
Mestrado em Matéria Mole e Materiais
Johannes Gutenberg University Mainz (JGU)

Informação chave
Selecione o local
Localização do campus
Mainz, Alemanha
línguas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
4 semestres
Ritmo
Tempo total
Propinas
EUR 360 / per semester *
Prazo de inscrição
01 Mar 2024
Data de início mais cedo
Apr 2024
* esta taxa organizativa é aplicável a todos os estudantes - os custos cobrem um bilhete para os transportes públicos da região e os serviços estudantis. Se se candidatar com certificados internacionais, ser-lhe-á informado na sua carta de admissão se está
Introdução
O estudo da matéria mole e dos materiais moles requer uma compreensão abrangente da física e química nesta área. O objectivo do programa de Mestrado em Matéria Soft and Materials é fornecer conhecimentos técnicos e competências conceptuais relacionados com a produção de blocos de construção (e.g. polímeros, tectões supramoleculares, colóides) e as relações estrutura-dinâmico-propriedade da matéria mole e dos materiais. Os conceitos funcionais serão aprendidos com base em componentes sintéticos gerais, para além de componentes biologicamente relevantes.
O conhecimento do processamento técnico e da utilização industrial de materiais moles completará a formação.
O Mestrado é um curso cooperativo da Universidade Johannes Gutenberg Mainz com a Universidade Técnica de Darmstadt. Além disso, os cursos serão realizados no Max Planck Institute for Polymer Research Mainz. A candidatura e inscrição são realizadas pela Johannes Gutenberg University Mainz (ver também “Curriculum”).
Por favor, note que as localizações dos módulos são determinadas pelo plano de estudos e não podem ser escolhidas pelos alunos.
Todo o conteúdo de ensino e aprendizagem é em inglês.
Admissões
Currículo
Os dois primeiros semestres do programa estabelecem as bases físicas e químicas e acontecem exclusivamente nos campi de Mainz e Darmstadt, respectivamente. Isto é seguido por conteúdo focado em pesquisa e selecionável de forma flexível. Há um aumento progressivo das componentes práticas em todos os semestres.
Já no segundo semestre (supondo que você comece seus estudos no semestre de inverno), os alunos recebem um módulo no qual podem escolher duas das quatro disciplinas principais, por exemplo, polímeros em interfaces, química sustentável de polímeros e ciência técnica de polímeros. No terceiro semestre, os alunos escolhem dois módulos de pesquisa de uma ampla variedade de cursos oferecidos pelas faculdades de química e física da TU Darmstadt e da Universidade de Mainz (JGU), bem como pelo Instituto Max Planck de Pesquisa de Polímeros de Mainz. Além disso, um módulo flexível está disponível. A cada semestre, os alunos podem escolher entre diversas ofertas atuais.
Estudar no exterior
O programa é um programa de mestrado internacional com o objetivo de atrair estudantes estrangeiros para as Universidades do Reno-Meno de Mainz e Darmstadt. Ao mesmo tempo, existem oportunidades de estudar no estrangeiro na parte posterior da sequência do curso, por exemplo no âmbito de dois estágios de módulos de investigação de 12 créditos cada. Podem ser concluídos no exterior, também como um módulo único de 24 créditos.
Estágios
- Estágio de química macromolecular (180 horas)
- Experimentos físicos e estágio teórico (300 horas)
- Módulo de pesquisa 1 (360 horas)
- Módulo de pesquisa 2 (360 horas)
Oportunidades de carreira
A formação tem partes teóricas (49 créditos) e especificamente práticas (71 créditos), parte de forma individual e parte em pequenos grupos. A primeira metade do programa de estudos ensina conhecimentos especializados, além de habilidades práticas em laboratório, que muitas vezes são desenvolvidas através do trabalho em equipe em pequenos grupos. A segunda metade do programa ensina a aplicação independente dos conhecimentos adquiridos em projetos de investigação, todos concluídos com um artigo científico e uma apresentação. O exame final é uma dissertação de mestrado, na qual o aluno desenvolve e resolve de forma independente uma tarefa de investigação e posteriormente escreve um artigo científico.
O programa qualifica os alunos para o trabalho científico independente, incluindo as competências profissionais e metodológicas necessárias (por exemplo, conhecimentos e competências especializadas, escrita científica, capacidades analíticas, capacidades de apresentação, gestão de informação e conhecimento, competências de transferência), bem como competências pessoais (por exemplo, autogestão , gerenciamento de tempo e capacidade de trabalhar sob pressão). Por ser um programa de graduação internacional que enfatiza o trabalho em equipe e a colaboração, tanto em estágios de laboratório quanto nos blocos maiores de pesquisa da sequência avançada do curso, os alunos também adquirem habilidades interculturais.
Normalmente, o programa de estudos é seguido por um doutorado em áreas afins, que qualifica o aluno para cargos de gestão, por exemplo, na indústria química ou biotecnológica na Alemanha e no exterior.
Os campos profissionais para graduados do programa Soft Matter and Materials são posições de liderança em grandes empresas químicas (biofísicas) nacionais e internacionais. Particularmente os estudantes com uma inclinação mais forte para as ciências físicas têm boas perspectivas para cargos seniores em empresas de TI e bancos. Além disso, os graduados são muito procurados para cargos de gerenciamento de projetos em empresas. As fundações também contratam frequentemente cientistas naturais com formação interdisciplinar, como os graduados deste programa. Para muitos desses cargos, recomenda-se primeiro o doutorado, para depois obter mais responsabilidade nas respectivas empresas. Especialmente para uma carreira acadêmica, o doutorado é obrigatório. Tanto a TU Darmstadt quanto a JGU oferecem muitas oportunidades para estudos de doutorado, tanto na área de matéria mole quanto de materiais moles, e estruturalmente em diversas associações de pesquisa.