
Mestrado em Sociologia das Sociedades Contemporâneas (SCS)
Prague, Checa, República
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
30 Apr 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Oct 2025
PROPINAS
EUR 6.000 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* a Faculdade de Ciências Sociais oferece um conjunto de bolsas e reduções de propinas
Introdução
O Programa de Mestrado em Sociologia das Sociedades Contemporâneas é um programa de mestrado em língua inglesa de dois anos projetado para estudantes interessados em adquirir conhecimento aprofundado do estado atual do campo da sociologia e antropologia social, incluindo sua teoria e métodos de pesquisa. Possui um forte núcleo de cursos de sociologia e antropologia social em quatro especializações:
- Sociedade Civil e Política;
- Antropologia do Espaço e da Mobilidade;
- Identidades, Saúde e Corpos;
- Dupla licenciatura em Sociologia das Sociedades Contemporâneas pela Universidade de Florença.
A especialização Sociedade Civil e Política proporciona aos alunos uma compreensão profunda de como funcionam as sociedades complexas contemporâneas. Os alunos adquirem competências teóricas e práticas em sociologia política, antropologia do nacionalismo e setor sem fins lucrativos. Eles aprenderão a analisar sistematicamente vários aspectos da vida pública. A especialização em Antropologia do Espaço e da Mobilidade traz um conhecimento aprofundado do mundo globalizado, das suas dinâmicas, dos movimentos migratórios, da mobilidade social, e permite que estes fenómenos sejam profundamente compreendidos e aplicados no domínio do planeamento urbano, da política migratória e da análise global. desenvolvimentos. A especialização Identidades, Saúde e Corpos desenvolve o conhecimento profundo e as habilidades práticas necessárias para conduzir pesquisas sociológicas e antropológicas sociais no campo da antropologia médica, sociologia da saúde, estudos de estilo de vida, sociologia do esporte e estudos de gênero. Existe ainda a opção da dupla licenciatura em Sociologia das Sociedades Contemporâneas com a Universidade de Florença , que proporciona aos alunos conhecimentos aprofundados de teoria social, antropologia da União Europeia, cidadania global e europeia, análise da vida urbana, sociedade populacional e estudos familiares e questões de emoções e mudança social.
Em todas as especializações, os alunos podem optar por focar na metodologia de pesquisa quantitativa ou qualitativa. Todas as especializações oferecem pré-requisitos para que seus graduados trabalhem no setor educacional, na administração pública e estadual, no setor sem fins lucrativos e em organizações corporativas. Além de preparar para uma implantação extra-acadêmica, este estudo cria as condições prévias para uma carreira acadêmica e estudos de pós-graduação.
Admissões
Galeria
Bolsas e Financiamento
Currículo
Programa de Estudos
O programa de estudos Sociologia em Contexto Europeu destina-se a estudantes checos e internacionais interessados em conhecimento sociológico atual cobrindo teorias e métodos de investigação. O currículo em inglês centra-se nos principais processos sociais que ocorrem nos países europeus contemporâneos e oferece oportunidades para que os estudantes desenvolvam as suas competências de realizar a investigação sociológica e antropológica social desses processos, incluindo a recolha, análise e interpretação de dados.
As aulas teóricas e seminários analisam processos e fenómenos de migração internacional, nacionalismo e desigualdades sociais em termos de integração social e as principais ameaças da construção da sociedade civil. Além disso, os estudantes exploram o papel das elites nas sociedades em transformação social e na construção da sociedade civil. Há palestras e seminários adicionais sobre etnografia e investigação aplicada (eleitoral, marketing, etc.). Também é dada atenção à aprendizagem reflexivo do pensamento sobre a prática científica.
A vantagem do currículo é que proporciona aos estudantes uma combinação útil de conhecimentos teóricos e práticos das sociedades europeias modernas e dos métodos da sua investigação que lhes confere uma excelente base, quer para uma carreira profícua no sector público, organizações sem fins lucrativos, ou empresas privadas, mas também para subsequente estudo doutoral em ciências sociais.
Oportunidades de carreira
Os alunos que se formam no programa terão vantagens acadêmicas, incluindo o conhecimento atual dos principais problemas sociais enfrentados pelas sociedades atuais. Com sua compreensão dos métodos de pesquisa sociológica quantitativa e qualitativa, os graduados podem conduzir com competência pesquisas sociológicas e antropológicas sociais e cooperar efetivamente em tarefas analíticas e de resolução de problemas, permitindo que trabalhem como pesquisadores, especialistas, analistas ou gerentes de projetos nas áreas setor público e organizações sem fins lucrativos, ou em empresas privadas. Nossos graduados estão igualmente preparados para seguir uma carreira acadêmica frutífera e Ph.D. estudos.