
Mestrado in
Mestrado em Arquitectura Paisagista
Czech Technical University in Prague

Informação chave
Localização do campus
Prague 6, Checa, República
línguas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
2 anos
Ritmo
Tempo total
Propinas
CZK 132.000 / per year
Prazo de inscrição
Solicite informações
Data de início mais cedo
Solicite informações
Introdução
O mais recente programa de estudos da Faculdade de Arquitetura quebra a ideia ingênua de que a arquitetura paisagística é algo que é adicionado à arquitetura depois que todas as outras profissões concluíram seus trabalhos. Até agora, a educação disponível neste campo na República Tcheca focava principalmente no cultivo de conhecimentos em jardinagem e ciências naturais. Mas em nosso corpo docente, o ensino vincula o conhecimento e as habilidades características do arquiteto paisagista a muitos aspectos da formação do arquiteto e do planejador urbano.
O que você vai aprender?
Você terá uma visão geral essencial da história da arte e da arquitetura e aprenderá os fundamentos das disciplinas de ciências naturais especializadas necessárias para esse campo, como a dendrologia. Eventualmente, você será capaz de processar um estudo de projeto paisagístico, como para um parque, espaço de rua ou campo de esportes, incluindo todos os detalhes e elaboração detalhada, incluindo, por exemplo, um plano de cultivo.
Artesanato e bela arte
Em consonância com a afirmação de Vitruvius de que a construção de qualquer tipo de estrutura deve ter três propriedades fundamentais - firmitas, utilitas, venustas; isto é, estabilidade estrutural, utilidade e beleza, assim também seus estudos na faculdade, embora muito provavelmente desafiadores e difíceis, visam alcançar um resultado semelhante sem perda de tempo. Isso significa que você não só dominará as habilidades técnicas, mas também terá muito espaço para a criatividade e sua musa, junto com muitas oportunidades para permitir que seu talento voe.
Pense como um arquiteto paisagista
A essência é aprender a ver o mundo ao seu redor através dos olhos não apenas de um paisagista, mas ao mesmo tempo também de um arquiteto. Um arquitecto paisagista não é, como muitos pensam, um jardineiro, mas deve saber perceber os elementos naturais e criados que o rodeiam como um todo e ser capaz de os analisar a fundo e dar-lhes uma nova qualidade.
Campo com potencial
A arquitetura paisagística é uma disciplina que está passando por um grande crescimento em todo o mundo, não apenas nos países desenvolvidos, mas até mesmo nos países do Terceiro Mundo. O arquiteto paisagista é um mediador entre os processos de planejamento e o público, e um defensor da sustentabilidade de um ambiente de boa qualidade para as gerações futuras. É um campo que trabalha com a paisagem, o espaço e tem uma abrangência ampla. Um arquiteto paisagista encontra emprego na natureza, no campo, nas cidades e em áreas industriais.
Por que estudar conosco?
Estúdios verticais
O estúdio é uma disciplina na qual você aplica seu arsenal de conhecimentos teóricos. Aos poucos, você tenta projetar espaços municipais, paisagens, objetos, etc. São mais de quarenta estúdios, liderados por líderes reconhecidos na área - e o atributo “vertical” significa que no contexto do estúdio, os alunos podem colaborar em um único projeto independentemente de estarem no segundo, terceiro, quarto ou último ano.
Abordagem Individual
A ênfase no ensino em estúdio permite uma colaboração muito próxima entre alunos e professores. Eles se reúnem duas vezes por semana no estúdio escolhido e o adepto pode passar uma boa quantidade de tempo em cada tarefa com seu “guru”, discutindo a abordagem escolhida e a solução mais adequada.
Aprendendo fazendo
Os alunos da Faculdade de Arquitetura não passam horas e horas em salas de aula. Para ter uma boa noção da realidade, alinhado com o conceito de “aprender fazendo”, utilizamos workshops, excursões e várias formas de DIY e criação. Ou seja, fazemos coisas que não podem ser simplesmente memorizadas por meio da repetição.
Professores
Os professores da Faculdade de Arquitetura não são apenas acadêmicos, mas, acima de tudo, também exercem a prática profissional - especialistas reconhecidos em suas respectivas áreas. E eles são personalidades maravilhosamente distintas, então não espere nenhuma camisa enfadonha e recheada. Em vez disso, você pode esperar que eles o levem em uma excursão a um ambiente que poucos chegam a ver, ou talvez até mesmo para tomar uma cerveja.
- Doc. Ing. Arco. Irena Fialová (vice-reitora de relações internacionais)
- Ing. Jiri Mráz
- Ing. Radmila Fingerová
- Ing. Arco. Laura Jablonská
- Prof. Ing. Arco. Jan Jehlík (chefe do Departamento de Desenho Urbano)
Graduados
O arquitecto paisagista é um especialista de formação ampla, cuja principal actividade é a concepção de espaços públicos e paisagens culturais. O arquiteto paisagista está preparado para a participação multidisciplinar nos processos de planejamento, como a preparação de planos urbanos, regulatórios e de uso do solo. O conhecimento fundamental da arquitetura e do planejamento urbano permite ao arquiteto paisagista desempenhar um papel importante no planejamento detalhado de exteriores de assentamentos em pequena e grande escala. O arquiteto paisagista pode trabalhar em um estúdio de paisagismo, freelance ou para o governo.
Exames de entrada
Os candidatos que concluíram seus estudos de bacharelado na mesma área ou em áreas afins podem se inscrever no programa de mestrado. Em contraste com os exames de admissão para o programa de bacharelado, no entanto, não há testes de talento, mas sim o portfólio de trabalhos escolares do aluno ou outros projetos em que o candidato trabalhou são avaliados. Os graduados em estudos de bacharelado em um programa relacionado na FA da CTU com excelentes resultados são aceitos no programa de mestrado sem exames de admissão.
Exames finais estaduais
Os exames finais estaduais consistem num exame final estadual sobre os blocos disciplinares e na defesa da tese. Os exames estaduais precedem a defesa da tese e a conclusão com êxito das disciplinas obrigatórias é um pré-requisito.
Projeto de diploma
O projeto de diploma verifica a capacidade do aluno de dominar de forma independente um projeto de paisagismo em sua totalidade. O aluno deve aplicar conhecimentos teóricos e técnicos e capacidade para analisar um problema complexo e conceber uma solução. O trabalho é autónomo, partindo da investigação dos projectos implementados, da análise da área em consideração, passando pelo estabelecimento de um programa e do conceito de design espacial, até à concepção de estruturas, materiais e apresentação gráfica final. É precedido por um seminário de tese, um conjunto de pesquisas e materiais de apoio em que o aluno baseia sua tese final. A avaliação da tese faz parte do exame final estadual e ocorre na forma de defesa do trabalho perante a comissão.
Galeria
Admissões
Bolsas e Financiamento
Bolsa
- Disponível para alunos do 2º ano