ENTER - Mestrado Internacional em Engenharia, Empreendedorismo e Recursos
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
15 Oct 2024
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Oct 2024
PROPINAS
Solicitar propinas
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* sem mensalidade; apenas as taxas de administração
Introdução
O programa de mestrado ENTER visa formar engenheiros altamente qualificados, especializados em manutenção, processos e engenharia química para o setor de matérias-primas na região Leste e Sudeste da Europa.
Na economia atual, o ensino técnico fica aquém de atender às crescentes demandas do mercado de trabalho de engenharia. Além disso, há uma necessidade crescente de novas pequenas e médias empresas (PME), especialmente em áreas como o manuseamento de peças sobressalentes, serviços auxiliares e reciclagem.
O investimento em startups ou empresas de pequena escala relacionadas com a engenharia mecânica e de processos, especialmente em matérias-primas, continua baixo. Além disso, existe uma necessidade premente de externalização, de expansão de redes e de formação de parcerias na Europa Oriental e do Sudeste (ESEE).
ENTER, um programa de mestrado, tem como objetivo:
- Evitar a fuga de cérebros das comunidades locais e promover uma economia circular na região ESEE
- Criar profissionais ou empreendedores altamente qualificados e especializados em engenharia de manutenção para a região ESEE
- Contribuir para o avanço tecnológico e a construção de competências na região ESEE
- Apoiar o know-how comercial e a transferência de tecnologia para operações específicas na indústria de matérias-primas
- Incentivar start-ups na região ESEE
Universidades participantes
- TU Bergakademie Freiberg, Alemanha
- Universidade de Tecnologia Lappeenranta-Lahti, Finlândia
- Universidade de Tecnologia de Dnipro, DUT, Ucrânia
- Universidade Técnica de Košice, TUKE, Eslováquia
- Universidade de Sarajevo, UNSA, Bósnia e Herzegovina
- Universidade de Miskolc, ME, Hungria
O desafio
Na economia atual, o ensino técnico fica aquém de atender às crescentes demandas do mercado de trabalho de engenharia. Além disso, há uma necessidade crescente de novas pequenas e médias empresas (PME), especialmente em áreas como o manuseamento de peças sobressalentes, serviços auxiliares e reciclagem. O investimento em startups ou empresas de pequena escala relacionadas com a engenharia mecânica e de processos, especialmente em matérias-primas, continua baixo. Além disso, existe uma necessidade premente de externalização, de expansão de redes e de formação de parcerias na Europa Oriental e do Sudeste (ESEE).
O programa ENTER descreve os requisitos de mão de obra essenciais para projetos de engenharia de processos no setor primário da cadeia de valor de matérias-primas. Adota uma abordagem transdisciplinar, mesclando empreendedorismo com integração tecnológica na engenharia de matérias-primas. Um currículo prático promove a criatividade, a inovação e uma mentalidade voltada para o mercado. Os alunos se envolvem em aprendizagem prática e métodos baseados em projetos, enfrentando desafios da indústria e refinando processos.
Com um compromisso com a diversidade, o programa acolhe estudantes de diversas origens e conhecimentos, especialmente de países RIS e ESEE. Responde à crescente procura de especialistas em empreendedorismo e integração de processos em toda a Europa. Além disso, o programa oferece orientação, incentiva a mobilidade estudantil entre universidades e destaca os aspectos sociais e ambientais em diferentes disciplinas.
Diploma triplo: O consórcio fornecerá um diploma de triplo grau aos licenciados:
- "Mestrado em Tecnologia pela Universidade LUT
- "Mestrado em Engenharia de Processos" da TUBAF e
- "Master of Science" da universidade do país de origem
Lista dos países/nacionalidades qualificados para o programa:
(Para melhorar a segmentação e o tráfego, bloqueando ou reduzindo o tráfego de contactos irrelevantes)
Países parceiros:
- Ucrânia
- Hungria
- Bósnia-Herzegovina
- Eslováquia
- Croácia
- Grécia
Admissões
Bolsas e Financiamento
Durante períodos de estudo no estrangeiro até 12 meses na Finlândia e na Alemanha, os estudantes podem candidatar-se ao financiamento Erasmus+:
Para estudantes de países parceiros Erasmus+ (países terceiros não associados à UE, por exemplo, Bósnia-Herzegovina, Ucrânia), compreende uma bolsa mensal de 850 euros e um subsídio único de viagem. Além disso, os alunos podem receber uma recarga social, se forem elegíveis. Isto será examinado pelos Escritórios Internacionais das universidades anfitriãs.
Os estudantes dos países do programa Erasmus+ (por exemplo, Eslováquia, Hungria) candidatam-se ao financiamento Erasmus+ junto das suas universidades de origem.
Currículo
Créditos: 120 ECTS, 24 meses
ENTER é um programa de estudos de mestrado de dois anos que consiste em 4 semestres com 30 ECTS por semestre.
O primeiro semestre está integrado nos programas de mestrado existentes das universidades participantes localizadas na região ESEE (Europa de Leste e Sudeste), onde os alunos começam com o ensino básico e estabelecem as bases científicas e tecnológicas.
No segundo semestre , os alunos passarão um tempo na Universidade de Tecnologia Lappeenranta-Lahti, na Finlândia, para aprimorar suas competências profissionais, pessoais e empreendedoras.
Para o terceiro semestre , os alunos continuam seus estudos na Technische Universität Bergakademie Freiberg, na Alemanha, onde obterão créditos na área de Engenharia Mecânica e de Processos com especialização em manutenção e engenharia sustentável.
No quarto semestre , os alunos trabalharão na sua dissertação de mestrado nas suas universidades de origem, supervisionados conjuntamente por um grupo de 3 professores das diferentes universidades parceiras.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
O programa de mestrado ENTER treina alunos para cargos de engenharia de processos e produtos, funções de especialistas ou cargos de líder de projeto/equipe no setor de matérias-primas. O programa também permite que os alunos realizem pesquisas e sigam uma carreira acadêmica.
Possible jobs for graduates are,
- Process Engineer
- Product development engineer
- Engineering consultant
- Solution and technology provider
- Researcher