Jagiellonian University
Introdução
Centro Acadêmico através dos séculos
Cracóvia é conhecida como um dos principais centros académicos da Polónia desde o século XIV. Embora exista um grande número de universidades respeitáveis no nosso país, é Cracóvia que evoca imediatamente imagens de camaradagem estudantil e de professores a passear pelas ruas da Cidade Velha. Esta tradição académica secular anda de mãos dadas com uma abordagem moderna à educação e à tecnologia de ponta. Por exemplo, Ruczaj, um dos bairros situados nos arredores de Cracóvia, está a transformar-se rapidamente num próspero centro de atividade estudantil graças ao 3º Campus da Universidade Jaguelónica. O facto de a maior parte das instituições de ensino superior da cidade estarem situadas perto umas das outras permite uma cooperação muito estreita - não só científica, mas também relacionada com a cultura e o lazer.
A Universidade Jaguelónica é a mais antiga instituição de ensino superior da Polónia e uma das mais antigas da Europa. Foi fundada em 12 de maio de 1364 pelo rei polaco Casimiro, o Grande. O ano jubilar de 2014 assinalou o 650.º aniversário deste acontecimento notável. Desde o seu início, a Universidade Jaguelónica tem sido uma instituição internacional. Antigamente, estudavam aqui polacos, rutenos, lituanos, húngaros, alemães, checos, suíços, ingleses, holandeses, franceses, espanhóis, italianos e até tártaros.
Universidade Jaguelónica hoje
Atualmente, a Universidade Jaguelónica é composta por 16 faculdades, onde cerca de 4 mil académicos realizam investigação e dão formação a mais de 40 mil estudantes, no âmbito de mais de 80 áreas de estudo diferentes. Os investigadores eminentes e as infra-estruturas de ponta fazem da JU uma das principais instituições científicas polacas, colaborando com os principais centros académicos de todo o mundo. A Universidade Jaguelónica alberga também cerca de 150 sociedades de estudantes, onde jovens investigadores prosseguem os seus interesses académicos e desenvolvem amizades com pessoas que partilham a sua paixão.
Os projectos de grande escala mais singulares geridos pela Universidade Jaguelónica incluem o Centro Jaguelónico de Terapêutica Experimental, o Centro Małopolska de Biotecnologia, a Biotecnologia Molecular para a Saúde, o OMICRON e o Centro de Radiação Sincrotrónica "Solaris".
Excelência da pesquisa
O prestígio da universidade, tanto na Polónia como no estrangeiro, é ilustrado pelos seus resultados de investigação amplamente reconhecidos. Os cientistas e médicos da Faculdade de Medicina da JU realizam estudos pioneiros, por exemplo, nos domínios da cirurgia cardíaca, da urologia e da neurologia, que conduzem frequentemente ao desenvolvimento de novos métodos de tratamento. As suas descobertas foram publicadas em algumas das mais prestigiadas revistas internacionais, por exemplo, no European Journal of Cardio-Thoracic Medicine, no New England Journal of Medicine e no Lancet. Os arqueólogos da JU exploram os segredos de sítios antigos em várias partes do mundo, incluindo o Egipto, Chipre, a América Central, o Sul da Ásia e Altay. Os astrónomos participam nos projectos internacionais mais importantes da sua área, como o H.E.S.S. e o VIPERS, enquanto os resultados da investigação dos biotecnólogos da JU foram publicados em revistas especializadas de renome, como a Bioorganic and Medicinal Chemistry, a Molecular Ecology Resources ou o European Journal of Human Genetics. Estes são apenas alguns exemplos de êxitos notáveis pelos quais a Universidade Jaguelónica tem sido famosa nos últimos anos. A posição atual da Universidade Jaguelónica reflecte-se também no número crescente de pedidos de patentes e no número crescente de patentes concedidas aos membros do seu pessoal académico - houve 8 pedidos e 2 patentes em 2007 e 60 pedidos e 11 patentes em 2013. Não é de surpreender que o pessoal da Universidade Jaguelónica tenha sido distinguido com uma série de distinções e prémios de prestígio, incluindo os prémios de elite da Fundação para a Ciência Polaca ("Prémios Nobel polacos") atribuídos aos professores da JU: Jan Woleński, Tomasz Guzik e Jan Potempa durante os anos 2010-2013.
Viva e aprenda em Cracóvia
A localização de Cracóvia é única por várias razões. Além de ter todos os benefícios de uma cidade grande, incluindo transporte público muito bem desenvolvido, fácil acesso a albergues e dormitórios estudantis, além de inúmeros shopping centers e restaurantes, Cracóvia também está muito perto das Montanhas Tatra (com muitas estações de esqui e trekking) rotas perto de Zakopane), belos parques nacionais - Pieniny e Ojców, e Dunajec River Gorge, que oferece algumas oportunidades interessantes de rafting. Além disso, Cracóvia não está muito longe de outras capitais europeias, como Praga e Viena, por isso as viagens de fim de semana para os países vizinhos não são um problema para os viajantes mais exigentes. Cracóvia é também um importante centro de transportes, com conexões rápidas e confortáveis de ônibus, trem e avião para outras cidades, tanto na Polônia como no exterior.
Mercado de trabalho vibrante
Como as universidades de Cracóvia formam especialistas altamente qualificados em todos os tipos de áreas, não é de surpreender que as empresas sejam frequentemente instaladas na região. Os investidores internacionais estabelecem filiais de suas corporações na área para garantir o fluxo de especialistas treinados. Isso oferece aos futuros alunos uma infinidade de oportunidades para desenvolver carreiras em suas profissões desejadas.
Cidade dos reis
Cracóvia é a capital histórica da Polônia e, como tal, está profundamente enraizada na tradição e cultura polonesa. Há quase uma sensação tangível da história na atmosfera de Cracóvia, enquanto ao mesmo tempo também é muito viva e repleta de vida. Galerias, museus, teatros, uma filarmônica e uma casa de ópera - todos esses lugares oferecem experiências inesquecíveis aos aficionados da arte. Não admira que a Cracóvia atraia milhares de turistas todos os anos, independentemente da época.
O lugar de reunião
Apesar da sua natureza tradicional, Cracóvia não é apenas história. É, antes de tudo, um caldeirão de diversas culturas, onde pessoas de todo o mundo se encontram para compartilhar seu conhecimento, experiência e amizade. Inúmeros clubes e pubs garantem entretenimento de qualidade em um ambiente acolhedor - seja na área aberta e espaçosa da Market Square, ou misteriosas ruelas estreitas de Kazimierz. Os clubes estão localizados próximos uns dos outros, portanto, foliões endurecidos podem se dedicar a noites inteiras para explorar novos lugares. Festivais culturais, musicais e de cinema, muitos deles organizados por estudantes, também animam a cidade.
Programas
- Mestrado em Biotecnologia Molecular
- Mestrado em Estudos Coreanos
- Mestrado em Estudos Europeus
- Mestrado em Gestão Empresarial e Financeira
- Mestrado em Proteção e Gestão Ambiental
- Mestrado em Relações Internacionais
- Mestrado em Segurança Internacional e Desenvolvimento
- Mestre em Artes em Relações Internacionais e Diplomacia Pública
- Mestre em Propriedade Intelectual e Novas Tecnologias