Keystone logo
Erasmus Mundus European Master in Archeological Materials Science (ARCHMAT)

Erasmus Mundus European Master in Archeological Materials Science (ARCHMAT)

Erasmus Mundus European Master in Archeological Materials Science (ARCHMAT)

Introdução

O objetivo deste programa é fornecer aos alunos habilidades especializadas em arqueologia e caracterização analítica de materiais desde a pré-história (Megalítica) aos tempos clássicos (grego e romano). O estudo e a conservação de materiais do Patrimônio Cultural é uma área de pesquisa com forte conotação multidisciplinar e requer habilidades que abrangem os campos de pesquisa em Humanidades e Ciências. ARCHMAT fornece uma plataforma comum e integrada para excelentes alunos vindos de ciências ou humanidades para entender os métodos científicos avançados usados para investigar materiais arqueológicos e tem como objetivo formar especialistas profissionais altamente especializados no campo emergente da Arqueometria, ou seja, Ciências Físico-Químicas aplicadas ao estudo de materiais do Patrimônio Arqueológico e Cultural.

Admissões

Critério de eleição

Quais são os critérios utilizados para avaliar um mestrado conjunto Erasmus Mundus?

Organizações participantes elegíveis

Uma organização participante pode ser qualquer organização pública ou privada, estabelecida num País do Programa ou num País Parceiro, que contribua direta e ativamente para a implementação do MCJ EM.

Por exemplo, tal organização pode ser:

  • uma instituição de ensino superior;
  • uma empresa pública ou privada, pequena, média ou grande (incluindo empresas sociais);
  • um organismo público a nível local, regional ou nacional;
  • uma organização sem fins lucrativos, associação, ONG;
  • um instituto de pesquisa.

As IES estabelecidas num País do Programa devem possuir uma Carta Erasmus para o Ensino Superior (CEES) válida. Não é necessária uma CEES para participar em IES de países parceiros. Se necessário, a Comissão Europeia poderá ser convidada a verificar se a concessão do diploma

As IES do País Parceiro são elegíveis (ver definição de IES na secção Glossário deste Guia).

As IES estabelecidas num País do Programa devem ser capazes de demonstrar, na fase de candidatura, a acreditação a nível nacional de cada programa de mestrado que confere o grau com base no qual o programa EM JMD é composto.

Quem pode candidatar-se?

Uma IES estabelecida num País do Programa. A IES se inscreve em nome do consórcio EM JMD. As sucursais de IES de Países Parceiros Parceiros estabelecidas num País do Programa ou as sucursais de IES de Países do Programa do Programa estabelecidas num País Parceiro não são elegíveis para candidatura.

Número e perfil das organizações participantes

Um MCEM é transnacional e envolve como parceiros de pleno direito IES de pelo menos três Países do Programa diferentes.

As IES dos Países do Programa devem estar em condições de acolher estudantes de MCEM e entregar pelo menos o número mínimo de créditos ECTS para o período de estudo passado na sua instituição.

Todas as organizações parceiras dos Países do Programa ou Países Parceiros devem ser identificadas no momento da candidatura a uma subvenção.

Participantes elegíveis

Alunos do nível de Mestrado, funcionários das organizações participantes e académicos convidados (/palestrantes convidados) dos Países do Programa e Países Parceiros. Os alunos candidatar-se-ão a uma bolsa diretamente no consórcio MCEM da sua escolha e passarão por um processo de seleção competitivo organizado pelas IES do consórcio. A seleção, recrutamento e acompanhamento dos bolseiros individuais são da responsabilidade do consórcio MCEM.

Número de participantes

A título indicativo, e durante o período inicial de financiamento, a subvenção EM JMD financiará entre 13 e 20 estudantes bolseiros e pelo menos 4 académicos/professores convidados por entrada (por edição EM JMD) 63 envolvidos nas atividades do MCEM. por pelo menos 8 semanas no total64.

Os académicos/palestrantes convidados devem ser selecionados de acordo com os critérios de seleção de académicos específicos do consórcio e trazer um valor acrescentado concreto para a entrega do MCEM.

Além disso, os consórcios de MCEM podem receber, em média, 4 bolsas adicionais por admissão para uma ou mais regiões/países prioritários do mundo.

Localizações

  • Evora

    Largo dos Colegiais,2, 7004-516, Evora

    • Rome

      Piazzale Aldo Moro, 5, 00185, Rome

      • Thessaloniki

        Eth. Aminis 41, 546 35, Thessaloniki

        Perguntas