
Mestre em terapia lúdica
Chihuahua, México
DURAÇÃO
LÍNGUAS
Espanhol
RITMO
Pedir o ritmo
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Jul 2023
PROPINAS
Solicitar propinas
FORMATO DE ESTUDO
No campus
bolsas de estudo
Explore oportunidades de bolsas de estudos para ajudar a financiar seus estudos
Introdução
A vida afetiva e relacional no ser humano torna-se uma pedra angular para o sucesso em qualquer área em que se desenvolva profissional ou socialmente.
O ambiente familiar em que a criança se desenvolve desde o momento da concepção deixará uma marca no processo de tornar-se pessoa, pois todos os estímulos recebidos ou não recebidos, determinarão o tipo de ser humano que se tornará. As grandes pressões que enfrentamos no mundo de hoje levam-nos a esquecer que a vida é uma experiência formidável, da qual nem sempre sabemos extrair toda a sua riqueza.
Uma das características essenciais do ser humano é o seu aspecto projetivo, ou seja, a capacidade de realizar projetos. E, não só isso, mas essencialmente, a capacidade de fazer um projeto de sua própria vida. Não é fácil organizar nossa vida. Por um lado, o peso morto da rotina e do conforto conduz a repetições rituais e quase mecânicas e, por outro, uma certa apatia e conformismo nos induz à passividade e nos desvia de perspectivas tão saudáveis como usar a imaginação e desenvolver nossas ideias. habilidades criativas. Através das brincadeiras, as crianças testam o mundo e aprendem sobre ele. Portanto, brincar é essencial para um desenvolvimento saudável. Para as crianças, brincar é um assunto sério e tem um propósito específico por meio do qual elas se desenvolvem mental, física e socialmente.
Brincar é a forma de autoterapia da criança, por meio da qual confusões, ansiedades e conflitos costumam ser trazidos à tona. Com a segurança das brincadeiras, as crianças podem testar suas novas maneiras de ser. A brincadeira representa uma função vital para a criança. É muito mais do que a atividade frívola, despreocupada e agradável que os adultos geralmente consideram. Brincar (também) serve como linguagem simbólica. As crianças experimentam muito do que ainda não conseguem expressar na linguagem e, portanto, usam a brincadeira para formular e assimilar o que vivenciam.
O jogo bem utilizado serve aos especialistas como uma ferramenta indispensável que permite conhecer melhor a criança, é um elemento fundamental do processo ensino-aprendizagem e acima de tudo, representa evolução, adaptação e autoafirmação da criança. Brincar pode reduzir eventos assustadores e traumáticos, aliviando a ansiedade e a tensão.
O jogo costuma ser uma ferramenta para aprender a avaliar a interação social, para aprender a lidar com diferentes respostas emocionais e sentimentos pessoais. Brincadeiras bem planejadas tendem a aumentar a disposição da criança de se envolver e, por sua vez, estar mais preparada para novos empreendimentos. A criança se comunica brincando, portanto, é necessário falar na sua língua
Por meio da brincadeira, a criança se afasta do mundo real e pode compreender aquele outro mundo que não o seu: o mundo do "adulto", que por sua vez moldará sua própria personalidade.
Daí a importância fundamental do brincar infantil, uma criança que brincou de forma adequada será um adulto que se integra de forma construtiva e criativa à sua realidade. Por meio da brincadeira, a criança se aprova física e mentalmente, o que lhe permite ganhar autonomia e se afirmar.
A brincadeira é essencial para o ser humano independente da idade, pois as mudanças e processos que a criança possibilita continuam sendo normas válidas para o jovem e o adulto, até mesmo para os idosos.
Sobre a Escola
Perguntas
Cursos Similares
Mestrado em Psicologia Aplicada ao Desenvolvimento
- Pittsburgh, Estados Unidos da América
Master in Brain and Cognition
- Rotterdam, Reino dos Países Baixos
Mestrado em Psicologia
- Birmingham, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte