Comenius University Bratislava, Faculty of Pharmacy,
Introdução
Os primórdios do estudo da farmácia moderna na República Eslovaca remontam à divisão de guerra da Tchecoslováquia. Um marco importante foi o inÃcio de um programa de estudos de dois anos durante o ano acadêmico de 1939-1940 na forma de uma colaboração interfaculdade: parte do programa foi coberto pela Faculdade de Letras e a outra parte pela Faculdade de Medicina. Em 1940, os regulamentos governamentais prolongaram a duração dos estudos para três anos, com um certificado de conclusão do ensino secundário e um ano de experiência profissional em farmácia como condição prévia para o ingresso na Universidade. Em 1945, após a restauração da Tchecoslováquia, surgiu a necessidade de unificar o ensino farmacêutico na República. Em 1948, a lei sobre o estudo farmacêutico entrou em vigor e unificou o estudo farmacêutico na Tchecoslováquia. A duração do estudo foi estendida para quatro anos.
A Faculdade independente de Farmácia da Universidade Comenius (Universidade Eslovaca na época) foi estabelecida pelo regulamento do governo que entrou em vigor em 1º de setembro de 1952. O primeiro reitor da Universidade foi Ľ. Krasnec e vice-reitor L. Zathurecký. Desde o ano acadêmico de 1953-1954, o programa farmacêutico foi estendido para cinco anos. As obras de construção de um novo prédio para a Faculdade de Farmácia na Rua Odbojárov começaram em 1958. Foi inaugurado em 1960. Durante o mesmo ano, as duas faculdades farmacêuticas em Brno e Bratislava fundiram-se e Bratislava tornou-se a residência da única Faculdade Nacional de Farmácia na Tchecoslováquia. Este foi um dos perÃodos mais significativos da Faculdade. Mais tarde, foi estabelecida a Faculdade de Farmácia da Charles University com sede em Hradec Králové.
Na área de atividades educacionais, a aprovação da mudança do programa de estudos para um estudo diferenciado de três áreas em 1977 significou a criação das seguintes áreas de estudo: farmácia geral, farmácia tecnológica e farmácia clÃnica. Esta forma de estudo continuou até 1990, quando um estudo independente de farmácia de cinco anos foi introduzido.
Atualmente, a Faculdade oferece o Programa de Estudos de Mestrado 'Farmácia', que é totalmente compatÃvel com o sistema de preparação de farmacêuticos na UE. Desde 2002, a Faculdade também oferece o estudo para o Bacharelado em Dispositivos Sanitários e de Diagnóstico. Além do trabalho educacional, uma parte importante da vida do corpo docente consiste em atividades cientÃficas e de pesquisa, orientadas principalmente para aspectos separados de drogas e medicamentos. Antes de 1989, o trabalho de pesquisa costumava ser coordenado no âmbito do plano estadual de pesquisa, hoje em dia é financiado principalmente por agências de fomento nacionais e internacionais.