoridades públicas.
A investigação é também uma via profissional óbvia. Os estudantes podem candidatar-se à admissão no programa de doutoramento da universidade após a conclusão da tese.
Galeria
Admissões
Bolsas e Financiamento
Para admissão de alunos em setembro de 2023, a IMSOGLO não oferece bolsas Erasmus Mundus. Para admissão em setembro de 2023, apenas candidatos com as seguintes nacionalidades (Países do Programa Erasmus+) podem se candidatar a uma Bolsa do Consórcio IMSOGLO. Visite o site da universidade para obter mais informações.
Currículo
Este programa de 2 anos contém 120 unidades de crédito ECTS e leva ao diploma conjunto de Mestrado Internacional em Solos e Mudanças Globais.
O primeiro semestre de 30 ECTS é comum a todos os alunos e ocorre na Universidade de Ghent.
A partir de agora, o programa conta com duas opções de especialização de 90 ECTS:
- A especialização “Biogeoquímica do solo e mudanças globais” ocorre na Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida de Viena e na Universidade de Göttingen.
- A especialização “Recursos físicos da terra e mudanças globais” ocorre na Universidade de Ghent e Aarhus University
Solos e Mudanças Globais
1 e 2 Semestre
- Ghent Semestre 1 + 2 (60 ECTS)
3 semestre
- Avaliação do Risco de Erosão do Solo (5 ECTS)
- Ciclagem de Carbono e Mudanças Climáticas (10 ECTS)
- Cursos eletivos (5 ECTS)
4 semestre
- Dissertação de mestrado em Solos e Mudanças Globais (30 ECTS)
Classificações
Ciências Agrícolas por disciplina na Aarhus University está em vigésimo segundo lugar no mundo no ranking US News Best Global Universities de 2020, e na National Taiwan University de 2019 ficou em décimo nono lugar em Ciências Agrícolas por disciplina. Agricultura e Silvicultura na AU está em trigésimo quinto lugar no QS World University Rankings de 2020 por disciplina.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
Com um Mestrado Internacional em Ciências em Solos e Mudanças Globais, você será treinado em manejo de solos no contexto de mudanças globais, com foco em agroecossistemas ou em manejo integrado de terras. Você ganhará amplo conhecimento sobre o que é preciso para salvar nossos solos da degradação, como tornar os solos resilientes às mudanças climáticas e como tornar os solos saudáveis novamente.
Você estará equipado para seguir uma variedade de caminhos de carreira como pesquisador de alto nível, acadêmico ou formulador de políticas. Isso significa que há oportunidades de emprego em agências ambientais regionais, escritórios municipais de conservação da natureza, serviços de consultoria agrícola, instituições educacionais, ONGs preocupadas com a natureza e o meio ambiente, empresas de engenharia de consultoria e instituições da UE, ministérios e outras autoridades públicas.
Pesquisa também é um caminho óbvio de carreira. Os alunos podem se candidatar para admissão no programa de doutorado da universidade após a conclusão da tese.
Requisitos de Admissão do Programa
Demonstre seu comprometimento e prontidão para ter sucesso na escola de negócios fazendo o exame GMAT – o exame mais amplamente usado para admissão, que mede suas habilidades de pensamento crítico e raciocínio.
Baixe o mini teste do GMAT para ter uma ideia das questões que você encontrará no exame.