
Msc Em Agrobiologia
Aarhus, Dinamarca
DURAÇÃO
4 Semesters
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Aug 2025
PROPINAS
EUR 16.300 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* para alunos de fora da UE / EEE
Introdução
O desenvolvimento de soluções para a produção de alimentos saudáveis, diminuindo o impacto ambiental e aumentando o bem-estar dos animais, é o principal objetivo do programa de Agrobiologia da Universidade de Aarhus. Os temas de estudo são a genética, a biotecnologia, os sistemas de produção e a interação da agricultura com a natureza, entre outros. O programa tem uma base científica geral, com ênfase na aplicabilidade e na resolução de problemas, e adopta uma abordagem integradora para aprender sobre a biologia da produção alimentar.
Uma abordagem intersectorial
O núcleo deste programa é a biologia, com perspectivas sobre a sustentabilidade, o impacto ambiental, a saúde e o bem-estar dos animais, a saúde das plantas e a qualidade dos produtos. Os estudantes podem escolher entre especializações que incluem nutrição animal, nutrição vegetal, saúde e bem-estar animal, saúde vegetal e gestão de pragas, ou combinar ciências animais e vegetais. Uma vez que se trata de uma formação interdisciplinar, os alunos podem também escolher cursos de outros programas académicos.
Os estudantes aprenderão competências analíticas e de resolução de problemas, como fazer investigação e como gerar novos conhecimentos. Neste programa, a ênfase é colocada tanto nas competências académicas e profissionais como nas competências aplicadas.
Produção sustentável de animais e plantas
Os alunos devem escolher uma de quatro vias...
- Saúde e bem-estar animal
- Agronomia e ambiente
- Nutrição e saúde das plantas
- Agricultura orgânica
- Agricultura Biológica e Sistemas Alimentares (EUR-Organic) (Duplo Diploma)
... e adaptar o seu diploma com disciplinas opcionais para além das disciplinas obrigatórias do seu curso. Finalmente, a tese de mestrado pode ser concluída num contexto de investigação universitária ou num ambiente de I&D de uma empresa. O Mestrado em Agrobiologia baseia-se em conhecimentos sólidos e biológicos sobre a produção animal e vegetal sustentável, nas perspectivas da saúde, do bem-estar, da qualidade dos produtos e do impacto ambiental. Os licenciados estarão bem equipados para trabalhar com produtores e utilizadores finais na produção agrícola e para comunicar eficazmente sobre o seu domínio na esfera pública.
Um diploma internacional
O carácter internacional dos desafios enfrentados pela produção agrícola e a ciência subjacente ao Mestrado em Agrobiologia tornam a perspetiva internacional uma parte intrínseca deste curso e do seu ambiente de aprendizagem. O programa recebe estudantes internacionais de todo o mundo, e muitos estudantes aproveitam a oportunidade para estudar fora da Dinamarca durante um semestre numa das nossas universidades parceiras ou como parte do nosso programa de duplo diploma em Agricultura Orgânica e Sistemas Alimentares, www.eur-organic.eu. O estatuto de duplo diploma deste programa significa que os estudantes recebem um diploma de mestrado da Universidade de Aarhus e um diploma de mestrado da universidade parceira na qual escolhem completar o resto do diploma. Leia mais sobre este programa na sua página de programa individual.
Perfil de carreira
Os alunos do programa têm uma base sólida no seu percurso, combinada com um perfil individual através da escolha de disciplinas electivas. Isto cria oportunidades de carreira muito flexíveis no sector agrícola e alimentar, tanto a nível nacional como internacional. As oportunidades de emprego típicas serão nos serviços de consultoria para a produção primária, na agricultura e nas indústrias relacionadas com a alimentação, no ensino e na investigação, ou na administração pública e em organismos como a UE.
Ciências Agrícolas na Universidade de Aarhus
A área das Ciências Agrícolas da Universidade de Aarhus pertence à elite das instituições de ciências agrícolas a nível mundial e desenvolve investigação de ponta. As principais áreas de investigação são o clima e os recursos naturais, o ambiente e a bioenergia, a agricultura biológica, a qualidade dos alimentos, a produção animal e a produção vegetal.
A sustentabilidade é um princípio fundamental. O objetivo é procurar soluções que contribuam para o desenvolvimento ambiental e economicamente sustentável das indústrias agrícolas e alimentares.
Ciências Agrárias nos rankings
As Ciências Agrícolas da Universidade de Aarhus ocupam o 9.º lugar no 2021 US News Best Global Universities Ranking e o 2.º lugar no 2020 Shanghai Academic Ranking of World Universities, no qual a Ciência e Tecnologia Alimentar ocupa o 2.º lugar e a Agricultura e Silvicultura da UA ocupa o 37.º lugar no 2022 QS World University Rankings by Subject.
Requisitos de admissão
Os seguintes graus de bacharelato qualificam os estudantes para a admissão no programa de mestrado em Agrobiologia:
- Bacharelato em Agrobiologia pela Universidade de Aarhus
- Licenciatura em Ciências pela Universidade de Copenhaga em Ciências Animais ou Ciências Veterinárias (com especializações em Ciências Animais; Agricultura Biológica e Ciências Animais; Duplo diploma em Agricultura Biológica e Sistemas Alimentares/EUR-Organic).
- Licenciatura em Recursos Naturais pela Universidade de Copenhaga (especializações em Ciências das Culturas; Agricultura Biológica e Ciências das Culturas; Duplo Diploma em Agricultura Biológica e Sistemas Alimentares/EUR-Organic).
- Um diploma de bacharelato em Biologia com um perfil temático relevante para as especializações em Ciência Animal, Ciência das Culturas e Agricultura Biológica, e um diploma duplo em Agricultura Biológica e Sistemas Alimentares/EUR-Organic.
Os seguintes diplomas podem dar acesso ao programa de Mestrado em Agrobiologia:
- Outra licenciatura em Ciências com componentes disciplinares em Agrobiologia equivalentes a 60 ECTS, bem como componentes disciplinares básicas em Química, Bioquímica, Citologia, Zoologia, Botânica, Matemática, Estatística e Teoria das Probabilidades.
- Um diploma de bacharelato profissional com componentes disciplinares equivalentes a 60 ECTS, dos quais 40 ECTS na especialização relevante (respetivamente, ciência das culturas e ciência animal), bem como componentes disciplinares em Química, Bioquímica, Citologia, Fisiologia, Matemática, Teoria das Probabilidades, Estatística e Filosofia da Ciência
- Outras qualificações podem permitir a admissão ao programa de mestrado, desde que a universidade avalie que o seu nível, extensão e conteúdo correspondem aos graus acima mencionados.
Após a admissão, requisitos adicionais relacionados à composição do programa de graduação podem ser estipulados.
Requisitos linguísticos
Como o inglês é a língua de instrução em todos os assuntos, todos os candidatos devem fornecer evidências de sua proficiência em inglês.
O direito legal de admissão
Os estudantes com um programa de licenciatura em Agrobiologia na Universidade de Aarhus têm o direito de ser admitidos no programa de mestrado em Agrobiologia, desde que a candidatura seja feita com vista a prosseguir diretamente do programa de licenciatura para o programa de mestrado. O direito legal de admissão pressupõe a receção do pedido pela Universidade de Aarhus dentro do prazo estabelecido.
Critério de seleção
Como o programa de mestrado só admite um número limitado de alunos por ano, o cumprimento dos requisitos de admissão não garante, por si só, a admissão no programa.
A alocação de vagas para estudantes é baseada em uma avaliação geral.
Fundo acadêmico
- Nível geral - grau de bacharel
- Notas alcançadas em cursos relevantes *
- Cursos relevantes * (medidos em unidades de crédito) incluídos no seu diploma de bacharel
* Os cursos relevantes incluem cursos básicos nas áreas de Agrobiologia, Química, Bioquímica, Citologia, Zoologia, Botânica, Matemática, Estatística e Cálculo de Probabilidades.
Observe que as notas obtidas após o horário da inscrição não podem ser incluídas na avaliação do nível da série.
O comité de admissão avalia cada candidato com base nas informações fornecidas nos diplomas, transcrições e descrições dos cursos.
Admissão para bacharéis profissionais
Os bacharéis profissionais podem ser admitidos no programa de licenciatura na condição de seguirem um programa de estudos especial com cursos de nível de bacharelato em estatística, química, genética ou biologia molecular. Estes cursos só são ministrados em dinamarquês, pelo que os candidatos devem comprovar um nível de proficiência em dinamarquês equivalente ao nível A do ensino secundário. Pode ser sob a forma de documentação oficial que comprove que os três anos e meio do bacharelato profissional foram leccionados em dinamarquês. Os restantes cursos do programa de estudos serão leccionados em inglês e os candidatos devem também comprovar uma proficiência em inglês equivalente ao nível B do ensino secundário.
Data de início do programa
Os bacharéis profissionais iniciam o programa no semestre da primavera, mas devem candidatar-se à admissão a todo o programa no período de admissão de verão anterior. Pode encontrar informações sobre os prazos noutra parte desta página. A extensão do programa é de 120 ECTS e os estudantes admitidos neste programa de estudos podem esperar terminar o curso em janeiro.
Reunião de orientação
Os candidatos considerados aptos a serem admitidos deverão ter uma reunião de orientação pessoal sobre o seu programa de estudos específico.
Estrutura do programa
Trilhas de especialização
No programa de Mestrado em Agrobiologia, terá de escolher uma das seguintes vias de especialização:
Saúde e bem-estar animal
Os estudantes que seguem Saúde e Bem-Estar Animal especializar-se-ão em tópicos como reprodução animal, biologia comportamental aplicada, doenças animais ou ciência alimentar. Obterá uma visão de base sobre os fundamentos da produção de alimentos de origem animal. Após a conclusão do programa de graduação, será capaz de avaliar as necessidades energéticas e nutricionais dos animais para fins de crescimento, produção de leite e reprodução e avaliar a interação entre gestão, produção, saúde e bem-estar animal em sistemas típicos de produção animal.
A especialização destina-se a carreiras em que o conhecimento da produção animal primária desempenha um papel central (por exemplo, como conselheiros de produção, professores em escolas agrícolas ou em empregos na administração pública ou na investigação).
Agronomia e ambiente
Se escolher Agronomia e Ambiente, terá cursos obrigatórios no primeiro e em parte do segundo semestre. A partir daí, pode especializar-se em temas como a sustentabilidade, o ambiente e a agricultura. O objetivo central desta especialização é trabalhar no sentido de encontrar soluções que combinem a procura crescente de alimentos com uma gestão sustentável da natureza, do clima e do ambiente. Adquirirá uma compreensão holística dos processos dos agro-ecossistemas e da interação entre a produção agrícola, a natureza e a gestão ambiental.
A especialização visa carreiras em que o conhecimento da agricultura, da natureza, do ambiente e das interacções climáticas desempenha um papel central. Há oportunidades de emprego em agências regionais do ambiente, gabinetes municipais de conservação da natureza, serviços de aconselhamento agrícola, empresas de consultoria de engenheiros, instituições de ensino, ONG ligadas à natureza e ao ambiente, empresas de engenharia e instituições da UE, ministérios e outras autoridades públicas. A investigação é também uma via profissional óbvia.
Nutrição e saúde das plantas
Se escolher Nutrição e Saúde Vegetal, especializar-se-á em temas como alimentos, rações e bioenergia, sistemas de cultivo e biotecnologia vegetal. O objetivo deste curso de especialização é dar aos estudantes uma visão básica dos elementos de crescimento das plantas que são comuns a todas as culturas.
O programa de licenciatura destina-se a carreiras em que o conhecimento sobre a produção primária de plantas é um pré-requisito, por exemplo, como conselheiros de produção, no melhoramento comercial de plantas, como professores em escolas agrícolas e técnicas e na investigação, mas a linha também constituirá uma boa base para empregos na administração pública, onde a experiência em produção de plantas será uma vantagem, por exemplo, na administração local e nas organizações governamentais.
Agricultura orgânica
Este curso de especialização divide-se em dois: Saúde e Bem-Estar Animal ou Nutrição e Saúde Vegetal, combinadas com um enfoque na agricultura biológica. A abordagem é caracterizada por um elevado grau de interdisciplinaridade, com ênfase no trabalho de projeto e no contacto com explorações agrícolas e investigação.
A obtenção de um diploma desta especialização pode conduzir a oportunidades de emprego em áreas que apoiem o desenvolvimento da agricultura biológica e da produção alimentar. Isto inclui trabalho de consultoria, ensino, investigação e gestão.
1 semestre
- Práticas de produção animal (5 ECTS)
- Nutrição e Fisiologia Animal Quantitativa (10 ECTS)
- Produção, saúde e bem-estar dos animais (10 ECTS)
- Cursos electivos (5 ECTS)
2 semestres
Cursos electivos (30 ECTS)
3 semestres
Cursos electivos (30 ECTS)
4 semestre
Tese de Mestrado em Agrobiologia (30 ECTS)
Conheça os nossos licenciados
Carmina Falcato Cabral, MSc em Agrobiologia, estudante de doutoramento no Departamento de Agroecologia da Universidade de Aarhus
Num dia normal, pode encontrar-me a trabalhar numa bancada de fluxo dentro do laboratório, em condições estéreis rigorosas, ou no meio de um campo algures na Dinamarca a colher amostras de raízes e solo para o meu projeto de doutoramento. Esse tipo de flexibilidade e de conhecimentos numa miríade de matérias foi algo que consegui durante o meu mestrado em Agrobiologia, onde, para além dos cursos básicos obrigatórios sobre nutrição das culturas, gestão de pragas e fitossanidade, tive a liberdade de escolher em que me concentrar e de desenvolver os meus conhecimentos multidisciplinares.
Galeria
Admissões
Bolsas e Financiamento
Várias opções de bolsas estão disponíveis. Por favor, visite o site da universidade para mais informações.
Currículo
Faixas de especialização
No programa de Mestrado em Agrobiologia você deverá escolher uma das seguintes áreas de especialização:
Saúde e bem-estar animal
Os alunos que seguem Saúde e Bem-Estar Animal se especializarão em tópicos como criação animal, biologia comportamental aplicada, doenças animais ou ciência alimentar. Você obterá insights básicos sobre a base para a produção de alimentos de origem animal. Ao concluir o programa de graduação, você será capaz de avaliar as necessidades de energia e nutrientes do gado para fins de crescimento, produção de leite e reprodução, e avaliar a interação entre gestão, produção, saúde e bem-estar animal em sistemas típicos de produção pecuária.
A especialização é voltada para carreiras nas quais o conhecimento da produção animal primária desempenha um papel central (por exemplo, como consultores de produção, professores em faculdades de agricultura ou empregos em administração pública ou pesquisa).
Agronomia e Meio Ambiente
Se você escolher Agronomia e Meio Ambiente, você terá cursos obrigatórios no primeiro e em alguns segundos semestres. Daqui em diante, você pode se especializar em tópicos como sustentabilidade, meio ambiente e agricultura. O cerne desta especialização é trabalhar em direção a soluções que combinem a crescente demanda por alimentos com o gerenciamento sustentável da natureza, do clima e do meio ambiente. Você adquirirá uma compreensão holística dos processos do agroecossistema e da interação entre produção agrícola, natureza e gerenciamento ambiental.
A especialização visa carreiras nas quais o conhecimento de agricultura, natureza, meio ambiente e interações climáticas desempenham um papel central. Há oportunidades de emprego em agências ambientais regionais, escritórios municipais de conservação da natureza, serviços de consultoria agrícola, empresas de engenheiros consultores, instituições educacionais, ONGs preocupadas com a natureza e o meio ambiente, empresas de engenharia e instituições da UE, ministérios e outras autoridades públicas. A pesquisa também é um caminho de carreira óbvio.
Nutrição e Saúde Vegetal
Se você escolher Plant Nutrition and Health, você se especializará em tópicos como alimentos, ração e bioenergia, sistemas de cultivo e biotecnologia vegetal. O objetivo desta trilha de especialização é dar aos alunos uma visão básica dos elementos do crescimento vegetal que são comuns a todas as culturas.
O programa de graduação é voltado para carreiras nas quais o conhecimento sobre produção primária de plantas é um pré-requisito, por exemplo, como consultores de produção, em melhoramento de plantas comerciais, como professores em faculdades agrícolas e técnicas e em pesquisa, mas a linha também formará uma boa base para empregos na administração pública, onde a experiência em produção de plantas será uma vantagem, por exemplo, na administração local e em organizações governamentais.
Agricultura orgânica
Esta trilha de especialização é dividida em duas: Saúde e Bem-Estar Animal ou Nutrição e Saúde Vegetal, combinadas com foco em agricultura orgânica. A abordagem é caracterizada por um alto grau de interdisciplinaridade com ênfase em trabalho de projeto e contato com fazendas e pesquisa.
Graduar-se nessa trilha de especialização pode levar a oportunidades de emprego em áreas que apoiam o desenvolvimento da agricultura orgânica e da produção de alimentos. Isso inclui trabalho de consultoria, ensino, pesquisa e gestão.
1 semestre
- Práticas de Produção Animal (5 ECTS)
- Nutrição e Fisiologia Animal Quantitativa (10 ECTS)
- Produção Animal, Saúde e Bem-Estar (10 ECTS)
- Disciplinas Eletivas (5 ECTS)
2 semestres
Cursos Eletivos (30 ECTS)
3 semestre
Cursos Eletivos (30 ECTS)
4 semestre
Dissertação de Mestrado em Agrobiologia (30 ECTS)
Resultado do programa
Estudantes internacionais compõem aproximadamente um terço de cada classe, fornecendo aos alunos conhecimento e perspectivas internacionais e a possibilidade de aprender sobre diferentes ambientes acadêmicos e agrícolas. Como as indústrias agrícolas e os impactos ambientais são internacionais, é natural incluir diferentes perspectivas nacionais em discussões sobre esses tópicos.
A Dinamarca é um lugar ideal para estudar agricultura por causa de sua enorme indústria de produção de alimentos, extensiva pesquisa agrícola e rígidas regulamentações ambientais. Os estudantes internacionais ganham a oportunidade de aprender com líderes em produção sustentável de alimentos, e os estudantes dinamarqueses podem aprender sobre condições fora da Dinamarca.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
Os alunos do programa têm uma base sólida dentro de sua trilha, combinada com um perfil individual por meio de disciplinas eletivas de escolha. Isso cria oportunidades de carreira muito flexíveis no setor agrícola e alimentício, tanto nacional quanto internacionalmente. As oportunidades de emprego típicas serão em serviços de consultoria para produção primária, em agricultura e indústrias relacionadas a alimentos, em ensino e pesquisa, ou administração pública e órgãos como a UE.
Requisitos de Admissão do Programa
Demonstre seu comprometimento e prontidão para ter sucesso na escola de negócios fazendo o exame GMAT – o exame mais amplamente usado para admissão, que mede suas habilidades de pensamento crítico e raciocínio.
Baixe o mini teste do GMAT para ter uma ideia das questões que você encontrará no exame.