CentraleSupélec é uma instituição pública, sob carta ministerial, dedicada às ciências e engenharias. Esta carta é partilhada entre o Ministério do Ensino Superior, Investigação e Inovação, e o Ministério da Economia, Indústria e Tecnologias Digitais.
CentraleSupélec foi oficialmente criada a 1 de janeiro de 2015, reunindo duas escolas de engenharia líderes em França: a Ecole Centrale Paris e a Supélec. A cooperação entre as nossas duas grandes écoles, como são conhecidas no sistema francês, tem vindo progressivamente a ganhar força desde 2009, com uma aliança sustentada em três áreas nucleares: educação de engenharia, formação de executivos e investigação.
Desde 1969 que as nossas escolas partilham o mesmo processo de admissão, através de provas competitivas de ingresso. As semelhanças nas nossas populações estudantis respectivas conduziram, naturalmente, a uma certa harmonia ao nível da nossa abordagem à inovação, ao empreendedorismo, à internacionalização e ao desenvolvimento da liderança. O nosso caminho para o devirCentraleSupélec, permitiu-nos consolidar a nossa investigação para abranger todas as engenharias e ciências dos sistemas.
Hoje temos múltiplos campus em todo o país; na região de Paris, Metz e Rennes. Temos 4200 estudantes e 370 docentes e investigadores, todos interagem com a nossa rede global: três campus internacionais (China, Índia e Marrocos) e cinco laboratórios associados (Brasil, Canadá, Estados Unidos e China). Temos ainda parcerias de sucesso com 176 universidades internacionais e 140 instituições corporativas. A nossa excelência académica e de investigação está aninhada em cooperações firmes e profícuas com grandes instituições nacionais como o CNRS, CEA, INRIA, ISERM e ONERA.
Uma oferta académica arredondada e reconhecida pela excelência
CentraleSupélec é uma instituição de classe mundial com quatro atividades principais:
- O prestigiado programa Ingénieurs Généralistes (atualmente sob as pistas Centrale e Supélec respetivamente).
- Investigação em engenharia e ciências de sistemas.
- O Programa Doutoral, com a sua vibrante rede de oito escolas doutorais, bem como um programa de mestrado.
- O programa de Formação de Executivos que inclui Mestrados Especializados (em 23 áreas disciplinares) e Certificados Executivos.
Um novo programa de engenharia em 2018
Em 2018 lançámos o novo CurrículoCentraleSupélec de Engenharia. Destina-se a enfatizar a agência estudantil dentro de um programa académico de desenvolvimento de competências; um programa que visa a criação de competências, a promoção da autonomia e a promoção da carreira desde o início.
No cerne deste programa está a conjugação entre as ciências fundamentais e as ciências aplicadas, abordadas numa perspectiva complexa num quadro multidisciplinar. Estas disciplinas incluem matemática, física, ciência e tecnologia da computação, energia, mecânica e engenharia industrial.
“CentraleSupélecestá a responder às necessidades da comunidade científica global em moldar e apoiar os nossos alunos, dentro das necessidades atuais da sociedade e conduzi-la para trajetórias futuras. A nossa visão é a de todo o engenheiro. Aquele que é um pensamento independente, além de ser social e ambientalmente responsável. Seja ele criador ou líder empresarial, oCentraleSupélec licenciado, poderá reunir excelência científica, competência técnica e abertura de espírito assente nos valores do humanismo, do respeito, da partilha e da cooperação; valores que nos definem como instituição.” Romain Soubeyran, Presidente daCentraleSupélec.
Uma instituição pública líder com uma rede internacional
Classificados entre as 200 melhores universidades mundiais pelo QS, temos uma rede de 176 universidades parceiras em 45 países e 80 acordos de duplo grau. A nossa população estudantil internacional está nos 30%, com 24% de docentes internacionais, também. Temos uma rede alumni de 35 000 pessoas em todo o mundo.
Continuamos também a desenvolver a nossa presença na China, na Índia e noutros grandes países do futuro. Em 2005, a Ecole Centrale Paris, juntamente com o Groupe Ecole Centrale, tornou-se a primeira escola francesa de engenharia a exportar o seu modelo pedagógico para o exterior, com a criação da Ecole Centrale Pekin na China. Em 2014, foi lançado na Índia o Mahindra Ecole Centrale e, em 2015, foi lançado em Marrocos a Ecole Centrale Casablanca. Além dos nossos campus ultramarinos, temos também parcerias ativas com instituições académicas e de investigação em todo o mundo, com cinco laboratórios internacionais associados na China, Estados Unidos, Singapura e Canadá.
Estamos assim a construir um conjunto global de escolas e laboratórios interligados, que pretendemos expandir ainda mais nos próximos anos. Mais recentemente, em outubro de 2015, o Grupo École Centrale assinou um Memorando de Entendimento com a Universidade de São Paulo para um dia abrir uma escola no Brasil. Estamos também a trabalhar na ideia de uma Ecole Centrale da África Austral na Ilha Maurícia.
Uma escola de engenharia líder na Universidade de Paris-Saclay
CentraleSupélec tem sido uma escola fundamental na definição do projeto Université Paris-Saclay, no desenvolvimento das suas Escolas Doutorais, no seu programa de Mestrado, bem como na criação do rótulo de uma Iniciativa de Excelência (IDEX).
Como escola de engenharia líder na Universidade de Paris-Saclay, nós:
- co-dirige cinco escolas doutorais: Interfaces, SMEMG, STIC, EOBE e Matemática Jacques Hadamard
- oferecer um vasto leque de disciplinas dentro dos programas de mestrado. Entre 2015 e 2019, o programa foi reestruturado em torno de 14 títulos e 40 cursos
- participar em 6 laboratórios de excelência (LABEX) e 2 equipamentos de excelência (EQUIPEX)
- parceira com actores de alto nível no Plateau de Saclay (EDF R& D, CEA, CNRS, IRT SystemX, etc.)
Uma escola para o futuro
Nosso mundo está passando por mudanças sem precedentes, especificamente por meio de revoluções digitais e de dados massivos. Estas transformações na sociedade não são apenas reais mas trazem consigo imensos desafios que os nossos engenheiros do futuro precisarão de dirigir.
Precisamos de engenheiros que consigam lidar com problemas em sistemas cada vez mais complexos, precisamos de engenheiros que possam pensar cientificamente, e finalmente precisamos de engenheiros que sejam verdadeiramente inovadores. A nossa visãoCentraleSupélec para os nossos graduados é que eles sejam capazes de reunir diversas áreas de atuação, gerar novas soluções, iniciar e invocar a mudança. A nossa missão é que os nossos graduados entrem na vida profissional com um forte foco na ética, responsabilidade e cidadania, assim como com um diálogo comprometido e ações sobre preocupações socioambientais.
Somos a escola deste mundo em mudança, estamos desde 1829. Em cada fase da nossa história, ajustámos e adaptámos o nosso currículo e investigação para se enquadrarem nos tempos, para mudar com os tempos e acima de tudo, os nossos engenheiros definiram os seus tempos e continuarão a fazê-lo no futuro.
Moldamos o futuro:
- formação multidisciplinar de engenheiro-empreendedores e peritos em sistemas complexos
- desenvolvimento de respostas inovadoras à investigação para os principais desafios tecnológicos, económicos, sociais e ambientais
- permitir que os profissionais em exercício adquiram as competências necessárias para se adaptarem à mudança e tornarem os seus negócios mais competitivos