
Mestrado em Humanidades (MA) in
Mestrado em Antropologia Visual e Mediática
HMKW

Informação chave
Localização do campus
Berlin, Alemanha
línguas
Inglês
Formato de estudo
Ensino à distância
Duração
4 semestres
Ritmo
Tempo total
Propinas
EUR 4.170 / per semester
Prazo de inscrição
Solicite informações
Data de início mais cedo
Oct 2023
Introdução
O Mestrado em Antropologia Visual e Mediática, inicialmente desenvolvido e oferecido na Freie Universität (FU) Berlin Visual and Media Anthropology, é fornecido em HMKW Berlim desde o semestre de inverno 2019/20.
O mestrado em Antropologia Visual e dos Media ensina aspetos sociais e culturais da digitalização. Isso inclui um conhecimento abrangente da pesquisa sobre digitalização, inteligência artificial e realidade virtual.
Este curso dará aos alunos uma compreensão crítica da complexa relação entre inteligência artificial e antropologia. Irá dotá-los das ferramentas e conhecimentos para analisar o impacto da IA na cultura e sociedade humanas e avaliar as suas implicações éticas e sociais.
Galeria
Alunos ideais
O mestrado avançado MA Antropologia Visual e Mediática destina-se a colaboradores e futuros gestores dos setores relacionados com os meios digitais, inteligência artificial, metaverso, arte e cultura, museus, indústria do entretenimento, ou organizações governamentais e não governamentais, mas também para aqueles interessados em documentário e fotografia.
Este programa é destinado a alunos que possuem graduação (BA) em qualquer disciplina, e também a profissionais que desejam realizar um segundo mestrado.
Admissões
Currículo
O programa capacita os alunos com conhecimentos sobre a correta produção ética de meios audiovisuais clássicos, científicos, imersivos e artísticos para a representação de culturas nacionais e transnacionais, com foco na Ásia, África, Europa, América do Norte e América Latina “ comunidades nativas” ou “indígenas”.
O programa inclui aulas de documentário e fotografia, antropologia digital, aulas de câmera, som e edição, ativismo de mídia social, narrativa imersiva com vídeo em 360 graus, tecnologia e cultura de IA, antropologia do metaverso, uso introdutório e avançado para Meta Quest 2, Ambientes Virtuais e criação em VR e Antropologia Ambiental. Parte do programa de mestrado é a pesquisa de campo etnográfica do próprio aluno, supervisionada em colóquios.
- Primeiro Semestre: Módulos Básicos (30 CP): Antropologia Visual, Antropologia Midiática
- Segundo Semestre: Módulos de Perfil (30 CP): Noções básicas e variedades de produção de filmes etnográficos, comunicação/paisagens midiáticas, antropologia visual e midiática aplicada
- Terceiro Semestre: Módulos de Projeto (30 CP): Estágio, Projeto de Filme ou Mídia
- Quarto Semestre: Cursos de Supervisão (30 CP)
Ensino à distância e workshops presenciais
Todo o conteúdo do curso é ministrado 100% online por uma equipe internacional de professores e palestrantes com mais de uma década de experiência em ensino online. Os alunos podem estudar em horário e local convenientes ao seu estilo de vida. Tudo o que é necessário é uma boa ligação à Internet e um portátil ou smartphone. O ensino à distância é oferecido por meio da melhor plataforma de gerenciamento de aprendizagem do mundo, LMS Canvas, e por meio de transmissões ao vivo de aulas, apresentações on-line e discussões do Zoom. O programa foi um dos vencedores do prêmio Best Practice in Online Teaching do CEDIS Center for Digital Systems Freie Universität Berlin. O programa de pós-graduação avançada é 100% equivalente a outros programas de mestrado e prepara os graduados para o doutorado. estudos.
Encontre seus colegas estudantes para workshops adicionais de câmera e som no campus em Berlim, Alemanha. Oficinas híbridas opcionais de 2 a 5 dias no campus são oferecidas para que os alunos desenvolvam experiência técnica prática. Os estudantes deverão assumir custos adicionais (deslocações, alojamento) decorrentes dos workshops internos (não obrigatórios) e dos períodos de trabalho de campo. Oferecemos aulas híbridas via transmissão ao vivo caso você não possa viajar para Berlim.
Estágio
Nossos alunos realizaram estágios nas seguintes instituições:
- Berlinale Talentcampus, Berlim
- Stiftung der deutschen Kinemathek, Filmmuseum, Berlim
- Estúdio Ben e Júlia
- Gegenlichtfilm+TV Production, Berlim
- Fórum Humboldt, Berlim
- Harrison Atelier One, Oakleyville Fire Island Pines, Nova York
- credo:film Filmproduktion, Berlim
- CCtv China Central Television, Escritório de Berlim
- Museu Mus'Art, Kumbo, Camarões
- AK KRAAK, Filmarchiv e "Tiefsehmagazin"
- O grupo de arteterapia para jovens em Evangelisches Johannestift, Berlim
- INTER ARTE, rede de artistas alemães, Berlim
- Ensemble für Städtebewohner
- Gotanda Film Filmproduktion, Berlim
- Michael Gautsch Filmproduktion, Berlim
- Festival Biografim, Bolonha, Itália
Com os seguintes artistas, nossos alunos trabalharam juntos durante o estágio:
- Mikesch, DOP e cineasta, Berlim
- Björn Melhus, videoartista e cineasta, Berlim
- Johan Grimonpres, "Zap-o-matic"
- Artista de estúdio, cineasta e fotógrafa de Sarah Pucill
- Azubuike Erinugha, cineasta, Nigéria
Resultado do programa
Em um segundo foco do curso relacionado à aplicação, os alunos aprendem como representar culturas em todo o mundo e criar seus ambientes virtuais usando métodos cinematográficos, fotográficos e imersivos (desenvolvimento de filmes e cenários em 360 graus, bem como construção e desenvolvimento em ambientes virtuais ) e com base em seu trabalho de pesquisa qualitativa criam o que é necessário em aplicações de IA e VR. O foco do programa é considerar grupos marginalizados (mulheres, LGBT+, pessoas de cor e países menos desenvolvidos) na mídia digital e em novas aplicações de IA.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
As perspectivas de carreira para os graduados do programa de mestrado em Antropologia Visual e da Mídia estão especialmente no setor de TV, mídia impressa e on-line voltado para as ciências culturais e sociais, como editores em emissoras de TV, produtoras de filmes e plataformas on-line, bem como em posições de liderança ou como curadores em festivais de cinema, em arquivos de filmes, museus e institutos culturais com conceitos de exposição de mídia.
O programa de mestrado em Antropologia Visual e Midiática visa preparar os alunos para cargos posteriores como especialistas em antropologia visual (filme etnográfico, fotografia etnográfica) nas seguintes áreas, entre outras:
- Editor, escritor, diretor de emissoras de TV e produtoras de filmes voltadas para estudos culturais.
- Criação de material fotográfico e vídeo para empresas do setor cultural e ambiental (sites e para mídias e redes sociais)
- Indústria de novas mídias
- Museus e Mercado Internacional de Arte
- Análise sócio-antropológica e desenvolvimento de novas aplicações de mídia social e ambientes de realidade mista
- Análise de Big Data
- Indústrias imersivas ou de realidade virtual
- Desenvolvimento científico digital de plataformas para educação e ensino
- Imprensa e mídia, relações públicas, marketing de mídia social
- Arquivos de filmes e festivais de documentário
- Representação de grupos e organizações indígenas
- Universidades e instituições científicas não universitárias
- Empregos em organizações governamentais e não governamentais no setor de desenvolvimento sustentável em países em desenvolvimento ou emergentes, com foco no uso da mídia e na educação para a mídia