
Mestrado em Finanças
Porto, Portugal
DURAÇÃO
3 Semesters
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
29 Sep 2025
PROPINAS
EUR 10.056 / per course *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* propinas do 1º ano: 10 prestações de 628,50€; propinas do 2º ano: 5 prestações de 754,20€ ; NB: Valores calculados de acordo com as propinas estabelecidas para o ano letivo 2023/24
Introdução
Apresentação
Ministrado por um corpo docente nacional e internacional de primeira classe, o MSc em Finanças vem produzindo especialistas financeiros altamente qualificados há mais de dez anos. Estes especialistas ocupam agora posições de destaque em empresas e instituições financeiras portuguesas, bem como em centros financeiros internacionais como Madrid, Londres e Nova Iorque.
O esforço para garantir que o programa tenha um escopo internacional - criando oportunidades profissionais e acadêmicas no país e no exterior - é visível no recrutamento de nossos funcionários e na escolha de nossos programas. A nossa missão é formar e formar alunos altamente qualificados, que possam ocupar posições de destaque no setor dos serviços financeiros, quer na indústria, quer em empresas produtoras de serviços, em Portugal e no estrangeiro.
Estrutura
Calendário
O Mestrado em Finanças funcionará com um grupo em regime diurno e outro em regime pós-laboral. O calendário com a programação de todas as aulas é anunciado aos alunos no início de cada semestre. No caso de cursos leccionados por professores convidados, pode ocorrer uma concentração de aulas em poucos dias, mas com um horário mais intensivo. Nestas circunstâncias, as aulas serão marcadas com bastante antecedência, dando tempo para tomar as medidas necessárias.
No regime diurno, as aulas são de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h00 às 13h00. No regime pós-laboral, as aulas são de segunda a sexta-feira, das 19:00 às 22:00, e ao sábado das 9:00 às 13:00.
Regimes de atendimento
O Mestrado da Católica Porto Business School tem um regime de frequência único mas flexível. O currículo está desenhado para que o programa tenha um mínimo de três semestres (um ano e meio). No entanto, para os alunos que pretendam obter o grau de Mestre mantendo a sua atividade profissional, é possível realizar o Mestrado num máximo de 5 semestres (dois anos e meio), o que permite distribuir a carga académica por um período alargado, conciliando assim os horários e a carga profissional com o Mestrado.
O início e o fim dos semestres são publicados anualmente no calendário académico do 2º ciclo da Católica Porto Business School.
Língua
Inglês.
Local
As aulas do Mestrado da Católica Porto Business School decorrem na Universidade Católica Portuguesa, no Porto.
Oportunidades de carreira
O MCs em Finanças é adequado para aqueles interessados em seguir carreira em áreas relacionadas a finanças. A nossa experiência e as oportunidades oferecidas aos nossos antigos alunos têm mostrado que é possível prosseguir, a partir desta plataforma, carreiras profissionais e académicas de sucesso em Portugal e no estrangeiro. O Mestrado em Finanças promove um alto nível de cooperação entre a Universidade e a comunidade empresarial através da produção de trabalhos de investigação aplicada e do estabelecimento de parcerias para programas de estágio.
A inovação e a crescente complexidade dos mercados em todo o mundo tornaram as carreiras baseadas em finanças particularmente atraentes para indivíduos com um histórico de alto nível e boas habilidades quantitativas, permitindo que se redefinissem profissionalmente e redirecionassem suas carreiras para atividades no setor de serviços financeiros. O Mestrado em Finanças tem acolhido alunos oriundos de programas de licenciatura em ciências exatas - Engenharia e Matemática - além dos que concluíram cursos de Economia e Gestão.
O programa não é exclusivamente focado em uma formação acadêmica e, portanto, fornece um ponto de vista preciso e abrangente substancialmente ancorado na realidade do setor corporativo. Com isso, é possível formar recursos humanos de alta qualidade, perfeitamente capazes de compreender a complexa realidade dos mercados financeiros atuais. O ensino não perde de vista a tendência contemporânea de globalização e visa formar e preparar profissionais especializados para enfrentar os desafios modernos da inovação financeira (por exemplo, produtos estruturados), financiamento corporativo (por exemplo, capital privado e financiamento de projetos), gestão de risco ( por exemplo, análise de risco de crédito e negócios) e governança de negócios (por exemplo, avaliação de desempenho e governança corporativa).
O Mestrado em Finanças conquistou reputação nacional e internacional demonstrando o sucesso das escolhas efetuadas. Muitos alunos que concluíram o nosso Mestrado em Finanças ocupam agora cargos importantes em várias instituições e organizações portuguesas e têm acesso a oportunidades de carreira internacionais. Nova York, Madrid e Londres são alguns dos destinos escolhidos. Vários outros alunos decidiram seguir uma carreira acadêmica e iniciaram trabalhos de pesquisa e continuaram seus estudos de doutorado em universidades estrangeiras de renome.
Admissões
Galeria
Resultado do programa
Semestre | Disciplina | ECTS |
Semestre I | Avaliação | 6 |
Semestre II | Estratégia Financeira Corporativa | 6 |
Semestre III | Trabalho Final de Mestrado | 36 |
Disciplinas eletivas* | Tópicos Avançados em Finanças | 3 |
* A selecionar do portefólio de cursos específicos ou de um conjunto de cursos oferecidos por outros programas de mestrado da Católica Porto Business School.
Taxa de matrícula do programa
Bolsas e Financiamento
Bolsas de estudo para estudantes internacionais
A Católica Porto Business School atribui anualmente 10 bolsas de estudo a candidatos oriundos de outros países, que não tenham nacionalidade portuguesa e não residam em Portugal. O valor da bolsa cobre as propinas do primeiro ano do Mestrado (componente curricular) , de acordo com as taxas estabelecidas na Tabela de Propinas da Universidade Católica Portuguesa (UCP) em vigor, em cada ano letivo. Os critérios de atribuição das bolsas são: uma entrevista e a nota de candidatura ao Mestrado. Saiba mais no link abaixo.