IMT Atlantique é membro do “ Institut Mines-Télécom ” (IMT), o maior grupo de escolas públicas de engenharia e gestão em França (8 escolas, 13400 estudantes, 4600 licenciados por ano). Com uma mentalidade comum e uma visão compartilhada, os membros do IMT se esforçam para desenvolver programas acadêmicos e atividades de pesquisa de acordo com as necessidades das empresas, a fim de contribuir para a inovação e o empreendedorismo.
As missões do IMT Atlantique são baseadas em valores fortes:
- O anexo ao modelo da Escola de Engenharia de Francês Elite.
- Sólidos fundamentos científicos e tecnológicos.
- A importância é dada às ciências sociais e humanas.
- Uma forte rede de parceiros industriais e um senso de empreendedorismo.
- Abertura e fechamento de colaborações com parceiros acadêmicos e de pesquisa.
- O desejo de ser exemplar em termos de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.
IMT Atlantique está entre as dez melhores “ Grandes Ecoles ” da França. Seus programas de engenharia de ponta, graduação e pós-graduação, bem como suas atividades de pesquisa, são reconhecidos nacional e internacionalmente por sua excelência.
Educação
Os programas são adaptados para serem relevantes tanto para as futuras carreiras dos alunos quanto para as necessidades da indústria, na convergência da tecnologia digital, energia e meio ambiente.
Programas: Mestrado em Engenharia, MSc, International MSc, certificados pós Master Professional, Engenharia de Aprendizagem / profissional, PhDs.
Grande ênfase na inovação pedagógica.
Pesquisa
- O potencial de pesquisa coloca o IMT Atlantique entre os 10 melhores da França .
- Tópicos de pesquisa no campo de energia e tecnologia digital:
Física subatômica e química nuclear - Energia e processos ambientais - Robótica e controle automático - Simulação, modelagem, otimização, codificação, decisão - Projeto de funções eletrônicas, microondas e ópticas - Implementação de algoritmos rápidos para funções complexas - Processamento de sinais e imagens, Big Data Processamento - Ciência da Computação, Engenharia de Software, Segurança Cibernética e Inteligência Artificial - Sistemas em Rede (comunicação, energia, resíduos, água, ar) - Humanidades.
- Uma contribuição significativa para o desenvolvimento da pesquisa com 6 unidades mistas de pesquisa (5 CNRS e 1 Inserm).
- Financiamento de 3 projectos do CEI em reconhecimento da qualidade da sua investigação (bolsas do Conselho Europeu de Investigação),
- 2 cadeiras acadêmicas e inúmeros prêmios científicos.