Na FGV EBAPE, o aluno encontrará uma estrutura tecnológica compatível com a sua excelência acadêmica. A Escola possui laboratórios de informática, onde estão instalados softwares científicos. Todos são equipados com monitores LCD, leitor/gravador de DVD e pool de impressão. Os equipamentos podem ser utilizados durante o horário de funcionamento das faculdades, exceto quando os laboratórios estão em uso para as disciplinas práticas.
A Escola oferece também cobertura de rede sem fio para acesso à internet e uma equipe de profissionais qualificados para prestar suporte às dúvidas tecnológicas recorrentes dos alunos e professores, o Núcleo de Salas.
As salas de aula da FGV EBAPE são equipadas com ar-condicionado e têm capacidade para receber aproximadamente 50 alunos em cada uma delas. A Fundação Getulio Vargas disponibiliza cinco auditórios para realização de eventos, seminários, workshops e aulas.
Localização
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é cidade mais famosa do Brasil e se destaca no cenário mundial por apresentar uma economia forte e promissora. Com uma população superior a 15 milhões de habitantes, é a segunda maior economia do Brasil, oferecendo condições vantajosas para a instalação de empresas e realização de novos investimentos. Mas nada se compara ao seu potencial turístico. Todo ano, a cidade recebe milhares de turistas de várias partes do mundo atraídos por suas lindas praias e belezas naturais, pelo carnaval e, principalmente, pela alegria dos cariocas.
A EBAPE
Em março de 2017, a FGV realizou a inauguração da sede exclusiva da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), o Edifício Ministro Roberto Campos. Com área total de 5.400 m2, as novas instalações possuem três pavimentos e subsolo, composto de salas de aula convencionais, auditórios, laboratório de informática, salas para metodologia de ensino PBL (Problem Based Learning), espaços de estudo em grupo e áreas de convivência de alunos, bem como o espaço técnico-administrativo da escola. O prédio tem capacidade máxima para 616 alunos, além de 120 lugares para estudo em grupo.
A FGV
A FGV fica situada em Botafogo, na Zona Sul no Rio de Janeiro, de onde é possível avistar uma das paisagens mais privilegiadas da cidade e um dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil: o Pão de Açúcar. O prédio principal da FGV, inaugurado em 20 de dezembro de 1968, foi planejado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, considerado um dos nomes mais influentes na arquitetura moderna internacional.
Em frente ao prédio está a Enseada de Botafogo, que possui uma extensa ciclovia, ideal para caminhadas e a prática de atividades físicas.
Vizinha de bairros tradicionais do Rio de Janeiro, como Copacabana, Flamengo, Humaitá, Jardim Botânico, Urca, Glória, Catete e o Centro, a FGV EBAPE conta ao seu arredor com hotéis, albergues, estações do metrô, linhas de ônibus, shoppings, bares, comércio de rua, além de estar próxima de edifícios comerciais, onde estão sediadas grandes empresas nacionais e internacionais.
Centros de Pesquisa
CBR
O Centro de Pesquisas Comportamentais (CBR) desenvolve pesquisas interdisciplinares que visam entender como a economia, o ambiente e o contexto social influenciam a tomada de decisão individual nos negócios, nos governos e nas entidades do terceiro setor.
A missão do centro é melhorar o bem-estar social através de pesquisas comportamentais.
Usando conhecimento das ciências comportamentais, identificamos, desenhamos e testamos a eficácia de intervenções que têm como objetivo solucionar problemas sociais.
CBFR
O Center for Banking and Finance Research in Rio (CBFR) promove pesquisa internacional de ponta nas áreas de banking e finanças e serve como um fórum para transferência de conhecimento e colaboração entre acadêmicos e profissionais de mercado. O CBFR busca atingir esses objetivos cooperando com pesquisadores internacionalmente conhecidos nas áreas de banking e finanças de universidades na Ásia, Europa, e Estados Unidos.
Os problemas de pesquisa são investigados pelos pesquisadores do CBFR e cobrem uma ampla área de pesquisa em banking e finanças como o funcionamento dos mercados de crédito, a importância do sistema bancário para o desenvolvimento econômico ou a interrelação entre regulação de mercados financeiros e bancários e a qualidade de seus serviços. Ao discutir esses problemas de pesquisa e disseminar os resultados dos projetos, o CBFR publica um newsletter e uma série de working papers, oferece auxílios e um programa de visitas, organiza seminários de pesquisa, workshops, conferências internacionais e eventos de discussão de diretrizes de políticas públicas.
ARC A&A
O ARC-A&A – Applied Research Center in Accounting and Analytics (Centro de Pesquisa Aplicada em Contabilidade e Análise de Dados) tem por missão desenvolver e disseminar conhecimentos em contabilidade e análise de dados.
Nesse sentido, desenvolvemos pesquisa aplicada buscando resolver problemas reais nas áreas de planejamento, orçamento, contabilidade, auditoria e análise de dados; trabalhamos em cooperação com centros de pesquisa similares reconhecidos internacionalmente; elaboramos relatórios de pesquisa a serem publicados nos principais periódicos acadêmicos da área; e elaboramos white-papers destinados a influenciar formuladores de políticas, normatizadores e reguladores.
CECIN
O Centro de Estudos de Competitividade e Inovação (CECIN) é uma iniciativa da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE), que tem como objetivo desenvolver a pesquisa aplicada relacionada ao tema da competitividade e inovação, fomentando a cooperação de projetos com pesquisadores, organizações públicas e privadas em nível nacional e internacional.
O objetivo geral do Centro de Estudos de Competitividade e Inovação é tornar-se referência, no Brasil e na América Latina, em pesquisa aplicada no campo da competitividade, gestão pública eficiente, estudos econômicos, em inovação pública e empresarial, indústrias criativas e economia.
CEIPE
Criado em 28 de novembro de 2016 e tendo iniciado suas operações em janeiro de 2017, tem como missão melhorar a gestão da política educacional para que o Brasil tenha uma educação básica equitativa, inovadora e de qualidade.
O CEIPE acredita que a transformação da educação pública se dará através das pessoas, principalmente aquelas que estão em posições de liderança nas mais de 5.500 secretarias municipais e estaduais de educação. Sem equipes técnicas qualificadas, capazes de diagnosticar os problemas, pensar soluções e implementá-las, não teremos redes públicas de ensino de qualidade. Nossos projetos contém um forte componente de qualificação das equipes, utilizam a mentoria como estratégia de formação de lideranças e se apoiam na produção de conhecimento aplicado.
Tem como visão: Uma Educação Básica de qualidade, para todas as crianças e jovens brasileiros, que contribua para uma sociedade harmônica, próspera e sustentável.