
Mestrado em Design Gráfico
Tallinn, Estónia
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
03 Mar 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
25 Aug 2025
PROPINAS
EUR 2.900 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* 2900 euros por ano
Introdução
Sessões informativas em linha dos programas de mestrado da EKA 2025 - INSCREVA-SE AQUI
O programa coloca os interesses e preocupações individuais do aluno no centro de seus estudos, com a construção de um corpo de trabalho que considera sua própria relação com a forma, o conteúdo, a produção e a distribuição da informação. Embora isso se identifique de forma diferente para cada aluno, o que eles vão compartilhar é uma forma de prática que é auto-reflexiva, orientada para o processo, rigorosa e intencional e que mantém consistentemente uma posição honesta em resposta às condições flutuantes de trabalho como um designer gráfico. Os alunos irão questionar ativamente o meio como um todo, considerar sua capacidade de se envolver significativamente em contextos sociais e culturais, praticar novas maneiras de fazer trabalho e expressar forma e contribuir para o desenvolvimento contemporâneo da disciplina.
Após a conclusão dos dois anos de estudo e apresentação de uma tese final, os alunos se formarão com um Mestrado em Design Gráfico.
Currículo
O currículo está estruturado de forma a proporcionar aos alunos o tempo, o espaço, os recursos e as conversas na produção de um corpo de trabalho que enquadre a sua prática. Este trabalho é sempre apoiado por um corpo docente de designers activos e convidados que dão workshops, palestras e críticas. O primeiro ano do Mestrado em Design Gráfico é facilitado por sugestões que levam os estudantes a questionar e refletir sobre o seu trabalho. O segundo ano exige que os estudantes definam o seu trabalho e as suas práticas como um todo. Espera-se que os estudantes discutam os seus progressos no final de cada semestre e que esclareçam as suas intenções de como continuar no próximo período académico. Paralelamente, haverá cursos de tópicos específicos que mudam todos os anos, investigando e respondendo a questões, métodos e ideias contemporâneas no domínio do design gráfico.
Primeiro ano
No primeiro ano, cada aluno é convidado a questionar a sua prática, interesses e intenções como designer através do processo ativo de criação de novos trabalhos. Este processo é facilitado por sugestões e projectos destinados a encorajar a investigação crítica, a realização prática e o trabalho iterativo. Os componentes principais do curso são:
Estúdio
O programa é organizado em torno de um modelo de estúdio em que a prática é desenvolvida por meio de investigações formais e projetos aplicados. Eles podem começar com uma combinação de solicitações dos professores, projetos comissionados ou trabalho iniciado pelos alunos. Independentemente do ponto de partida, a obra deve ser iterativa, crítica e contribuir para a formação do corpo da obra. Todo o trabalho é supervisionado por reuniões semanais com a equipe ou com críticos visitantes.
Teoria
O curso teórico apoiará todo o trabalho prático de estúdio. Ao longo do semestre, os estudantes encontrar-se-ão com um professor de teoria que atribuirá leituras, conduzirá debates, organizará palestras e acolherá projecções. O papel do professor de teoria é ajudar os alunos a contextualizar o seu trabalho, a posicionarem-se no mundo contemporâneo e a facilitar a investigação que pode eventualmente conduzir à sua tese.
À medida que o primeiro ano avança, estas componentes do curso vão-se integrando umas nas outras, de modo a que nenhum trabalho seja feito sem a integração e o apoio das outras. O trabalho produzido no primeiro ano destina-se a ser refletido, e os alunos serão convidados a encontrar ligações entre os seus projectos para servir de ponto de partida para a definição do seu trabalho no segundo ano.
Segundo ano
No segundo ano, os estudantes começam a definir os seus próprios projectos e a investigar no sentido de uma tese final, com o apoio contínuo de um orientador de tese. No terceiro semestre, os estudantes devem escolher disciplinas opcionais (das faculdades de Arquitetura, Design, Belas Artes e Arte & Cultura) que apoiem este trabalho, enquanto o quarto e último semestre é inteiramente dedicado à apresentação da tese e à exposição de graduação.
Tese
A tese é entendida como um corpo de trabalho coeso, organizado a partir de um conjunto de projectos desenvolvidos ao longo dos dois anos de estudo. Apresentará o que é o seu trabalho e como se posiciona como designer gráfico. A apresentação final terá a forma de um livro, que deve incluir uma tese escrita formal e o corpo de trabalho que a sustenta.
Após a conclusão dos dois anos de estudo e apresentação de uma tese final, os alunos se formarão com um Mestrado em Design Gráfico.
Admissões
Currículo
O currículo está estruturado de modo a proporcionar aos alunos o tempo, o espaço, os recursos e a conversa para o desenvolvimento da sua prática e a realização de um corpo de trabalho. Este trabalho é sempre apoiado por um corpo docente de designers que praticam ativamente, e convidados convidados que dão workshops, palestras e críticas. O primeiro ano do Mestrado em Design Gráfico é facilitado por solicitações que envolvem os alunos a questionar e refletir sobre o seu trabalho. O segundo ano pede que os alunos venham definir o seu trabalho e as suas práticas como um todo. Espera-se que os alunos articulem e defendam o seu trabalho no final de cada semestre e deverão ser capazes de delinear as suas intenções de como prosseguir no próximo período letivo.
Primeiro Ano
No primeiro ano, cada aluno é chamado a questionar a sua prática, interesses e intenções enquanto designer através do processo ativo de fazer novo trabalho. Isso é facilitado por solicitações destinadas a incentivar a investigação crítica, a realização prática e o trabalho iterativo.
Estúdio
O programa organiza-se em torno de um modelo de estúdio onde a prática é desenvolvida através de investigações formais e projetos aplicados. Estes podem partir de uma combinação de solicitações por parte dos professores, de projetos encomendados ou de trabalho auto-iniciado pelos alunos. Independentemente do ponto de partida, o trabalho deve ser iterativo, crítico e contribuir para a formação de um corpo de trabalho. Todo o trabalho é supervisionado por reuniões semanais quer com o staff quer com críticos visitantes.
Estúdio de Berlim
Durante o segundo semestre durante sete semanas, o programa vai deslocalizar-se para Berlim, na Alemanha, apoiado por um corpo docente de designers locais. O programa de mobilidade Erasmus aprovou uma bolsa para todos os estudantes para cobrir os custos de viagem e alojamento.
Teoria
O curso teórico servirá de suporte a todos os trabalhos práticos de estúdio. Ao longo do semestre, os alunos reunir-se-ão com um professor de teoria que irá atribuir leituras, liderar discussões, organizar palestras e realizar rastreios. O papel do professor de teoria é ajudar os alunos a contextualizar o seu trabalho, posicionar-se no mundo contemporâneo, e facilitar a investigação que eventualmente possa conduzir à sua tese. À medida que o primeiro ano avança, estas componentes do curso dobram-se umas nas outras, de modo a que nenhum trabalho seja feito sem a integração e o apoio do outro. Pretende-se que o trabalho produzido no primeiro ano seja refletido, e os alunos serão convidados a encontrar ligações entre os seus projetos para servir de ponto de partida para a definição do seu trabalho no segundo ano.
Segundo Ano
No segundo ano, os alunos começarão a definir os seus próprios projetos e investigação para uma tese final, com o apoio permanente de um orientador de tese. No terceiro semestre, os alunos devem escolher eletivas (das faculdades de Arquitetura, Design, Belas-Artes e& Cultura Artística) que suportam este trabalho, enquanto o quarto e último semestre é dedicado inteiramente à realização da submissão da tese e à exposição de graduação.
Dissertação
A tese é entendida como um corpo de trabalho coeso, organizado a partir de uma coleção de projetos desenvolvidos ao longo dos dois anos de estudo. Vai apresentar o que é o seu trabalho e como se posiciona como designer gráfico. A submissão final assumirá a forma de um livro, que deve incluir uma tese formal escrita e o corpo de trabalho que a sustenta.
Classificações
Estonian Academy of Arts está listada entre as 150 melhores universidades de arte e design do mundo pelo QS World University Rankings (2024).