
Mestrado em Ciências (MSc) in
Mestrado em Engenharia e Tecnologia de Software Chalmers University of Technology

Introdução
O software está se tornando rapidamente a principal força motriz para inovação e desenvolvimento em uma ampla gama de campos, incluindo os setores automotivo, de telecomunicações e de defesa. Estudar neste programa lhe dará uma combinação única de conhecimento técnico avançado e habilidades de gerenciamento, preparando você para uma carreira dinâmica e extremamente emocionante em um campo de rápida evolução.
A busca por novas soluções de hardware e software está se voltando cada vez mais para tecnologias dinâmicas, em vez de estáticas – soluções que podem crescer e se desenvolver durante seu ciclo de vida. Consequentemente, o software está se tornando maior e mais complexo do que nunca. À medida que este software se torna cada vez mais confiável para realizar funções vitais, as pressões e demandas por precisão, confiabilidade e desempenho de alta qualidade em ambientes turbulentos e em rápida mudança estão se tornando enormes.
Este programa combina uma série de perspectivas sobre engenharia de software, todas voltadas para o objetivo de produzir engenheiros qualificados para projetar software da mais alta qualidade, com baixos custos de desenvolvimento e manutenção. O programa também pode servir de plataforma para futuros pesquisadores, que se formarão com a capacidade de realizar experimentos tecnológicos e metodológicos avançados em engenharia de software.
O programa oferece uma mistura de palestras convencionais, seminários e trabalhos de projeto, bem como colaborações industriais reais com representantes do setor de grandes empresas internacionais, como Ericsson, Volvo AB, Volvo IT, Volvo Cars, Saab e Astra Zeneca. Você estará preparado para uma carreira na qual se tornará um verdadeiro jogador de equipe, com uma perspectiva holística em engenharia de software que está em demanda real no setor. Você estará igualmente equipado para lidar com desafios organizacionais e técnicos.
Projetos, trabalhos em grupo e apresentações dos alunos também são partes importantes do programa. Três competências principais em engenharia de software são abordadas - conhecimentos e habilidades técnicas avançadas, conhecimento avançado de métodos e processos e conhecimento avançado de atividades e práticas industriais.
A combinação dessas três áreas de conhecimento é muito valorizada e demandada na indústria de software. Você estará excelentemente posicionado para apoiar, inovar e aprimorar as práticas por meio de novos métodos e ferramentas, iniciando uma carreira fascinante e desafiadora na área.
Carreira
Estudar engenharia de software abre uma ampla gama de oportunidades de carreira no desenvolvimento, design, gerenciamento e pesquisa de empresas de manufatura e engenharia, organizações de consultoria e empresas fornecedoras. Exemplos são:
- Desenvolvedor de Software: Projete e implemente os módulos de software de um sistema.
- Engenheiro de Teste: Projetar casos de teste e realizar testes de sistema.
- Gerente de Projetos: Organizar e liderar projetos de desenvolvimento de software.
- Arquiteto de software: projete a arquitetura do sistema e tome as principais decisões técnicas.
- Software Quality Manager: Selecione os processos e verifique a qualidade do software.
- Doutorando/Cientista: Estudar e realizar pesquisas para obter um Ph.D. graduação em engenharia de software.
Nessas funções, os graduados contribuem para o desenvolvimento tecnológico da sociedade, seu bem-estar e competitividade. Eles podem ser encontrados em empresas como Volvo AB, Ericsson, Spotify ou várias empresas de software dentro e fora da Suécia.
Requisitos gerais de entrada
Um diploma de bacharel em ciência, engenharia, tecnologia ou arquitetura
Para cumprir o requisito geral de entrada para um programa de mestrado em Chalmers (no nível avançado/segundo ciclo), o aluno em potencial deve possuir um diploma equivalente a um diploma de bacharel sueco (mínimo de 3 anos, 180 créditos de ensino superior sueco) em Ciência, Engenharia, Tecnologia ou Arquitetura.
- Todos os candidatos devem documentar suas qualificações acadêmicas formais para provar sua elegibilidade. Somente a documentação de universidades reconhecidas internacionalmente será aprovada pelo Conselho Sueco de Ensino Superior, que administra o site universityadmissions.se.
- Se um candidato também for titular de um segundo grau, como um mestrado, que pode ser para atender a requisitos específicos (do curso), ele não pode ser usado para cumprir o requisito geral de entrada por conta própria.
Em seu último ano de estudos de bacharelado
Podem ser aceitos estudantes em seu último ano de estudos que ainda não tenham a documentação de seu diploma prestes a ser concluído.
Restrições
Graus que são construídos um sobre o outro não podem consistir no mesmo curso
Podem ser admitidos a um programa de mestrado os candidatos que preencham os requisitos gerais de entrada para os programas de segundo ciclo (nível de mestrado) e, eventualmente, requisitos de entrada específicos. Os candidatos não podem ser avaliados como não qualificados nos méritos acadêmicos de qualificação que incluem cursos do plano do programa nos programas aos quais se candidataram, se isso ocorrer.
Cursos integrados em licenciatura de primeiro ciclo (bacharelado) ou qualificação profissional de, pelo menos, 180 cr. (180cv) ou a qualificação estrangeira equivalente que são pré-requisitos para as qualificações de mestrado não podem ser incluídas nas qualificações superiores. Isso também se aplica a cursos de pré-requisito para programas de mestrado, independentemente de estarem incluídos na qualificação subjacente. *
*) Estrutura de Qualificações Locais para Chalmers University of Technology - qualificações de primeiro e segundo ciclo.
Restrições para cidadãos da República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte)
Chalmers não pode admitir candidatos com nacionalidade da República Popular Democrática da Coreia apenas a qualquer programa ou curso, devido ao Regulamento (UE) 2017/1509 do Conselho, de 30 de agosto de 2017, relativo a medidas restritivas contra a República Popular Democrática da Coreia e que revoga o Regulamento (CE) 329/2007.
Para os candidatos com dupla cidadania, sendo um da República Popular Democrática da Coreia e o outro de outro país, a cidadania do outro país tem precedência a esse respeito.