
Mestrado in
Mestrado Profissional em Administração Pública
Brazilian School of Public and Business Administration

Informação chave
Localização do campus
línguas
Português
Formato de estudo
Misturado
Duração
22 meses
Ritmo
Tempo parcial
Propinas
BRL 79.817 / per course *
Prazo de inscrição
Solicite informações
Data de início mais cedo
Solicite informações
* pagamento em dinheiro, integral
Introdução
Atendendo às demandas crescentes que refletem a ampla atuação profissional no setor público brasileiro, a FGV EBAPE lançou em 2012 o curso de Mestrado em Administração Pública (MPA), em nível profissional. Seguindo as diretrizes estabelecidas pela Coordenação de Ensino Superior de Pessoal de Nível Universitário (CAPES) na Portaria nº 080/98. esse curso de pós-graduação stricto sensu permite que os alunos conciliem seus estudos com as atividades profissionais, transferindo conhecimento para entidades do serviço público e para a sociedade.
A MPA oferece dois horários de aulas:
Agenda regular
As aulas são realizadas à noite durante 22 meses, terminando com a aprovação e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso. A partir de fevereiro de cada ano, as aulas são estruturadas em trimestres, com base no currículo.
Programação Intensiva
Esta opção oferece a mesma estrutura curricular que o horário regular, mas com disciplinas ministradas em módulos concentrados de uma semana, executados aproximadamente a cada seis semanas. Com início em agosto de cada ano e duração de 22 meses, este curso oferece uma oportunidade conveniente para pessoas que vivem e trabalham fora da cidade do Rio de Janeiro.
Currículo
Linhas de Pesquisa
Políticas publicas
A linha de pesquisa Políticas Públicas busca analisar os ciclos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas públicos e os efeitos sobre esses processos exercidos por sistemas e instituições políticas. Inclui novas abordagens em políticas públicas: interseccionalidade, redes sociais e transversalidade. Incentivando análises empíricas em áreas como políticas sociais, inovação técnica, segurança e proteção pública, meio ambiente e sustentabilidade, finanças públicas, população e cidadania, seu foco no desenvolvimento se reflete em disciplinas relacionadas às políticas sociais, econômicas e culturais.
Governança e Administração Pública
A linha de pesquisa Governança e Administração Pública busca compreender a dinâmica do funcionalismo público do ponto de vista intra e interorganizacional. As dimensões intraorganizacionais abordam temas como orçamento, planejamento, análises governamentais e organizacionais, inovação e governança em organizações públicas, ressaltando a contextualização por meio de características específicas do Brasil. A abordagem de governança é clara no estudo da dinâmica das relações entre Estado e Sociedade, voltada para a gestão social e novas formas de prestação e administração de serviços públicos por meio de parcerias com o setor privado ou terciário, paralelamente à administração e ao desenvolvimento.
Cursos e Seminários
O Mestrado em Administração Pública oferece módulos internacionais de curta duração ao longo do ano em colaboração com seus parceiros institucionais por meio de acordos recíprocos. A Escola busca que seus mestrandos profissionais se envolvam com assuntos importantes para a sociedade, bem como se familiarizem com os contextos e costumes empresariais locais, regionais e multirregionais. Além dele, há os Seminários de Pós-Graduação e os Workshops, por meio dos quais a EBAPE se integra com instituições parceiras, convidando pesquisadores visitantes para estimular discussões de qualidade sobre pesquisas em andamento.
O Programa de Workshops traz professores visitantes de instituições de renome internacional. São cursos de 15 horas abertos não só aos alunos da EBAPE, mas também a alunos de pós-graduação externos. A oferta é baseada na disponibilidade e demanda.
Estruturas e Disciplinas
A estrutura curricular é baseada em: quatro disciplinas obrigatórias; oito disciplinas eletivas; uma disciplina de intervenção/orientação profissional; cada um vale dois créditos.
Créditos totais para atribuição do grau
- Disciplinas: 24 (vinte e quatro) créditos
- Dissertação: 11 (onze) créditos
- Referência: 1 (um) crédito = 15 (quinze) horas
- Total: 35 (trinta e cinco) créditos.
Prazo para conclusão do programa: 22 (vinte e dois) meses, incluindo aprovação e apresentação pública do Trabalho de Conclusão de Curso.
Agenda regular
- Sessões presenciais: trimestrais;
- A duração total do curso: 22 meses;
- Diploma conferido no final do curso: Mestre em Administração Pública.
Programação Intensiva
- Sessões em sala de aula: 12 semanas (total);
- Intervalos entre as sessões em sala de aula: cerca de seis semanas;
- A duração total do curso: 22 meses;
- Diploma conferido no final do curso: Mestre em Administração Pública.
Trabalho de Conclusão de Curso e Apresentação
Para concluir o programa, cada aluno deve elaborar um projeto final de curso que pode ser uma dissertação resultante do trabalho de campo realizado pelo aluno sob a orientação de um professor. O trabalho final do curso deve ser preparado em um dos seguintes formatos:
- Dissertação
- Estudo de caso aprofundado
- Relatório de diagnóstico e análise
Os trabalhos de conclusão de curso devem ser apresentados a uma banca pública composta por três professores doutores, sendo um orientador do corpo docente titular do MPA, um professor convidado da instituição e um externo à FGV EBAPE. Para apresentar o projeto e concluir o curso, o projeto final de curso deve ser aprovado, e o aluno deve ter concluído os 26 (vinte e seis) créditos exigidos, com nota final mínima de 7,0 (sete) para o conjunto completo. de disciplinas cursadas durante o curso (obrigatórias e eletivas).
Após a conclusão desses procedimentos, os alunos podem solicitar seus certificados de Mestrado.
Disciplinas
Disciplinas Obrigatórias
- Governo, Estado e Sociedade
- Metodologia de Pesquisa
- Políticas publicas
- Teoria da Administração Pública
Disciplinas de Orientação Metodológica
- Metodologia de Pesquisa
- Métodos Quantitativos Aplicados à Tomada de Decisão no Setor Público
- Métodos de Pesquisa Qualitativa
Disciplinas de Intervenção/Orientação Profissional | Obrigatório (selecione um)
- Análise de Organizações e Políticas Públicas (AOPP)
- Estudo de caso aprofundado - EAC
Disciplinas Eletivas Substantivas – oito disciplinas a serem selecionadas
- Administração e Desenvolvimento
- Boa Governança e Transparência Pública
- Contabilidade Financeira no Setor Público
- Projetando Políticas Públicas Baseadas em Evidências
- Desigualdade, Pobreza e Política
- Economia Política na América Latina
- Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade
- Estratégia de Ensino
- Estrutura e Processos em Organizações Públicas
- Ética e Cultura
- Gestão e Controle Social
- Governança Colaborativa
- Governança em Organizações Públicas e Terceiro Setor
- Governança para Resultados
- Laboratório de Administração e Políticas Públicas I
- Laboratório de Administração e Políticas Públicas II
- Métodos Quantitativos Aplicados à Tomada de Decisão no Setor Público
- Métodos de Pesquisa Qualitativa
- Orçamento no Setor Público
- Organizações, Diversidade e Relações no Local de Trabalho
- Planejamento de Organizações Públicas
- Políticas de Defesa e Organizações Militares
- Políticas Públicas e População
- Políticas Públicas, Meio Ambiente e Sustentabilidade
- Políticas Regulamentares
- Redes de Administração Pública
- O Sistema Político Brasileiro: Instituições e Políticas Públicas
*As disciplinas eletivas serão oferecidas dependendo da disponibilidade do corpo docente e do número de alunos interessados em cada uma delas.
Galeria
Resultado do programa
Capacitar líderes do setor público brasileiro. Este programa permite que os recém-formados ofereçam serviços de consultoria, aceitem cargos de média e alta gerência no serviço público e progridam em suas carreiras acadêmicas.
Alunos ideais
Diretores, gerentes e outros profissionais de alto nível que trabalham em entidades do serviço público direto e indireto em todas as esferas de governo.