
Mestrado em Economia e Negócios - Especialização em Economia da Sustentabilidade
Rotterdam, Reino dos Países Baixos
DURAÇÃO
1 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
01 May 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
PROPINAS
EUR 2.601 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* taxa legal: estudantes holandeses/EEE; propina institucional: estudantes holandeses/EEE: € 12.600; estudantes não pertencentes ao EEE: € 16.100
Introdução
Este programa apresenta aos alunos o que é o desenvolvimento sustentável e como os sistemas económicos podem apoiar e dificultar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. É único porque oferece uma abordagem multiperspectiva e combina conhecimento científico e prático. Ao combinar a experiência de muitos investigadores de alto nível da Erasmus School of Economics, representando um vasto conjunto de especializações económicas, a escola fornece-lhe o conhecimento e as competências necessárias para compreender a complexidade por detrás dos ODS. À medida que trabalhamos com partes interessadas externas, como vários ministérios e Clingendael, este conhecimento é diretamente aplicado a casos do mundo real, como as alterações climáticas, a migração, o envelhecimento da saúde e a desigualdade.
O que este estudo envolve?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU são desafiadores e ambiciosos. Como pode a economia ajudar a alcançar estes objectivos? Como proteger a riqueza natural do nosso planeta e, ao mesmo tempo, apoiar o desenvolvimento económico? Como diminuir as desigualdades socioeconómicas no trabalho, na habitação ou noutros mercados sem criar uma burocracia extensa ou violar os direitos humanos individuais? Como criar um sistema de saúde pública rentável que divida os custos e os benefícios igualmente em toda a sociedade?
Nesta especialização de mestrado, os alunos são apresentados ao que é o desenvolvimento sustentável e como os sistemas económicos podem apoiar e dificultar os ODS.
Em todo o mundo, vários programas de mestrado em economia investigam economia ambiental, economia urbana, economia da educação, economia da saúde ou economia do trabalho. Para algumas questões sociais, esta abordagem de perspectiva única pode ser suficiente para analisar as causas e consequências. No entanto, para muitos ODS, é necessária uma combinação complexa de conhecimentos para compreender os desafios e desenvolver intervenções políticas, considerando os efeitos de curto e longo prazo, a variedade de níveis de intervenção necessários e a interligação com outros ODS. Esta especialização de mestrado combina esses elementos e, portanto, é única em comparação com outros mestrados.
Ao final do curso, os alunos serão capazes de:
- Descrever a complexidade dos ODS em termos de prazos, níveis de intervenção e interligação com outros ODS
- Analisar a variedade de perspectivas económicas necessárias para compreender os ODS
- Ter conhecimento profundo de quais possibilidades de política económica estão presentes para alcançar os ODS
- Analisar os custos e benefícios de possíveis intervenções de política económica, incluindo efeitos de tempo, níveis de intervenções e efeitos em cascata
Por que estudar Economia da Sustentabilidade em Rotterdam?
A razão pela qual fomos capazes de construir um programa de mestrado tão único é porque a Erasmus School of Economics tem um grande corpo docente de especialistas de alto nível, representando um vasto conjunto de especializações económicas. Ao combinar seus conhecimentos, este corpo docente fornecerá a você o conhecimento e as habilidades necessárias para compreender a complexidade por trás dos ODS.
Além disso, graças à liderança da escola no fornecimento de conhecimentos económicos a organizações externas, o programa incluirá não apenas os nossos próprios especialistas académicos, mas também especialistas que trabalham no desenvolvimento e implementação de políticas. Através de palestras convidadas e colaborações em projetos, você conhecerá representantes de ministérios e outros órgãos governamentais, ONGs e do mundo corporativo que lhe mostrarão como essas questões complexas se manifestam na prática.
Finalmente, como a segunda maior cidade dos Países Baixos e sede de um dos maiores portos do mundo, Roterdão oferece um lugar excitante e vibrante para estudar economia, especialmente economia da sustentabilidade. Com a sustentabilidade no topo das agendas da universidade, do município e do porto, Roterdão tornou-se um centro movimentado para organizações e empresas que produzem ideias inovadoras para uma cidade e um mundo mais sustentáveis. Dentro e fora do campus, você terá a possibilidade de explorar essas iniciativas e vivenciar em primeira mão o que significa trabalhar para um futuro mais sustentável.
Galeria
Alunos ideais
Esta é a escolha certa para você?
Você está motivado a contribuir para um mundo onde mais de nove bilhões de pessoas vivam bem dentro dos limites planetários? Você acha que uma análise econômica adequada pode contribuir para alcançar um futuro sustentável? Você está interessado em combinar conhecimentos de diversas especializações econômicas e aprender as habilidades necessárias para resolver questões sociais complexas? Você acha motivador combinar conhecimento científico com experiência de terceiros?
Os fatores que o ajudarão a concluir com sucesso nosso programa de mestrado Economia da Sustentabilidade são:
- Gosta de desenvolver conhecimento econômico amplo e profundo
- Entusiasmo para resolver problemas sociais
- Acho motivador trabalhar a partir da ciência com especialistas externos que trabalham diariamente nestas questões
- Desejo de desenvolver suas próprias habilidades analíticas e profissionais, incluindo trabalhar em equipe
Admissões
Currículo
Concluí com sucesso um Mestrado em Economia e Negócios com especialização em Economia da Sustentabilidade, obtendo um total de 60 créditos ECTS.
No primeiro bloco você recebe uma introdução ao desenvolvimento sustentável (8 ECTS). Aqui você aprende as complexas questões sociais que estão na base dos ODS. O que é desenvolvimento sustentável? Como os ODS estão interligados? Qual é o problema de timing em relação às soluções de curto e longo prazo? Como as soluções estão relacionadas aos diferentes níveis de intervenções políticas (corporativa, nacional, internacional)? Vários casos do mundo real são apresentados para ilustrar estas questões e possíveis respostas, como alterações climáticas, migração, desigualdade e envelhecimento saudável. Proprietários de casos externos vêm à universidade para discutir com você qual é a experiência deles. Neste bloco você segue também Microeconometria Aplicada (4 ECTS) para aprimorar suas habilidades econométricas.
No segundo e terceiro blocos, você escolhe suas disciplinas (seminário) eletivas (18 ECTS). Você pode escolher entre um conjunto de disciplinas eletivas e compor seu próprio programa. Nestes blocos, você também explora os casos apresentados no primeiro bloco. Em equipa, você investiga a literatura e os responsáveis pelos casos (ministérios e Clingendael) ajudam-no com relatórios relevantes e a encontrar os especialistas certos para entrevistar.
No bloco quatro, é ministrado um seminário intensivo onde as intervenções políticas para o desenvolvimento sustentável são centrais (10 ECTS). A principal tarefa deste seminário é preparar um relatório sobre o caso. Até agora vocês investigaram quais são os problemas do ponto de vista econômico, mas agora estão investigando intensamente as soluções possíveis. A interação entre as equipes garante que você aprenda muito sobre os quatro casos. Os conhecimentos e habilidades que você adquiriu nas disciplinas obrigatórias, nas disciplinas eletivas e no estudo de caso se reúnem na sua tese (16 ECTS). Para orientá-lo em seu processo de tese, você receberá um mentor e um grupo de estudo de colegas que trabalham em um tópico semelhante. Esperamos que isso tenha relação com o caso que você estudou durante o ano, mas a escolha do tema é sua.
Economia da Sustentabilidade
- Mestre de decolagem
- Introdução ao Desenvolvimento Sustentável
- Microeconometrics Aplicada
- Eletivas
- Desigualdades e discriminação nos mercados de trabalho
- Seminário 1 (veja abaixo)
- Seminário Análise dos Desafios do Desenvolvimento Sustentável
- Dissertação de Mestrado Economia da Sustentabilidade
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
Os alunos que concluírem este programa terão adquirido conhecimentos e habilidades para desenvolver, implementar, analisar e avaliar políticas econômicas em relação aos desafios do desenvolvimento sustentável. Essa experiência pode ser usada nas seguintes funções:
- Formulador de políticas para agências governamentais regionais, nacionais ou internacionais
- Gerente de RSE/Sustentabilidade em uma empresa de grande ou médio porte
- Especialista em políticas em uma organização sem fins lucrativos
- Pesquisador em economia, desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade corporativa
- Consultor ou conselheiro para implementação de políticas