Keystone logo
© TESS
CentraleSupélec

CentraleSupélec

CentraleSupélec

Introdução

CentraleSupélec é uma instituição pública sob estatuto ministerial, dedicada às ciências e à engenharia. Esta carta é partilhada entre o Ministério do Ensino Superior, Investigação e Inovação e o Ministério da Economia, Indústria e Tecnologias Digitais.

CentraleSupélec foi oficialmente criada em 1º de janeiro de 2015, reunindo duas escolas de engenharia líderes na França; École Centrale Paris e Supélec. A cooperação entre as nossas duas grandes écoles, como são conhecidas no sistema francês, tem vindo progressivamente a ganhar impulso desde 2009, com alianças sustentadas em três áreas principais: ensino de engenharia, ensino executivo e investigação.

Desde 1969, as nossas escolas partilham o mesmo processo de admissão; por meio de concursos de admissão. As semelhanças nas nossas respectivas populações estudantis conduziram naturalmente a uma certa harmonia em termos da nossa abordagem à inovação, empreendedorismo, internacionalização e desenvolvimento de liderança. Nossa jornada para nos tornarmos CentraleSupélec nos permitiu consolidar nossa pesquisa para cobrir todas as ciências de engenharia e sistemas.

Hoje temos vários campi em todo o país; na região de Paris, Metz e Rennes. Temos 4.200 alunos e 370 professores e pesquisadores, todos interagindo com nossa rede global: três campi internacionais (China, Índia e Marrocos) e cinco laboratórios associados (Brasil, Canadá, Estados Unidos e China). Também temos parcerias de sucesso com 176 universidades internacionais e 140 instituições corporativas. Nossa excelência acadêmica e de pesquisa está aninhada em nossas cooperações firmes e frutíferas com grandes instituições nacionais como o CNRS, CEA, INRIA, ISERM e ONERA.

Uma oferta acadêmica completa reconhecida pela excelência

CentraleSupélec é uma instituição de classe mundial com quatro atividades principais:

  • O prestigioso programa Ingénieurs Généralistes (atualmente sob as faixas Centrale e Supélec, respectivamente).
  • Pesquisa em engenharia e ciências de sistemas.
  • O Programa de Doutorado, com sua vibrante rede de oito escolas de doutorado, bem como um programa de mestrado.
  • O programa de Educação Executiva que inclui Mestrados Especializados (em 23 áreas temáticas) e Certificados Executivos.

Um novo programa de engenharia em 2018

Em 2018 lançamos o novo Currículo de Engenharia CentraleSupélec . Ele foi projetado para enfatizar a atuação estudantil dentro de um programa acadêmico de desenvolvimento de habilidades; um programa que visa desenvolver conhecimentos, promover a autonomia e estimular o desenvolvimento de carreira desde o início.

No centro deste programa está a combinação das ciências fundamentais e aplicadas, abordadas a partir de uma perspectiva complexa dentro de um quadro multidisciplinar. Essas disciplinas incluem matemática, física, ciência da computação e tecnologia, energia, mecânica e engenharia industrial.

' CentraleSupélec está respondendo às necessidades da comunidade científica global na formação e apoio aos nossos alunos, dentro das necessidades atuais da sociedade, ao mesmo tempo que a conduz para trajetórias futuras. Nossa visão é a de todo o engenheiro. Alguém que pensa de forma independente e também é social e ambientalmente responsável. Seja ele um criador ou um líder empresarial, o graduado da CentraleSupélec será capaz de reunir excelência científica, conhecimento técnico e uma abertura de espírito fundada nos valores do humanismo, respeito, partilha e cooperação; valores que nos definem como instituição.' Romain Soubeyran, presidente da CentraleSupélec .

Uma instituição pública líder com uma rede internacional

Classificadas entre as 200 melhores universidades do mundo pela QS, temos uma rede de 176 universidades parceiras em 45 países e 80 acordos de duplo diploma. Nossa população estudantil internacional é de 30%, com 24% de professores internacionais também. Temos uma rede de ex-alunos de 35.000 pessoas em todo o mundo.

Também continuamos a desenvolver nossa presença na China, Índia e outros grandes países do futuro. Em 2005, a Ecole Centrale Paris, juntamente com o Groupe Ecole Centrale, tornou-se a primeira escola de engenharia francesa de primeira linha a exportar seu modelo pedagógico para o exterior, com a criação da Ecole Centrale Pekin na China. Em 2014, a Mahindra Ecole Centrale foi lançada na Índia e, em 2015, a Ecole Centrale Casablanca foi lançada no Marrocos. Além de nossos campi no exterior, também temos parcerias ativas com instituições acadêmicas e de pesquisa em todo o mundo, com cinco laboratórios internacionais associados na China, Estados Unidos, Cingapura e Canadá.

Estamos, assim, construindo um grupo global de escolas e laboratórios interligados, que pretendemos expandir ainda mais nos próximos anos. Mais recentemente, em outubro de 2015, o Grupo École Centrale assinou um Memorando de Entendimento com a Universidade de São Paulo para um dia abrir uma escola no Brasil. Estamos também a trabalhar na ideia de uma Ecole Centrale da África Austral nas Maurícias.

Uma escola de engenharia líder na Universidade Paris-Saclay

CentraleSupélec tem sido uma escola fundamental na definição do projeto da Université Paris-Saclay, no desenvolvimento das suas Escolas de Doutoramento, no seu programa de mestrado, bem como na criação do rótulo de Iniciativa de Excelência (IDEX).

Como uma escola de engenharia líder na Universidade Paris-Saclay, nós:

  • co-dirige cinco escolas de doutorado: Interfaces, SMEMG, STIC, EOBE e Matemática Jacques Hadamard
  • oferecem uma ampla gama de assuntos dentro dos programas de mestrado. Entre 2015 e 2019, o programa foi reestruturado em torno de 14 títulos e 40 cursos
  • participar em 6 laboratórios de excelência (LABEX) e 2 equipamentos de excelência (EQUIPEX)
  • parceria com atores de alto perfil no Plateau de Saclay (EDF R & D, CEA, CNRS, IRT SystemX, etc.)

Uma escola para o futuro

Nosso mundo está passando por mudanças sem precedentes, especificamente por meio de revoluções digitais e dados massivos. Essas transformações na sociedade não são apenas reais, mas trazem consigo imensos desafios que nossos engenheiros do futuro precisarão conduzir.

Precisamos de engenheiros que possam lidar com problemas em sistemas cada vez mais complexos, precisamos de engenheiros que possam pensar cientificamente e, finalmente, precisamos de engenheiros que sejam verdadeiramente inovadores. Nossa visão na CentraleSupélec para nossos graduados é que eles sejam capazes de reunir diversas áreas de especialização, gerar novas soluções, iniciar e invocar mudanças. Nossa missão é que nossos egressos ingressem na vida profissional com forte foco na ética, na responsabilidade e na cidadania, bem como com diálogo e ações comprometidas nas preocupações socioambientais.

Somos a escola deste mundo em mudança, desde 1829. Em todas as fases de nossa história, ajustamos e adaptamos nosso currículo e pesquisa para se adequar aos tempos, mudar com os tempos e, acima de tudo, nossos engenheiros definiram seus tempos e continuarão a fazê-lo no futuro.

Nós moldamos o futuro:

  • formação de engenheiros-empreendedores multidisciplinares e especialistas em sistemas complexos
  • desenvolver respostas de pesquisa inovadoras para os principais desafios tecnológicos, econômicos, sociais e ambientais
  • permitindo que os profissionais em exercício adquiram as habilidades necessárias para se adaptar às mudanças e tornar seus negócios mais competitivos

Estatisticas

  • 4300 alunos, incluindo 3200 no currículo de engenharia
  • 400 pesquisadores e membros do corpo docente
  • 70 professores
  • 482 pessoal não docente
  • Orçamento de 105 milhões de euros
  • 3 campi na França.
  • 105 000 m2 de excelência e inovação em Saclay.

    Classificações

    Nós somos:

    • classificada entre as melhores universidades do mundo; 177º por QS;
    • classificada em 28º lugar pela QS e 35ª pela THE em termos de empregabilidade.

    A rede de ex-alunos da CentraleSupélec é formada por 35.000 graduados em diversos setores nos cinco continentes.

    A CentraleSupélec também é membro fundador da Université Paris-Saclay, da TIME Network e da Alliance 4Tech, além de ser parceira estratégica da ESSEC Business School e ocupar a presidência do Groupe École Centrale.

    Localizações

    • Paris

      Paris, França

      Perguntas