Mestrado Europeu em Gestão de Sistema de Energia Sustentável
DURAÇÃO
3 Semesters
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
PROPINAS
EUR 8.000 *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* EUR 8.000 para estudantes com a nacionalidade de um Estado-Membro da UE e EUR 13.000 para estudantes sem nacionalidade da UE
Introdução
O Mestrado Europeu em Gestão de Sistemas de Energia Sustentável é uma iniciativa proposta e desenvolvida pela associação de Centros Europeus de Pesquisa de Energia Renovável ( EUREC ) e um consórcio de Universidades descritas na seção Universidades Parceiras.
O programa começa em setembro de 2015 com uma rede de três universidades europeias. É coordenado pelo EUREC EEIG, um consórcio de centros europeus de pesquisa em energia renovável, com sede em Bruxelas.
EUREC foi fundado em 1991 como Agrupamento Europeu de Interesse Económico (AEIE) com o objetivo de melhorar a qualidade e o âmbito da investigação e desenvolvimento europeus em tecnologias de energias renováveis. O objetivo da associação é promover e apoiar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e recursos humanos para permitir uma transição rápida para um sistema de energia sustentável.
EUREC é a voz da pesquisa em energia renovável na Europa, representando Centros de Pesquisa Europeus ativos em energia renovável.
O órgão de decisão do Mestrado Europeu em Gestão de Sistemas de Energia Sustentável é o Steering Committee. É composto por um membro por Universidade Parceira e é apoiado pelo secretariado EUREC
Admissões
Currículo
Estrutura
O curso está dividido em três secções. No primeiro semestre (setembro/outubro a janeiro), os alunos adquirem uma base sólida na gestão de sistemas. No segundo semestre (fevereiro a junho), especializam-se num tema escolhido numa universidade diferente, e no final do curso os alunos realizam um projeto prático ou de investigação de seis meses. Todo o programa é executado de forma modular com créditos atribuídos para aprovação em cada secção e a conclusão com sucesso do projeto. São necessários 90 créditos ECTS (30 por cada secção do curso) com um nível satisfatório de aproveitamento em todas as secções para a obtenção do grau de Mestre Europeu.
As três secções do curso
O núcleo fornece uma base sólida na gestão de sistemas com aspetos legais, ambientais, económicos, sociais e técnicos. As disciplinas teóricas que também analisam as questões socioeconómicas em torno da implantação destas tecnologias são apoiadas por oficinas laboratoriais. Os estudos para o núcleo serão feitos em inglês.
Os principais provedores são
- Hanze UAS, Países Baixos
- Limerick Institute of Technology, Irlanda
Durante o semestre central, os alunos aprenderão sobre estas matérias:
- Gestão de sistemas com aspetos legais, ambientais, económicos, sociais e técnicos
- Planeamento e integração de sistemas
- Modelação
- Desenvolvimento de cenários
- Tomada de decisão estratégica
- Comunicação
Serão atribuídos 30 Créditos ECTS pela aprovação no semestre principal após resultados de aprendizagem harmonizados.
Especialização focada num tema específico selecionado a partir da gestão da inovação de sistemas ou da gestão sustentável de energia. As especializações são todas lecionadas em inglês.
As universidades participantes estão dispostas a disponibilizar as especializações acima referidas. No entanto, a sua realização efetiva dependerá do número final de alunos que se inscreverem. Normalmente, esta decisão é tomada no final de Julho. Aos alunos cuja especialização seja cancelada será oferecida uma alternativa adequada.
As secções de especialização decorrem entre fevereiro e final de maio ou junho dependendo da especialização. O aluno é especialista em uma das seguintes:
- System Innovation Management — lecionado na Hanze UAS (NL)
- Energia Sustentável e TIC — lecionado em Howest (Bélgica)
- Gestão Sustentável de Energia — lecionado na Universidade de Saragoça (Espanha)
Após a conclusão da especialização, o estudante adquire experiência prática ou de investigação através de um projeto realizado numa indústria, num laboratório de investigação ou na universidade. Uma grande variedade de projetos pode ser proposta e dá flexibilidade ao aluno e ao provedor do projeto para definir o projeto. O aluno é bem-vindo a propor o seu próprio projeto. EURECe os diretores de curso contactam continuamente empresas de energias renováveis ao longo do ano para as incentivar a propor um projeto de estudante. No entanto, os alunos não devem esperar obter uma lista de projetos à sua escolha. Espera-se que os alunos procurem empresas ou centros de investigação que pretendam oferecer-lhes um projeto individualmente. Uma pessoa qualificada da Universidade de Especialização dará aos alunos aconselhamento sobre como proceder na procura do melhor projeto que se adapte às suas qualificações e expectativas.
O aluno pode também discutir diretamente com o Provedor do Projeto para os arranjos práticos (subsídio, alojamento, etc.). Quando um aluno propõe o seu próprio projeto deve ser validado pelo núcleo e pelos prestadores de especialização antes de ser aceite. Os alunos são aconselhados a solicitar ao projeto o anfitrião de forma a procurarem um seguro para os mesmos enquanto trabalham nas instalações da empresa de acolhimento.
Durante o projeto, o progresso do aluno é acompanhado por:
- Um professor do Provedor do Núcleo;
- Um professor do provedor de especialização;
- Um tutor profissional do Provedor do Projeto.
O projeto é apresentado em Bruxelas, sendo o aluno também obrigado a escrever uma tese de mestrado. O projeto é marcado pelo provedor central (a universidade onde o estudante estudou no primeiro semestre
Resultado do programa
O objetivo do Mestrado Europeu em Gestão de Sistemas de Energia Sustentável é fornecer aos estudantes de pós-graduação as competências necessárias para o emprego na indústria de Energia Sustentável. Os alunos serão especializados em análise de casos de negócio, modelação, desenho de projetos e implementação. Como resultado do contacto estrangeiro, o curso exige, os nossos alunos terão o panorama internacional essencial para as necessidades de RH da indústria.
Ao estruturar o curso em três secções, é garantido que os alunos passem tempo em pelo menos dois países diferentes da UE e contactem com um vasto leque de institutos e empresas europeias envolvidas no sector da energia sustentável. As universidades participantes estão todas bem estabelecidas na formação e no setor da educação, além de serem reconhecidas a nível internacional pelo seu trabalho no domínio da gestão sustentável de sistemas energéticos.
Bolsas e Financiamento
Como encontrar um patrocinador?
Cada aluno é responsável por encontrar o seu próprio financiamento para estudar no programa de mestrado SESYM. EURECNão presta ajuda financeira e não pode prever reduções das propinas. Alguns estudantes já se candidataram previamente a bolsas e, sempre que necessário,EUREC estão aptos a apresentar Comprovativo de Aceitação e documentos similares.
Os empréstimos para estudos Erasmus+ foram criados pela Comissão Europeia para facilitar o estudo de um programa de licenciatura completa no estrangeiro. OsEUREC mestrados decorrem em países do programa Erasmus+, podendo, por isso, alguns estudantes candidatar-se a um empréstimo para estudo Erasmus+ garantido pela UE num banco no seu país de origem. Atualmente, o programa Erasmus+ está disponível através de universidades e bancos em Espanha, Itália (Emília Romagna), Croácia, Roménia e Turquia para estudantes de saída destes países que prosseguem estudos pós-graduados no estrangeiro; e a estudantes de outros países do programa que vão para Espanha para um curso de Mestrado. Mais informações sobre empréstimos Erasmus+ estão disponíveis aqui. Nota: o programa de empréstimo para estudos Erasmus+ não é financiado ou organizado peloEUREC.
Estas são algumas bolsas e programas de bolsas que foram obtidos por alunos anteriores do Programa de Mestrado SESYM.
- Global Sustainable Electricity Partnership (anteriormente e8): dá apoio a estudantes destacados que estão a prosseguir estudos avançados em desenvolvimento de energia sustentável. Os candidatos devem ser cidadãos de países com baixos rendimentos. Mais informações podem ser encontradas aqui.
- Fundacion Iberdrola (para estudos em Espanha ou no Reino Unido): href=" https://www.fundacioniberdrola.org/webfund/corporativa/iberdrola?IDPAG=ENFUNAREFEI
- NSERC: Cidadãos canadianos podem ser elegíveis para uma bolsa do Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada. Mais informações podem ser encontradas aqui.
- CBIE: Cidadãos canadianos podem ser elegíveis para bolsas através do Canadian Bureau for International Education. Mais informações podem ser encontradas aqui.
- Ford Foundation Fellowship Program: Os estudantes são elegíveis por serem nacionais residentes ou residentes de países ou territórios do Programa de Bolsas Internacionais; 22 países em todo o mundo, na sua maioria países de baixos rendimentos. Os Bolseiros devem ter a intenção de servir as suas comunidades nas áreas do desenvolvimento. Mais informações podem ser encontradas aqui.
- FONGECIF: As bolsas através do FONGECIF estão disponíveis para cidadãos e residentes em França, e dividem-se em regiões de candidatura: Nord/Pas-de-Calais, Ile-de-France, e Bretagne são alguns exemplos.
Estas ferramentas de pesquisa podem ser úteis se não tiver encontrado o que procura na lista acima:
href=" https://www.studyinholland.nl/scholarships/grantfinder