
Mestrado em Ciências (MSc) in
Mestrado em Culturas das Artes, Ciência e Tecnologia Maastricht University, Faculty of Arts and Social Sciences

Introdução
As tecnologias estão no centro das sociedades atuais e continuam a moldar nossas vidas. Novas tecnologias como robótica, manipulação genética ou implantes cerebrais estão interrompendo todos os domínios da vida: saúde, indústria, artes, alimentação, arquitetura, política, finanças e mobilidade. Como pensar sobre esses desenvolvimentos? Como julgá-los? O que fazer?
Este programa oferece um treinamento completo de 2 anos para abordar as questões da tecnologia na sociedade. O programa mobiliza teorias, métodos e insights da história, sociologia, filosofia e ciências sociais qualitativas.
Você estudará em Maastricht - a casa de um grupo de pesquisa líder mundial neste campo - e no exterior, em um estágio internacional de pesquisa. Você será um pesquisador original que combina os pontos fortes da filosofia, sociologia, arte e história para levantar novas questões e encontrar respostas relevantes.
O Mestre de Pesquisa foi credenciado pela organização de acreditação holandês-flamengo e recebeu uma pontuação excepcional de 'bom'.
Admissões
Currículo
Por que esse programa?
Tecnologia, ciência e arte fazem parte dos desafios prementes das sociedades de hoje – de como os problemas são definidos e como as soluções são trazidas. Aqui, as artes, a ciência e a tecnologia se misturam e se misturam de maneiras importantes. As artes fornecem aos cientistas e tecnólogos metáforas para visualizar seu trabalho. As ciências são objetos de crítica cultural nas artes. As artes incorporam continuamente novas tecnologias. E todos eles “imaginam” o futuro da nossa cultura.
É por isso que é tão importante estudar como as artes, a ciência e a tecnologia contribuem para as sociedades modernas. Este programa tem raízes no campo internacionalmente conhecido de Estudos de Ciência e Tecnologia (STS) e, ao mesmo tempo, está inserido de forma única na pesquisa cultural empírica.
Preparação perfeita para uma posição de pesquisa
O Mestrado de Pesquisa em Culturas de Artes, Ciência e Tecnologia é um programa intenso e de alta reputação. O programa é projetado para lhe dar a melhor preparação possível para uma posição de pesquisa profissional. Durante o mestrado, você não apenas estudará teorias da história, sociologia, filosofia, artes e ciências sociais qualitativas, mas também seguirá vários cursos que se concentram especificamente em métodos de pesquisa, como entrevista qualitativa, análise conceitual, pesquisa arquivística, observações etnográficas e análise retórica, narrativa e do discurso. Mais importante ainda, você realmente aprenderá a trabalhar com esses métodos escrevendo artigos de revisão, artigos de pesquisa e propostas. Você trabalhará em estreita colaboração com a equipe de pesquisa do corpo docente em seus projetos e obterá uma visão 'nos bastidores' de como a pesquisa acadêmica é realmente feita.
O que você vai aprender?
Neste programa, você irá:
- Praticar a pesquisa interdisciplinar na encruzilhada da ciência, tecnologia e artes;
- Desenvolver habilidades gerais de pesquisa, como definir um tópico de pesquisa, escrever, apresentar e gerenciar um projeto;
- Adquira experiência prática com métodos como entrevista, análise conceitual, pesquisa de arquivo, observação etnográfica e análise retórica, narrativa e de discurso.
Este programa é uma boa opção se você...
- Estão interessados em como as tecnologias mudam a sociedade e trazem novas questões e questões.
- Ter a capacidade de assumir o controle de sua própria aprendizagem.
- Tenha uma mente curiosa, curiosa, criativa, aventureira e aberta.
- Ter altas habilidades acadêmicas e uma paixão pela investigação crítica, debate e escrita.
- Gosta de trabalhar em uma comunidade pequena e unida de estudantes e pesquisadores.
- Gosta de fazer seus estudos em um contexto internacional; tivemos alunos e professores de diferentes países no programa 2018-2019.
Um programa dedicado
Este programa é dedicado a questões urgentes de tecnologia, ciência e artes na sociedade. Ele traz muitas oportunidades para se especializar em um tópico que você considera importante. Com base em uma compreensão geral completa, você pode se concentrar em vários desenvolvimentos em tecnologia, arte e ciência. As tecnologias estudadas podem ser complexas e simples; as práticas da arte são tão diversas quanto as da música, das artes visuais contemporâneas e da literatura; as ciências sobre as quais você pode escrever incluem as ciências naturais, psicologia ou neurociências.
Métodos de ensino
O CAST oferece um currículo orientado para a prática da pesquisa. Ele emprega uma combinação de métodos educacionais no âmbito da Aprendizagem Baseada em Problemas, como grupos tutoriais, palestras, master classes, trabalho de projeto e seminários de pesquisa. O programa conta com o modelo mestre-aprendiz para familiarizá-lo com os métodos mais recentes de pesquisa, e você aprende fazendo. Você também participará dos seminários regulares de pesquisa do corpo docente, dando a você uma visão 'nos bastidores' da prática de um grande instituto de pesquisa.
Com a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), você trabalhará individualmente ou em pequenos grupos tutoriais para buscar soluções para 'problemas' retirados de situações do mundo real. Você também trabalhará em vários projetos de pesquisa, experimentando diferentes habilidades de pesquisa. Os métodos de pesquisa não são ensinados em cursos separados, mas são integrados em projetos de pesquisa reais sobre questões substantivas. Os instrutores atuam como facilitadores, dando ajuda conforme necessário. Isso permite que você construa independência e desenvolva habilidades de resolução de problemas que você precisará em sua carreira em Maastricht e no exterior.
Aprenda com os especialistas
Você assistirá a palestras de especialistas sobre questões metodológicas para apoiar o trabalho que você faz nos grupos tutoriais e workshops. Durante o semestre de sua tese, o diretor do programa conduzirá uma série de seminários e masterclasses nas quais você poderá discutir aspectos gerais de seu trabalho, trocar experiências com seus colegas, apresentar resultados preliminares e se preparar para uma 'vida após o CAST' .
Sala de aula internacional
Desde o primeiro dia do programa, você será desafiado com diferentes pontos de vista e experiências ao interagir com funcionários e alunos de todo o mundo. Seus preconceitos e visão de mundo serão aprimorados por essa interação, aproximando você do objetivo do programa de ensinar aos alunos não apenas fatos e conceitos, mas também acessibilidade e compreensão internacionais. No ano letivo 2019/2020, 60% dos 15 alunos deste programa de mestrado vieram de fora da Holanda. Essa diversidade cria uma atmosfera internacional que é fortalecida pela orientação internacional do programa.
Estágios de pesquisa
Na CAST, consideramos os estágios de pesquisa uma experiência indispensável. Você ganhará experiência prática e profissional, e trabalhar em tarefas em pequenos grupos o ajudará a se tornar rapidamente um pesquisador independente. E os estágios de pesquisa não apenas aprimoram seus estudos, oferecendo experiência prática, mas também fornecem a experiência e as conexões necessárias para encontrar uma posição de pesquisa depois de se formar. No segundo ano, você trabalhará como pesquisador júnior em um instituto de pesquisa ou universidade parceira na Holanda ou no exterior.
Os alunos estagiaram em:
- Universidade de Oxford
- Universidade de Cornell
- Universidade McGill
- Conselho de Saúde da Holanda
- Tate Gallery Londres
- Centro de Solidariedade Mundial na Índia
Tese de mestrado
Você escreverá sua tese de mestrado sobre um tema de sua escolha. Enquanto estiver trabalhando em sua tese, você também participará de seminários mensais para discutir o processo de pesquisa com seus colegas e obter suporte especializado. Nos anos anteriores, os tópicos da tese incluíram:
- O papel das expectativas imaginativas nas expedições da NASA.
- O uso de novas mídias na criação de visitantes de museus engajados.
- A ascensão da perícia em danos auditivos em orquestras de música clássica.
Programa de honras premium
Quer ganhar essa vantagem extra obtendo experiência do mundo real durante seus estudos? O programa de honras Premium ajudará você a ganhar experiência e desenvolver as habilidades que os empregadores estão procurando. Como parte de uma equipe de alunos e sob a orientação de nossa equipe acadêmica, você passará cerca de três meses trabalhando em uma tarefa do mundo real para uma empresa, ONG ou instituição educacional. Você também trabalhará em um plano de desenvolvimento pessoal, receberá treinamento individual intensivo e participará de masterclasses e workshops. Tudo isso levará cerca de 250 horas, mas lhe dará uma vida inteira de benefícios.
Excelentes instrutores
Na CAST, reconhecemos que nossos alunos são talentosos de diferentes maneiras, e nossa equipe de professores trabalhará duro para trazer o melhor de você. Nossa equipe é composta por um grupo cuidadosamente selecionado de pesquisadores altamente qualificados e com histórico internacional. Eles contribuem com seu conhecimento e know-how para o programa como tutores, especialistas, designers de currículo, coordenadores de curso e mentores. Você está curioso sobre a equipe e suas especializações? Você pode ler mais sobre eles clicando em seus perfis abaixo.
- Prof. Dr. K. Bijsterveld
- Prof. Dr.ir. WE Bijker
- Dr. R. de Bont
- Prof. Dr. FM Porteiro
- Dr. RPJ Hendriks
- Prof. Dr. E. Homburg
- Dr. A. Hommels, Diretor do Programa
- Dr. A. Harris
- Dr. F. Huisman
- Dr. soc.wiss. JD Lachmund
- Prof. Dr. ir. H. van Lente
- Prof. Dr. C. Mody
- Dr. B. Pasveer
- Dr. P. Peters
- Dr. G. Somsen
- Prof. Dr. T. Swierstra
- Prof. Dr. R. van de Vall
- Dr. J. Wachelder
- Dr. K. Wenz
- Dr. E. Wesseling
- Prof. Dr. S. Wyatt
Cursos e currículo
Ano 1
No primeiro ano, você estará familiarizado com as teorias mais relevantes. Estes irão ajudá-lo a entender a mudança da posição social das artes, ciências e tecnologia. Você também será treinado na aplicação de métodos relevantes das ciências humanas e sociais. O primeiro ano é concluído com um projeto de pesquisa conjunto no qual você escreve um livro editado, uma edição especial de um periódico ou uma entrada de catálogo on-line com seus colegas.
Ano 2
No segundo ano, você trabalhará primeiro como pesquisador júnior em um instituto de pesquisa ou universidade parceira na Holanda ou no exterior. Você concluirá seu mestrado escrevendo sua tese sobre um tópico de sua escolha.
Mestrado em Pesquisa CAST ano 1
- Entrando no campo. O estado da arte no estudo das culturas das artes, ciência e tecnologia
- Colóquios de pesquisa STS e AMC
- As regras do jogo. Métodos de Pesquisa CAST
- Intervenção na Inovação
- Estágio de Pesquisa Preparatório
- Pesquisando as Culturas das Artes, Ciência e Tecnologia
- Projeto de Pesquisa Conjunta
Mestrado em Pesquisa CAST ano 2
- Tese
- Seminário de tese e colóquios de pesquisa, master classes
- Estágio de Pesquisa
Galeria
Oportunidades de carreira
Seu futuro
Após a formatura, você terá adquirido habilidades excepcionais e poderá contribuir como pesquisador interdisciplinar em uma universidade ou instituto de conhecimento. Por meio de treinamento rigoroso em teoria e metodologia, combinado com foco em tópicos de sua própria escolha, você desenvolve flexibilidade e especialização para abordar as questões urgentes de hoje. Isso permitiu que muitos graduados encontrassem empregos interessantes. Oitenta por cento dos alunos do CAST encontram um emprego dentro de um ano após a formatura, e muitos vão para o doutorado. programas. Outros encontram trabalho com agências governamentais, conselhos consultivos, empresas comerciais e ONGs.
Perspectivas de carreira
Em junho de 2015, a equipe do CAST realizou uma pesquisa entre os egressos do programa. Dos 68 egressos, 66 encontraram emprego remunerado. Quase 70% deles trabalham em cargos de pesquisa em universidades ou institutos de conhecimento. Os demais atuam em conselhos consultivos, empresas que exigem expertise em pesquisa e desenvolvimento e organizações com foco em saúde, educação, mídia, arte e cultura. Dadas as excelentes perspectivas de emprego dos graduados do CAST e a reputação acadêmica do programa, ele oferece uma boa relação custo-benefício, especialmente para estudantes acostumados a altas taxas em seus países de origem.
[email protected]
Como graduado CAST, você pode procurar uma posição em:
- Academia (por exemplo, candidato a doutorado, assistente de pesquisa, assistente científico)
- Educação (por exemplo, professor, conferencista)
- Museus e galerias (por exemplo, curador da coleção, bolsista de pesquisa)
- Negócios (por exemplo, gerente de relações, gerente de programa)
- Política (assessor político)
- Parlamento Europeu (por exemplo, estagiário especialista)
Algumas das empresas e institutos onde os graduados da CAST trabalham:
- Museu Boerhaave
- Universidade de Oxford
- Concha
- Universidade de Maastricht
- Instituto Max Planck
- Parlamento Europeu